Facebook

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Projeto pela simplificação da legislação tributária mobiliza a sociedade mineira.

Intenção da Federaminas é colher 1,5 milhão de assinaturas
Com o objetivo de angariar o apoio dos empresários e demais segmentos da sociedade mineira ao seu projeto pela simplificação da legislação tributária brasileira, a ser encaminhado ao Congresso Nacional, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) realiza desde o dia 15 de setembro o “Dia Sim – Dá pra Simplificar”, destinado a colher em toda Minas Gerais 1,5 milhão de assinaturas através de abaixo-assinados a serem também levados ao Legislativo como sustentação a sua proposta.

O “Dia Sim – Dá pra Simplificar”, que será promovido nos municípios mineiros pelas associações comerciais que integram o Sistema Federaminas, é um dos desdobramentos do movimento que a entidade estadual desenvolve desde o ano passado visando à instituição no País de uma estrutura tributária justa, simples e racional, com tributos de qualidade, de forma progressiva, estimuladora da produção e do emprego, como assinala o seu presidente Emílio Parolini.

“Buscamos transformar o empresariado e demais segmentos da sociedade em instrumentos ativos de pressão junto ao Poder Legislativo com o objetivo de conseguir a simplificação tributária e, assim, reduzir o custo da burocracia e o risco de autuações”, acrescenta o líder classista, para alertar que a complexidade do sistema tributário brasileiro é um gargalo para o desenvolvimento das empresas e uma aberração, “pois parece que as leis são feitas para não serem entendidas e, por consequência, não serem aplicadas de modo correto”.


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Deputado e prefeito de Santa Cruz levam reivindicações à Copasa

Diretor da Copasa recebe deputado Arlen, prefeito e vereadores de Santa Cruz de Salinas

O deputado estadual Arlen Santiago acompanhou o prefeito de Santa Cruz de Salinas, Wilton dos Santos, durante audiência na Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. O secretário municipal de saúde, Manoel Fagundes e os vereadores Aldeir Martins e Normande Ferreira também estavam presentes.

Durante a audiência com os diretores da Copasa, o prefeito Wilton apresentou a situação do distrito de Água Boa, onde foram perfurados dois poços artesianos, mas a comunidade está sem o devido abastecimento. “Atualmente, um poço está equipado, e o outro falta energizar e equipar. Inclusive, já existe adutora”, comentou o Arlen Santiago.

Já o vereador Normande informou que 80% da obra está pronta, porém, está faltando mais uma bomba para levar água para o Distrito e, por isso, cobrou uma solução para a conclusão dos trabalhos, pois os moradores estão precisando de água.

Segundo Arlen, dentro do Programa Água para Todos, foram perfurados cinco poços no município, porém, três deles, localizados em Carretão, Córrego do Meio e Pindaíba, não deram água. Já em Traçadal e Brasamundo deram água e as obras para equipá-los já se iniciaram.

Prefeito de Rio Pardo inaugura asfalto em Serra Nova e quadra em Boa Vista

Prefeito Jovelino durante inauguração em Serra Nova

O Prefeito Jovelino Pinheiro Costa entregou o tão esperado asfalto das ruas do Distrito de Serra Nova. Acompanhado de vereadores, secretários municipais, autoridades civis e religiosas e centenas de munícipes, Jovelino destacou o trabalho que a Administração vem realizando nos últimos anos em prol de Serra Nova.

A solenidade contou também com a presença do deputado federal Rodrigo de Castro, responsável pela emenda parlamentar que possibilitou a realização dessa importante obra. Na ocasião, o deputado ressaltou “que uma das tarefas que mais o estimula na atividade política é contribuir para mudar a realidade das pessoas para que elas tenham uma vida com mais dignidade e conforto”. “Para fazer isso é preciso boa vontade, trabalho duro e bons parceiros”, disse Rodrigo de Castro.

