SAMU capacitará profissionais de Salinas e Taiobeiras para prevenção de AVC

Expectativa é de que 5 mil profissionais do Norte de Minas sejam capacitados
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em parceria com o Rotary Internacional, está implantando a Rede de AVC no Norte de Minas através do Projeto “Santa Tereza de Calcutá”. As capacitações estão sendo realizadas em todos os municípios cadastrados pelo NEP - Núcleo de Educação Permanente. A capacitação é direcionada aos profissionais da Rede Hospitalar, Rede de Urgência do Norte de Minas e Atenção Primária.

Em Salinas, a capacitação será no próximo dia 04 de março, já em Taiobeiras será no dia 05 de março. O profissional do setor de saúde que tiver interesse em fazer a inscrição deve acessar o site www.cisrun.saude.mg.gov.br/ead/. As vagas são limitadas. As apostilas para as capacitações são cedidas pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de um projeto pioneiro. Sabemos que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos e o tempo “agulha” é mais ou menos 4h e meia após o diagnóstico. Saber administrar um medicamento como o trombolítico, que vai dar sobrevida ao paciente e que ajuda a dissolver o trombo para que o sangue volte a fluir, é de fundamental importância para que o paciente não perca suas funções vitais e/ou fique sequelado”, destaca o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes Correa, lembrando que serão treinados aproximadamente 5 mil profissionais em todo o Norte de Minas.


Comentários