Facebook

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Absurdo: Prefeitura de Taiobeiras nega transporte para artesãos participar do Festivale

Peças de artesãos taiobeirenses foram levadas para o Festivale em ônibus da Transnorte
Uma turma de artesões e artistas taiobeirenses está revoltada com o prefeito Danilo Mendes, de Taiobeiras, que simplesmente negou a concessão de um veículo para levá-los à Araçuaí, onde está sendo realizado o FESTIVALE 2014. Os artistas lembram que é a 1ª vez que um prefeito de Taiobeiras nega o veículo para a atividade artística.

A reportagem flagrou renomados artesãos de Taiobeiras carregando suas caixas para embarcar no ônibus da Transnorte até Salinas, onde pegarão outro ônibus com destino à Araçuaí às 14 horas. Sem transporte adequado, os artesãos correm o risco de quebrar as peças durante a viagem.

Outros artistas, como Ronaldo Saturnino e Fabiano Alves estão dividindo aluguéis de veículos e combustíveis. A revolta da classe é enorme!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cadê Denerval?

Ex-prefeito Denerval Germano anda sumido do mundo político
O mundo político em Taiobeiras vive a expectativa de saber o que o ex-prefeito Denerval Germano fará nas eleições deste ano. Já que ele não será candidato, para quem será o seu apoio? Caso não peça votos para Bernardo Santana, o prefeito Danilo, sua cria, terá sérios problemas com as urnas...

terça-feira, 24 de junho de 2014

Raquel na corrida eleitoral

Raquel percorre o Alto Rio Pardo
A primeira-dama de Montes Claros, Raquel Muniz, está percorrendo todo o Norte de Minas para promover a sua pré-candidatura a deputada federal pelo Partido Social Cristão (PSC). No Alto Rio Pardo, ela já conseguiu apoio de várias bases eleitorais, especialmente de grupos oposicionistas, a exemplo de Rio Pardo de Minas, onde está conseguindo a adesão de quase todas as lideranças.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cachaças de Salinas já estão usando Selo de Identificação Geográfica


Ana Paula, da cachaça Nova Aliança, recebe Selos do Presidente da Apacs, Eilton Santiago

SALINAS – O mês de maio ficará marcado como o início do uso do Selo de Identificação Geográfica (IG), modalidade Procedência, nas garrafas de cachaças artesanais dessa cidade. Os selos distribuídos aos produtores credenciados, geram expectativas de aumento das venda, já que o consumidor terá garantias de que a bebida identificada com o selo tem produção certificada e qualidade superior. “Um dos retornos esperados pelos produtores é a agregação de valor à bebida, com expectativa de aumento no consumo e no valor”, disse Eilton Santiago, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs), lembrando que, até então, apenas as cachaças da região de Paraty/RJ eram certificadas.

O registro de IG foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) à Apacs em 2012, mas só agora o Selo será chegou aos produtores. Das 60 marcas produzidas na região de Salinas, 27 terão o direito de utilizar o selo entre 2014 e 2015. "Foram quase dois anos de estudos, pesquisas, adequações e análises de processos para colocarmos no mercado as primeiras garrafas com o selo de IP”, disse Nivaldo Gonçalves, responsável pela comissão de registro do Selo IG em Salinas.

A validade do certificado é de um ano e, após este período, é feita nova avaliação nas unidades produtoras para verificar se a fabricação continua dentro dos padrões estabelecidos pelo comitê gestor de IG, composto por nove pessoas, sendo seis associados à Apacs e três membros das instituições SEBRAE, Emater-MG e o Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG.

Logo no 1º ano, a Apacs espera comercializar 3,3 milhões de garrafas de cachaça artesanal com o selo de procedência, o que corresponde a cerca de 2,2 milhões de litros da bebida. "Cada marca autorizada a utilizar o selo terá código próprio de identificação, que pode ser utilizado pelo consumidor para identificar a autenticidade da cachaça. Para isso, basta que ele acesse o site da Apacs", explicou Eilton, informando ainda que a Apacs está criando também uma rede de revendas autorizadas em grandes cidades brasileiras, com o intuito de ampliar a comercialização da bebida certificada.

sábado, 14 de junho de 2014

Dr. Edgard é pré-candidato a deputado federal pelo PRB

Dr. Edgard faz discurso durante a convenção do PRB em Belo Horizonte neste sábado
Neste sábado (14) o Partido Republicano Brasileiro (PRB) realizou a sua convenção em Belo Horizonte, quando o presidente do partido, deputado Jorge Hilton, lançou o médico salinense Edgard Ferreira como pré-candidato a deputado federal, fato que movimenta a política regional, pois o famoso cardiologista é muito popular em toda a região.

