Emater está instalando radares meteorológicos para auxiliar produção no campo

Estações serão instaladas em todas as regiões

Através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Emater-MG e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), estão previstas a instalação de 151 estações de monitoramento agrometeorológico até o fim do ano em várias regiões de Minas Gerais. 39 estações já foram instaladas.

O objetivo é usar os dados para programar o melhor período do ano para plantio e calcular a quantidade de irrigação necessária em função de quanto choveu. Na prática, isso significa um planejamento melhor da produção e colheita mais eficiente.

Segundo o coordenador técnico da Emater-MG em Montes Claros, Sérgio Oliveira, a primeira etapa do acordo foi concluída com as instalações de 39 estações meteorológicas automáticas. “Elas são recarregadas por meio de energia solar e enviam os dados automaticamente ao Cemaden, mediante sinal de telefonia celular. A Emater-MG receberá e analisará os dados coletados para envio ao produtor”, explica.

As estações medem pluviosidade, umidade do ar e do solo, velocidade do vento, dentre outros. O investimento no programa é de R$ 2,2 milhões.

Comentários