Rio Pardo de Minas está há 5 dias sem água

Caminhão pipa leva água até a captação da Copasa
Nesta terça (10/10) completou 5 dias que vários bairros da cidade de Rio Pardo de Minas não recebe água pelo sistema de abastecimento da Copasa. Resultado: a população está revoltada com a empresa e com os políticos locais. "Diante do descaso com a população rio-pardense e mediante o fato de todos estarem sendo lesados, fiz uma denúncia no Ministério Público solicitando providências", disse Maik Gregório de Faria.

A revolta dos rio-pardenses não é apenas com a falta de água, mas também com a falta de investimentos da Copasa em reservatórios e na conservação dos mananciais. "A Copasa é isenta de suas contribuições fiscais em Rio Pardo de Minas, pois a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei. Mesmo assim, não foi feito nenhum investimento para evitar a falta de água na cidade", reclama Maik.

Pizzaria fecha as portas por falta de água
A maioria dos bairros está sem água há 5 dias, mas existem residências que estão há 8 dias sem abastecimento. "Na Rua Arlindo Dias Silveira desde quinta-feira não tem uma gota de água", disse o morador Márcio Morais.

A população também reclama da falta de comunicação por parte da Copasa e dos representantes locais. Até então nenhum comunicado ou explicação chegaram aos moradores.

A situação é tão grave na cidade que uma pizzaria da cidade fechou as portas por falta de água. "Acabou a minha reserva de água e fui obrigado a fechar as portas. Nunca imaginei fechar o meu estabelecimento por falta de água", lamenta o empresário Geobertino Ferreira.

Como providência, até então, a Copasa vem usando caminhão pipa para captar água na parte alta do rio e despejar na captação da empresa no próprio rio. Conforme os diretores da empresa, as águas não estão chegando à captação devido a exploração dos irrigantes.

Local da captação da Copasa
Segundo o gerente do Distrito da Copasa em Salinas, Robson Campos, há cerca de 10 quilômetros acima da captação, a vazão do rio São Gonçalo é 10 vezes maior do que a Copasa precisa para abastecer a cidade, mas os sistemas de irrigação existentes sugam toda a água neste período de seca, fato que já foi denunciado aos órgãos ambientais.

O consumo da população rio-pardense é de apenas 23 litros por segundo, quantidade que poderia ser reservada numa simples barragem, no entanto, a única soleira de nível existente na cidade foi rompida nas chuvas de 2012. Depois de 5 anos, a soleira continua do mesmo jeito, numa demonstração clara da incompetência absurda da Copasa. A soleira quebrada também reflete a falta de força política local.

Questionado sobre a soleira, o gerente Robson garantiu que neste mês de outubro acontecerá a licitação para a recuperação da obra.

Comentários

  1. Vamos por os pingos nos "is", a copasa é culpada pela situação? Não. Ela tem sua parcela de culpa.A verdade é que tratamos a água como se fosse lixo, enquanto não cuidarmos e preservarmos o meio ambiente, as nascentes, e deixar de sermos gananciosos retirando uma quantidade de água que sequer o rio suporta para jogar em uma terra seca ,voltaremos a rever está mesma cena.Meu sonho é ver um povo consciente e que cobre seus direitos após rever seus conceitos e defeitos que no que se refere ao tratamento desse bem tão precioso,precisa melhorar e muito.Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Meus irmãos riopardenses sabeom se que a vários anos já temos esse sinal de de alerta para a fam lta d'água aqui em Rio pardo.
    Até passaram vários prefeitos incompetente e nada fez vários vereadores q não tem nem o quinto ano.
    Estamos vendo tudo de Ruim acontecer.
    Claro a Copasa também tem sua contribuição para esses nossos problemas mais a contribuição maior são dos políticos.
    Para piorar a situação acreditamos em um cara de Brasília que colocou uma equipe que faz até vergonha a na sua gestão.
    Espero que estou errado pois quero o melhor p Rio pardo mais tá difícil c essa turma aqui.
    Se bem que se o cara fosse bom estaria defendendo os bandidos em Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Cara a culpa pela falta de água,e de ninguém menos que o próprio homem(os "empreendedores da monocultura do eucalipto"),que desmataram a floresta nativa para plantar o famigerado eucalipto,especie nativa de florestas úmidas da Austrália,uma especie que suga muita água e empobrece o solo e dizima a fauna do cerrado.Isso começou com a vinda da Embaúba,para Rio Pardo na década de 80.E um caminho sem volta,ou refloresta-se a região com arvores tipicas da região e proíba a plantação de eucalipto ou então sera questão de tempo para o rio preto secar e ai não terão mais água para nada.Se não pararem de plantar eucalipto daqui a 20 anos,o norte de minas se tornará um deserto,isso não é brincadeira,pois um estudo já apontou que isso acontecerá se não fazermos nada.

    ResponderExcluir
  4. Sem comentários esses prefeito ke passo por Rio pardo São todos corruptos nunca vai mudar isso

    ResponderExcluir
  5. Esquenta nao rio pardo vocês vao acostumar nos aqui de taio ja acostumamos com a falta de agua . Ísso ai e so o começo logo logo chove ai todos nos esquecemos mas o ano que vem tem mais

    ResponderExcluir

Postar um comentário