Dr. Edgard sempre gostou de política, mas, desde a campanha vitoriosa do atual prefeito de Salinas, Kinca Dias (PT), quando ele foi o principal carro-chefe, que se despertou por uma candidatura própria e, agora, a hipótese é trabalhada com força pelo PRB.
Deputado estadual Carlos Henrique, um dos líderes do PRB, com Dr. Edgard: dobradinha à vista

Em Rio Pardo de Minas, professor nega acusação de pedofilia, paga fiança e é liberado

Durante a operação, investigadores apreenderam computadores, celulares, pen drives, CD's e outros

O professor da rede estadual de ensino em Rio Pardo de Minas, Diego Patrick, que foi detido na manhã deste sábado (14) durante a operação “Entre Quatro Paredes” da Polícia Civil, nega as acusações de pedofilia e se reservou ao direito de falar somente perante o juiz. “Ele pagou a fiança de dez salários mínimos e acaba de ser liberado. Agora, vamos aguardar o transcorrer do processo, pois meu cliente nega veementemente as denúncias”, informou o advogado Diogo Emanuel.

A operação “Entre Quatro Paredes”, que objetiva combater a ação de pedófilos em Rio Pardo de Minas, foi executada na manhã deste sábado, quando os investigadores apreenderam provas materiais envolvendo duas adolescentes, uma de 14 e outra de 16 anos.

O delegado Luiz Cláudio Freitas, responsável pelas investigações, informou para o Jornal Folha Regional que foi constatada a participação de três homens no crime e que vai pedir a prisão preventiva de todos. “Eles gravavam e divulgavam as imagens das adolescentes”, disse o delegado.

Polícia Civil de Rio Pardo realiza operação contra pedofilia

Investigadores após a execução da operação "Entre Quatro Paredes"

Na manhã deste sábado (14), a Polícia Civil de Rio Pardo de Minas executou a operação “Entre Quatro Paredes”, objetivando combater a ação de pedófilos na cidade. Há um mês, os investigadores vinham recebendo denúncias e monitorando os criminosos, até que, através de Mandado de Busca e Apreensão expedido pela Justiça, os policiais conseguiram as provas materiais dos crimes.

Conforme o delegado Luiz Cláudio Freitas, foram confirmadas as participações de três homens, sendo que um deles era o responsável pela criação das imagens de uma adolescentes de 14 anos, enquanto que outro fazia divulgação das filmagens. “Durante a operação, conseguimos as provas materiais e vou pedir a prisão preventiva do criador e divulgador das imagens”, anunciou o delegado.

Ainda conforme Dr. Luiz Cláudio, um professor da rede pública estadual, identificado por Diego Patrick, foi preso durante a operação. “Nós encontramos as imagens em seu computador e por isso ele foi preso em flagrante por armazenar fotos de adolescentes com conteúdo pornográfico”, explicou o delegado.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copasa investe em tecnologia na região

Aquisição de equipamento para inspeção das redes de esgoto será usado nas cidades da região
SALINAS – A Copasa investe em novas tecnologias para garantir a qualidade dos serviços de esgotamento sanitário na região. Agora, o Distrito do Baixo Pardo (DTBP), com sede em Salinas, recebeu uma câmera de inspeção de redes de esgoto, equipamento de última geração capaz de inspecionar a condição das redes de esgoto e verificar a existência de deformações, obstruções, desalinhamentos e até a existência de ligações e ramais clandestinos ou não cadastrados. Com este equipamento, é possível filmar e fotografar em alta resolução as paredes internas de tubulações de redes de esgoto, gerando relatórios que podem ser transmitidos para um pendrive ou via rede de dados Wifi.

Segundo o engenheiro de eletromecânica da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Rodrigo Ribeiro, todos os equipamentos utilizados pela Copasa são padronizados por meio de especificações técnicas elaboradas por uma equipe especializada. “Atualmente, cerca de 35 distritos em todo o Estado já contam com esse equipamento e agora o Distrito de Salinas também poderá utilizar esta tecnologia para melhor atender as demandas dos nossos clientes”, afirma.

Dentre os benefícios diretos do uso da câmera de inspeção destacam-se o acompanhamento constante das condições das redes coletoras de esgoto, a diminuição da incidência de vazamentos de esgoto em vias públicas e a redução de refluxos no interior das residências.
Para o gerente Flávio Vita, a aquisição do equipamento também gera redução de custos para a companhia. “Com os dados coletados pelo equipamento, principalmente por meio de imagens, nossa equipe técnica terá plenas condições de estimar a vida útil ou a necessidade de manutenção e/ou substituição dos trechos das redes coletoras de esgoto inspecionadas”, explica.

Para o encarregado de manutenção de esgoto do DTBP, José Edmilson Santos Guedes, que participou do treinamento em Belo Horizonte, a aquisição da câmera de inspeção pelo distrito traz benefícios e otimiza o trabalho dos empregados nos sistemas. “Estamos muito otimistas com a aquisição da câmera de inspeção, pois vai facilitar muito as atividades do dia-a-dia, principalmente com relação às manutenções efetuadas na rede de esgoto, pois poderemos agir preventivamente e garantir que eventuais transtornos não interfiram na qualidade de vida da população”, complementa.

A câmara de inspeção está em uso no DTBP desde o mês de abril de 2014, disponível para operações em Salinas e demais sistemas do Baixo Pardo.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Divisa é Tricampeã

Depois de vencer o 1º jogo por 3X0, a seleção de Divisa teve que suar a camisa para ficar com o título
Divisa Alegre comemora o tricampeonato da Copa Folha Regional
Na tarde deste domingo (08), a cidade de Santo Antônio do Retiro parou para torcer por sua seleção de futebol na final da Copa Folha Regional. O estádio ficou lotado. Houve distribuição de apitos e muitos foguetes, deixando as arquibancadas fervilhantes. A torcida fez um barulho incrível e apoiou a seleção retirense até o final.

Em campo, o jogo foi excelente. Depois de perder o jogo de ida por 3X0, a seleção de Retiro partiu para o ataque e conseguiu abrir o placar logo aos 15 minutos, com gol de Geno, que acertou bom chute de dentro da área, a bola bateu na trave e entrou. Houve grande vibração!

Mas, a seleção de Divisa não se abateu com a pressão e passou a tocar a bola, chegando ao empate ainda no 1º tempo, com gol do artilheiro Jaimilton, que recebeu na entrada da área e chutou, de virada, no canto direito: 1X1.

No 2º tempo, Retiro foi para o tudo ou nada. Logo no início, Murilo, que tinha acabado de entrar, chutou cruzado e a bola passou rente a trave. Retiro pressionava de todas as formas, até que, em contra-ataque, Wesley tabelou com Bruno, o melhor jogador da Copa, que acertou chutaço da entrada da área e virou o jogo: 2X1 para Divisa.

Mesmo em desvantagem, a torcida de Retiro não parava de apoiar a seleção, que atacava o tempo todo. Aos 20, Alênio recebeu lançamento livre de marcação dentro da área, mas ele errou a cabeçada e perdeu incrível chance. Aos 25, Geno recebeu cruzamento e testou no ângulo, mas João fez ótima defesa.

Aos 30 minutos, Murilo acertou um chutaço da linha de fundo e fez um golaço, empatando a partida em 2X2. Aos 33, o lateral Edmário, melhor em campo, acertou uma bomba no canto direito e virou o jogo para 3X2, levando a torcida à loucura. A pressão aumentou ainda mais e Divisa passou a segurar o jogo de todas as formas.