Continuando com as inaugurações, no ultimo sábado, dia 19 de setembro, o prefeito Jovelino esteve na comunidade Boa Vista II para inaugurar a Quadra Poliesportiva construída na localidade, que leva o nome de “Francisco Pereira dos Santos”. “Essa quadra é o cumprimento de mais um compromisso que assumir na campanha”, disse o prefeito após o descerramento da placa.
Quadra inaugurada em Boa Vista era um compromisso de campanha do prefeito Jovelino junto à comunidade

PS: Na última edição impressa da Folha Regional, a manchete da página nº 9 informou que a quadra seria em Serra Nova, mas foi um equívoco, na verdade a quadra foi inaugurada na comunidade de Boa Vista.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Prefeitura de Salinas ignora a Justiça e volta a cometer crime ambiental

Local onde as máquinas da Prefeitura de Salinas estavam extraindo areia sem licença

Os vereadores Douglas Gomes (PV) e Eilton Santiago (PTB) encaminharam mais uma denúncia contra o prefeito de Salinas, Kinca Dias (PT), ao Ministério Público. A denúncia aponta, através de ocorrência policial, que a Prefeitura de Salinas, mais uma vez, fez extração ilegal de areia, dessa vez na Fazenda Pajeú, zona rural do município.

Conforme a ocorrência lavrada pelo Sargento Jair Vieira, as máquinas da Prefeitura de Salinas realizou extração de areia no leito do “Rio Seco”, sem autorização ambiental de funcionamento, algo quase que irracional em pleno século 21.

Ainda conforme a ocorrência, o crime ambiental infringiu o Artigo 55 da Lei Federal 9.605/98, além de normas do Decreto Estadual 44.844/08. Por isso, o Município foi autuado administrativamente com multa R$ 3.757,85. “Esse é mais um exemplo da irresponsabilidade dessa Administração. Espero que a Justiça tome as medidas necessárias e que este tipo de crime não volte a acontecer”, disse o vereador Douglas Gomes.

A outra multa – Em março de 2014, a Polícia Militar de Meio Ambiente, também atendendo denúncia, multou a Prefeitura de Salinas por exploração ilegal de areia, dessa vez na fazenda Barra do Rio Seco, zona rural do município, ocasião em que a Patrulha Ambiental constatou os estragos gerados pela extração, feita com máquina retroescavadeira da própria prefeitura.

Na época, a multa foi no valor de R$ 10 mil, pois a extração estava sendo feita sem a devida documentação ambiental. Além da extração, na época os moradores denunciaram também que a areia extraída estava sendo levada para um depósito particular, no entanto, a denúncia caiu no esquecimento.
Conforme vereadores, areia extraída irregularmente estaria sendo armazenada neste depósito

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Polícia Rodoviária alerta para o perigo de animais na pista


Armas são apreendidas em Rubelita

Armas apreendidas com homem que ameaçava a esposa

Na tarde do dia 21 de setembro, a Polícia Militar de Rubelita compareceu à Fazenda Piteira, zona rural do município para lavrar uma ocorrência de ameaça. Os relatos dão conta de que o autor, 50 anos, estava ameaçando a esposa de 51 anos.

Conforme os militares, o autor, que estava embriagado, possuía várias armas. Ele tentou reagir à prisão e ainda ameaçou efetuar disparos nos policiais, além de desacatá-los.

Foram apreendidas uma espingarda cartucheira calibre 32 e quatro espingardas tipo polveira; além de munições e espoletas.

Edição nº 247


segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nesta terça, Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados fará audiência pública sobre a Barragem de Berizal

Requerimento para audiência pública foi apresentado pelo deputado Zé Silva
Na tarde dessa terça-feira (22), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizará, a pedido do deputado Zé Silva (SD), uma audiência pública  para debater  a paralisação das obras da Barragem de Berizal,  que está embargada há 18 anos. O projeto visa perenizar o rio Pardo e abastecer  seis municípios, além de capacidade para irrigar cerca de 10 mil hectares e criar mais de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Zé Silva, justificativa que a paralisação da obra da barragem, está causando um prejuízo financeiro incalculável, pois está ocorrendo a deterioração das obras já executadas, além de causar prejuízo: econômico, social  e político ao Vale do Alto Rio Pardo e a toda  região.

Ao defender a retomada da construção da barragem, o deputado Zé Silva afirma que a obra é uma questão de sobrevivência para os moradores da região, que sofrem com os efeitos da seca. “Enquanto eu tiver voz no Congresso Nacional, lutarei por essa nobre causa, a falta de entendimento entre as autoridades, está cerceando o direito das pessoas desfrutarem de um bem comum entre os cidadãos brasileiros”, explica Zé Silva, autor do requerimento para a realização do debate.

