Parceria visa agilizar execução do programa Água para Todos. Intenção é construir 962 barragens

Associações de municípios firmam parceria com a Sedinor para construções de barragens

Uma reunião na manhã do dia 14 marcou o início de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e as associações microrregionais de municípios, com o objetivo de dar celeridade às ações do programa Água para Todos. A primeira força-tarefa será para tirar do papel um convênio assinado, em 2013, entre o sistema Sedinor/Idene e o Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 100,9 milhões, que prevê a construção de 962 pequenas barragens.

O encontro reuniu representantes de dez associações microrregionais de municípios do Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, que estão dispostas a ajudar na elaboração dos projetos para a construção das barragens. Segundo os prefeitos que são presidentes das associações, com a contrapartida dos municípios será possível avançar pelo menos dois anos na execução das obras.

O objetivo é não perder mais tempo, pois as famílias que sofrem com a seca têm pressa. A ideia é que as associações microrregionais, que já tem engenheiros e técnicos da área, possam elaborar esses projetos seguindo um modelo padrão do Ministério da Integração Nacional e sob a consultoria dos técnicos do programa.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), César Emílio Lopes Oliveira, considera positiva a parceria e afirma que a Amams está disposta a ajudar no que for preciso para que as obras do programa Água para Todos sejam executadas mais rapidamente.

A parceria será formalizada a partir de um termo de cooperação técnica entre a Sedinor e as associações de municípios, envolvendo também os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável (CMDRS), a Emater e a Ruralminas, que também trabalham com esses projetos.

Comentários