Aos 45, o atacante Geno recebeu dentro da área e chutou com tranquilidade, fazendo 4X2 para Retiro. O estádio enlouqueceu. O árbitro Cridão deu 5 minutos de acréscimos. Retiro tentou o 5º gol com bolas lançadas na área, mas Divisa teve a tranquilidade de gastar o tempo e levantar o troféu de campeã pela 3ª vez na Copa Folha Regional.

Reportagem completa da final na próxima edição do Jornal Folha Regional.

Veja as fotos da final no Facebook: www.facebook.com/jornalfolharegional

Estádio de Retiro ficou superlotado no jogo final da Copa. Foi uma linda festa da torcida!

Artilheiro 2014


Jogadores
Cidade
   Gols   
Jaimilton
Divisa
7
Douglas
São João
5
Bruno
Divisa
5
Geno
Retiro
4
Frank
Ninheira
3
João Paulo
Rio Pardo
2
Claudivan
Retiro
2
Murilo
Retiro
2
José Milton
Retiro
2
Vanderlan
Taiobeiras
2
Denis
Taiobeiras
2
Jairo
Berizal
2
Valdir
Ninheira
2
Lucas
Ninheira
2
                       

domingo, 8 de junho de 2014

Tabela 2014


Copa 2014   -   Jogos da Chave A   -   1ª fase
Data
Mandante

Visitante
Horário
Local
05 de abril
São João
0X1
Ninheira
19:00 h
São João
06 de abril
Cachoeira
1X1
Salinas
15:30 h
Cachoeira
12 de Abril
Ninheira
1X2
Taiobeiras
19:00 h
São João
13 de Abril
Salinas
0X2
São João
15:30 h
Taiobeiras
26 de abril
Salinas
2X1
Ninheira
19:00 h
Salinas
27 de abril
Taiobeiras
0X0
Cachoeira
15:30 h
Taiobeiras
04 de maio
Cachoeira
1X4
São João
15:30 h
Cachoeira
04 de maio
Taiobeiras
1X0
Salinas
15:30 h
Taiobeiras
10 de maio
Ninheira
5X3
Cachoeira
16:00 h
São João
10 de maio
São João
1X1
Taiobeiras
19:00 h
São João


















Copa 2014   -   Jogos da Chave B   -   1ª fase
Data
Mandante

Visitante
Horário
Local
05 de abril
Retiro
6X0
Berizal
17:00 h
Retiro
12 de abril
Rio Pardo
0X1
Divisa
15:30 h
Taiobeiras
26 de Abril
Divisa
0X1
Retiro
15:30 h
Divisa
27 de Abril
Berizal
1X2
Rio Pardo
17:00 h
Berizal
11 de maio
Berizal
1X5
Divisa
16:00 h
Berizal
11 de maio
Retiro
2X2
Rio Pardo
16:00 h
Retiro











Classificação 2014
Chave A
Seleção
Pontos
Jogos
Gols pró
Vitórias
Saldo
- Taiobeiras
8
4
4
2
2
- São João
7
4
7
2
4
- Ninheira
6
4
5
2
1
- Salinas
4
4
3
1
-2
- Cachoeira
2
4
5
0
-5
Chave B
Seleção
Pontos
Jogos
Gols pró
Vitórias
Saldo
- Retiro
7
3
9
2
7
- Divisa Alegre
6
3
6
2
4
- Rio Pardo
4
3
4
1
0
- Berizal
0
3
2
0
-11

Semifinais – Copa 2014

Jogos de Ida
Jogo 1
17 de maio
Divisa
3x2
Taiobeiras
15:30
Local:
Divisa
Jogo 2
18 de maio
São João
0x0
Retiro
16:00
Local:
São João

Jogos de Volta
Jogo 1
24 de maio
Taiobeiras
1x1
Divisa
15:30
Local:
Taiobeiras
Jogo 2
25 de maio
Retiro
3x0
São João
16:00
Local:
Retiro
Nos pênaltis, a seleção de Divisa Alegre eliminou Taiobeiras por 5X3

Final
Jogo de Ida
31 de maio
Divisa
3x0
Retiro
15:30
Local:
Divisa
Jogo de Volta
08 de junho
Retiro
4x2
Divisa
16:00
Local:
Retiro

Divisa Alegre: Campeã 2014