Iniciada em 1997, a construção da barragem está embargada desde 2002 pelo Conselho de Política Ambiental (Copam), a pedido da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), devido a uma série de problemas, entre eles a falta de licenciamento ambiental.

A audiência pública acontecerá no plenário 6 da Comissão de Agricultura, às 14 horas dessa terça-feira. Quem tiver interesse pode acompanhar ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados: http://www2.camara.leg.br

domingo, 20 de setembro de 2015

Idoso de Vargem Grande está desaparecido

Idoso tem 78 anos e desapareceu na noite do dia 17 de setembro
Desde a noite de quinta-feira, dia 17 de setembro, que o idoso Joaquim Sales de Oliveira, o popular Joaquim de Nerinta, de 78 anos, está desaparecido. A última vez que ele foi visto estava na saída de Vargem Grande para Montezuma, por volta das 20 horas.

Conforme Esmeralda de Oliveira, filha de Joaquim, na noite de quinta ele havia consumido bebida alcoólica e estava meio embriagado. A filha conta que Joaquim jantou em sua casa e depois saiu para ir embora, desde então ninguém tem informação do paradeiro do idoso. “O único problema que ele tem é de pressão alta”, informa Esmeralda.

Os familiares registraram Boletim de Ocorrência e, com a ajuda dos amigos, procuraram por todas as imediações de Vargem Grande, mas não conseguiram nenhuma pista.

Quem tiver qualquer informação sobre Joaquim pode ligar para 190 ou 181.

sábado, 19 de setembro de 2015

Semana Nacional do Trânsito incentiva conscientização da responsabilidade do motorista

Desafio das autoridades é estimular a direção defensiva, pois motoristas imprudentes fazem vítimas

Um motorista consciente de sua responsabilidade no trânsito. Essa é a ideia da Semana Nacional de Trânsito, que este ano traz a campanha “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

Entre os dias 17 a 22 de setembro uma série de atividades está sendo feita para incentivar comportamentos mais responsáveis entre motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, para cada morte, há 16 feridos e destes 6 têm sequelas irreversíveis.

Segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,1% de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Minas Gerais, comparado com o mesmo período do ano passado. O número total de acidentes de trânsito caiu 6,7% no primeiro semestre de 2015.

O resultado dos acidentes no trânsito apresenta uma conta alta para a sociedade, com os gastos públicos na recuperação dos acidentados,  além de prejuízos emocionais para as famílias atingidas.

Segundo o Data SUS, anualmente são gastos cerca de R$ 28 bilhões em internação, tratamento e seguro de cobertura de acidentados no trânsito em todo Brasil.
Evitar alguns descuidos pode salvar vidas. Confira as dicas da Polícia Rodoviária na arte abaixo:

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Deputados entregam sementes em Taiobeiras e São João

Sementes são entregues aos agricultores através da Emater

Nesta sexta-feira (18), os deputados Zé Silva (federal) e Arlen Santiago (estadual) estarão no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras para entregar um caminhão de sementes aos pequenos agricultores familiares do município. Já no sábado (19) a distribuição gratuita será em São João do Paraíso.

As toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo serão distribuídas através da Emater, por meio de Emenda Parlamentar do deputado Zé Silva, que visa fortalecer as atividades da agricultura familiar. “Fortalecer o apoio e o fomento à agricultura familiar é promover o desenvolvimento municipal, e abrir oportunidades de trabalho e geração de renda no campo”, afirma Zé Silva.

Os deputados argumentam que as sementes são de alta qualidade e, com a assistência técnica da Emater-MG, fica a expectativa de boa colheita.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Emater está instalando radares meteorológicos para auxiliar produção no campo

Estações serão instaladas em todas as regiões

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Emater-MG e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), estão previstas a instalação de 151 estações de monitoramento agrometeorológico até o fim do ano em várias regiões de Minas Gerais. 39 estações já foram instaladas.

O objetivo é usar os dados para programar o melhor período do ano para plantio e calcular a quantidade de irrigação necessária em função de quanto choveu. Na prática, isso significa um planejamento melhor da produção e colheita mais eficiente.

Segundo o coordenador técnico da Emater-MG em Montes Claros, Sérgio Oliveira, a primeira etapa do acordo foi concluída com as instalações de 39 estações meteorológicas automáticas. “Elas são recarregadas por meio de energia solar e enviam os dados automaticamente ao Cemaden, mediante sinal de telefonia celular. A Emater-MG receberá e analisará os dados coletados para envio ao produtor”, explica.

