Governo reconhece Folias de Reis como Patrimônio Imaterial de Minas

Integrantes de diversos grupos foram recebidos pelo governador Fernando Pimentel durante anúncio do reconhecimento
No dia que marca a comemoração do Dia de Reis, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais (Conep) reconheceu as Folias de Minas como Patrimônio Imaterial do Estado. O “Dia de Reis” é comemorado hoje, 06 de janeiro. É um dos ativos culturais mais importantes de Minas Gerais.

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) apresentou o resultado de uma extensa pesquisa que revelou mais de 50 tipos de devoção e uma grande diversidade de folias no estado.

Desde o início da colonização mineira, do ciclo do ouro, surgiram as manifestações ligadas aos Reis Magos. O reconhecimento é uma chancela, uma espécie de selo de qualidade que se dá a um bem cultural.

O procedimento de tornar a Folia de Reis “patrimônio imaterial de Minas Gerais” propiciar maior visibilidade às manifestações da cultura popular e fará com que o poder público se torne responsável pelo estabelecimento de medidas para incentivar e garantir sua perpetuação.


Comentários

  1. BOM DIA, ALEX... A POUCOS DIAS FALECEU UMA SENHORA NA BAHIA, NASCIDA AQUI EM SALINAS/MG. ESTA SENHORA PELO QUE CONSTAM OS REGISTROS É A MULHER QUE MAIS VIVEU QUE SE TEM REGISTRO NO MUNDO. QUEREMOS VER SALINAS NO GUINNESS BOOK. SEGUE O LINK: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/12/morre-idosa-de-126-anos-que-pode-ser-mulher-que-mais-viveu-no-mundo.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário