Programa ‘Mais Médicos’ chegará à Salinas e Taiobeiras

Nova etapa beneficiará 1.500 municípios
O Ministério da Saúde anunciou um novo edital que irá ampliar o programa Mais Médicos, uma das principais bandeiras do governo Dilma Rousseff. Ao todo, até 1.500 municípios podem participar dessa nova etapa – destes, 424 ainda não possuem médicos vinculados ao programa. Nessa etapa, duas cidades do Alto Rio Pardo serão beneficiadas: Salinas e Taiobeiras.

Agora, o Provab (Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica), criado com objetivo de levar médicos à rede pública, será incorporado ao Mais Médicos. Com isso, o participante poderá optar entre receber auxílio moradia e alimentação, nos moldes do programa mais recente, ou obter um bônus de 10% em provas de residência médica, nos moldes do que ocorria no Provab. Em ambos os casos, o médico recebe uma bolsa de cerca de R$ 10 mil.

A ideia, ao vincular o bônus de 10% para a prova de residência, é atrair mais médicos brasileiros e recém-formados ao programa e tentar fixá-los por mais tempo nas unidades básicas de saúde.

Hoje, 3.785 municípios participam do Mais Médicos. Com a ampliação, este número deve chegar a 4.209. Conforme o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, os novos municípios foram escolhidos com base em critérios como maior vulnerabilidade social e ausência de profissionais. “Médicos brasileiros continuarão a ter prioridade na seleção”, afirma o ministro, explicando que, caso as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto a brasileiros formados no exterior e, em seguida, a estrangeiros.

Comentários