As estações medem pluviosidade, umidade do ar e do solo, velocidade do vento, dentre outros. O investimento no programa é de R$ 2,2 milhões.

‘Leite pela Vida’ é prorrogado até dezembro de 2016

Programa garante distribuição de leite para famílias em situação de vulnerabilidade social
Atualmente são distribuídos 100 mil litros de leite por dia na região

É com a ajuda do programa Leite pela Vida que milhares de famílias carentes do Norte de Minas garantem uma infância saudável para suas crianças. Devido a importância do programa, o Governo de Minas, em parceria com o Governo Federal, está assegurando a sua prorrogação até dezembro de 2016, conforme publicação no Diário Oficial da União.

O programa Leite pela Vida tem como principal objetivo contribuir para o combate à fome e à desnutrição de cidadãos que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional – por meio da distribuição gratuita de leite. Além disso, visa fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares a preços mais justos.

Atualmente, o Programa entrega quase 100 mil litros de leite, todos os dias, a famílias que vivem na área de abrangência do Sistema Sedinor/Idene.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Gangue ataca vigia do Motoclube de Taiobeiras

Na madrugada de hoje, 10 de setembro, uma gangue de seis pessoas atacaram o vigia do Motoclube de Taiobeiras. Conforme a Polícia Militar, os seis indivíduos agrediram o vigilante de 34 anos com socos e pontapés, exigindo que ele informasse onde estaria guardado o dinheiro do clube.

Conforme o vigia, dois meliantes estavam armados com revólveres de cano curto. Ele contou para os policiais que foi amarrado e ainda teve sua cabeça coberta com uma touca ninja, logo após foi trancado no banheiro.

Após render o vigia, os bandidos passaram a arrombar o escritório e o bar do clube. Eles roubaram uma televisão, um monitor, um cartão bancário, R$ 317,00 em dinheiro e vários cheques.

Uma Guarnição da Polícia Militar realizou rastreamento, mas ninguém foi preso. Qualquer informação é só ligar para 190 ou 181.

Em Taiobeiras, casal é assaltado ao retornar do trabalho

Na noite do dia 09, um casal que reside na Rua Olimpio Santana, bairro Nossa Senhora de Fátima, em Taiobeiras, foi atacado por dois meliantes armados, ambos aparentando ser menores.

Conforme a ocorrência da Polícia Militar, o homem de 55 anos e sua esposa de 44 anos, retornavam do trabalho e quando iam abrir o portão de residência foram abordados pelos assaltantes, que estavam com os rostos cobertos com tocas.

Ainda conforme a vítima, o assalto foi anunciado pelo meliante que estava de arma em punho. Eles levaram a quantia de R$ 1.400,00 em dinheiro e um aparelho celular. Logo em seguida, os autores evadiram por um lote vago.

A Guarnição da Polícia Militar realizou rastreamento, contudo sem êxito na localização dos autores. Quem tiver qualquer informação pode ligar para 190 ou 181.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Polícia continua procurando bandidos que assaltaram mercearia em Mirandópolis

Desde o dia 03 de setembro que os policiais de Taiobeiras estão a procura de informações sobre os bandidos que assaltaram uma mercearia na Fazenda Caititu, próximo ao povoado de Mirandópolis, zona rural de Taiobeiras.

Conforme a ocorrência, o proprietário da mercearia, um homem de 45 anos, foi rendido por três indivíduos encapuzados e armados com revólveres. No momento do assalto haviam três clientes no comércio e todos foram obrigados a deixar no chão mediante agressões.

Os assaltantes levaram uma motocicleta Honda Titan, cor azul e uma Honda NXR Bros, cor vermelha, além, de R$1.600,00 em dinheiro e um cheque no valor de R$ 800,00.

Segundo as vítimas, dois dos autores eram de estatura mediana e fortes, o terceiro era mais alto e magro. Eles evadiram nas motocicletas das vítimas tomando rumo ignorado. Na fuga, um deles deixou cair uma garrucha tipo polveira de fabricação artesanal.

A guarnição da Polícia Militar realizou rastreamento, contudo sem êxito. Quem tiver qualquer informação é só ligar para 190 ou 181.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

PM de Salinas prende homem suspeito de assaltar farmácia e posto de combustíveis

Wilson é suspeito de ter cometido pelo menos 5 assaltos na cidade
EXCLUSIVO 

            Ao anoitecer dessa sexta (04), a Polícia Militar de Salinas, através de uma operação comandada pelo Sargento Silva, conseguiu prender um homem suspeito de cometer assaltos na cidade, identificado por Wilson Roberto da Silva, de 28 anos, natural da cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará.

No momento do bote, o suspeito estava no restaurante Sabor de Minas.

Conforme os militares, ele vinha sendo monitorado através de informações de populares e o “Serviço de Inteligência da PM” passou a acompanhar a movimentação de Wilson, que tinha montado um barzinho na Rua Araçuaí, próximo à farmácia que foi alvo de assalto.

Conforme o Sargento Araújo, um dos policiais que participou da operação, populares já reconheceram o autor, que também teria confessado os assaltos no Posto Jenipapo e na Farmácia.

A ocorrência ainda está em andamento.

Mais seis mortes na BR-251

Corolla bate em carreta no trevo de Riacho dos Machados
Veículo Corolla ficou totalmente destruído

Na manhã dessa sexta (04), por volta das 6h30, aconteceu uma fatal batida entre um carro modelo Corolla e uma carreta “cegonheira”, deixando seis mortos. O acidente foi na BR-251, no município de Grão Mogol, próximo ao trevo de acesso à cidade de Riacho dos Machados.

Conforme uma testemunha, o motorista da carreta teria feito ultrapassagem indevida. As seis pessoas que morreram estavam no Corolla e são da mesma família, dentre elas duas crianças, com idades de quatro e dois anos. Os outros ocupantes era um homem de 38 anos, uma mulher de 35 e duas adolescentes de 14 e 16.

Conforme os primeiros relatos do Corpo de Bombeiros, a criança de dois anos viajava na cadeirinha e a de quatro anos estava no colo na mãe. Todos ficaram presos às ferragens.

Ainda segundo os bombeiros, uma testemunha disse que o motorista do caminhão, placa de Betim/MG, durante a ultrapassagem bateu de frente no Corolla, que é de Montes Claros.

O caminhoneiro não foi encontrado no local do acidente, pois tentou evadir, mas foi localizado e conduzido para a delegacia de Grão Mogol. O trânsito ficou parcialmente interrompido.
Pista ficou parcialmente interrompida

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PM de Salinas acaba de prender foragido de São Paulo

Gilson teria cometido crimes em Indaiatuba

Neste quinta (03), a Polícia Militar de Salinas, comandada por Tenente Fernando, conseguiu prender um homem foragido da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo. Ele estava escondido no povoado de Ferreirópolis, zona rural de Salinas.

Conforme a PM, o foragido é Gilson Jader Pereira da Silva, de 28 anos, que é considerado de alta periculosidade, pois tem diversas passagens por assalto, porte ilegal de armas, receptação e ainda responde por homicídio a um guarda civil na cidade de Indaiatuba.

Antes de chegar ao foragido, a Polícia Militar recebeu denúncias anônimas e, depois de apurar os fatos, conseguiu um Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo juiz da Comarca de Salinas, Dr. Daniel Teodoro Mattos.

Com a operação montada, os militares deram o bote na residência do foragido, localizada na Rua Salvador Novais, em Ferreirópolis. Lá, os policiais encontraram ainda 14 pedras de crack.

Ao consultar o sistema, os policiais descobriram que existia um Mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, expedido pela Justiça de São Paulo.

Gilson foi levado para a Cadeia Pública de Salinas, onde deverá aguardar a possível transferência para o estado de São Paulo.
Droga e celular apreendido com o foragido

Leitor de Rio Pardo de Minas reclama perda de recursos para Assistência Social

Conforme documento, município teria direito a R$ 81 mil, mas nada foi repassado no trimestre

Um leitor acionou a nossa redação para reclamar que a Secretaria de Assistência Social dessa cidade teria ficado sem receber os recursos do "Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos" entre os meses de outubro de 2012 a maio de 2014 simplesmente por que não informou a presença dos alunos do ProJovem no sistema.

Ainda conforme o leitor, que é profissional da área, a falta de registro no sistema fez com que a Prefeitura de Rio Pardo de Minas ficasse sem receber os repasses trimestrais do programa. “Foi uma falha lamentável, pois nosso município é muito carente e jamais poderia abrir mão dos recursos, enquanto que atualmente o que se ver são demissões de funcionários justamente por falta de recursos”, disse.

Conforme apurado junto ao site do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), em janeiro de 2014 o município teria direito a R$ 81 mil, mas nada foi repassado. No mês de maio do mesmo ano teria direito a mais R$ 81 mil e novamente ficou sem receber. Ainda conforme o MDS, a situação foi regularizada no mês de junho, quando o repasse à prefeitura foi de R$ 65.318,00.

A reportagem fez contato com a Assistente Social, Janaina Versiani, que, através de nota, alegou que a denúncia não procede. “Até por que registramos todos os nomes no sistema SISC e recebemos toda confirmação de que o programa foi alimentado com sucesso”, disse Janaina.
 
Em maio, o município de Rio Pardo também teria direito a R$ 81 mil e, novamente, nada foi repassado

Vereador denuncia repasse de dinheiro público para Rádio Comunitária

Segundo vereador Charles Arruda, Câmara e Prefeitura de Taiobeiras repassou R$ 12.600,00 para a Rádio Belém FM
TAIOBEIRAS – O vereador Charles Arruda, dessa cidade, procurou o Jornal Folha Regional para denunciar que a Associação dos Aposentados, mantenedora da Rádio Comunitária Belém FM, foi beneficiada com repasses financeiros da Câmara Municipal e da Prefeitura de Taiobeiras, fato que, segundo o vereador, é proibido pela Legislação, já que as rádios comunitárias não possuem fins lucrativos e não podem contratar com órgãos públicos, pois a emissora não é tributada.

Ainda segundo o vereador, os repasses foram feitos pelo ex-presidente da Câmara, João Inácio de Sena, sem nenhum tipo de contrato com o Poder Legislativo. “Os pagamentos eram feitos através de cheques, que eram entregues para Maria de Fátima de Jesus Alecrim, presidente da Associação dos Aposentados, entidade que mantém a rádio Belém FM, disse Charles Arruda.

Maria de Fátima é irmã do vereador Wilson Belém (PR), que é diretor e empresta o nome para a rádio. Belém também já foi presidente da Associação.

Conforme apurado pelo vereador Charles Arruda, no ano de 2013, o então presidente da Câmara de Taiobeiras, João Sena, repassou R$ 3 mil para a rádio Belém FM e no ano de 2014 foram mais R$ 3.600,00.

Charles relata ainda que a Prefeitura de Taiobeiras também repassou dinheiro para a rádio através da Associação dos Aposentados. “Descobri que em abril deste ano a prefeitura repassou R$ 6 mil para a associação através de convênio, cujo objetivo seria custeio de despesas com sua manutenção”, informou Charles. “No total, foram R$ 12.600,00 de dinheiro público para uma entidade sem fins lucrativos”, critica o vereador Charles, que entregou toda a documentação em mãos para a reportagem.

As versões

Fizemos contato com o ex-presidente da Câmara, vereador João Sena, que afirmou: “Tudo está devidamente documentado”. Ele disse também: “Os repasses para a associação foram realizados dentro da Lei, na modalidade de apoio cultural e estão devidamente documentados através de notas fiscais”, explicou João Sena, informando ainda que todas as informações estão à disposição.

O prefeito Danilo Mendes, através de sua assessoria jurídica, esclareceu que a indagação do vereador Charles Arruda não procede. “Com todo respeito ao vereador Charles Arruda, mais o mesmo se equivoca , talvez por falta de conhecimento ou por falta de uma  assessoria, já que se encontra solidificado o entendimento de que as rádios comunitárias podem sim receber recursos públicos”, disse o advogado Rogério Araújo, procurador do município, citando o parecer da consulta nº. 811.842, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

O procurador disse ainda que, “muito se estranha o Sr. Charles Arruda, na qualidade de Vereador, ficar fazendo conjecturas acerca de irregularidades, sem se quer procurar a administração para maiores esclarecimentos, o que não condiz com o cargo que ocupa”.

Já o vereador Wilson Belém, membro da Associação dos Aposentados e diretor da Belém FM, disse que, por enquanto, não iria se manifestar.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Edição dessa semana!