Facebook

segunda-feira, 31 de março de 2014

Expectativa pelas licitações de duas estradas da região

Políticos durante o anúncio das licitações: expectativas
Através do Programa Caminhos de Minas, que visam asfaltamentos de diversos trechos rodoviários em Minas Gerais, o governo promete licitar os asfaltamentos das estradas que ligam Curral de Dentro ao povoado de Mirandópolis, com 20 quilômetros e a estrada que liga Rio Pardo de Minas a Mato Verde, com 34 quilômetros, cuja autorizações para abertura de licitações das obras já foi assinada pelo governador Anastasia, que está prometendo estes asfaltos desde às eleições de 2010.

O prefeito de Curral de Dentro, Hermelino Malaquias, que está acompanhando o processo de perto, comemorou o anúncio do governador Anastasia. “Essa obra é o grande sonho do povo de Curral de Dentro e agora parece que está muito perto desse sonho ser realizado”, vibrou o prefeito.

O governador deu ordem de início para elaboração de projetos de engenharia para outros dois trechos do Alto Rio Pardo: Fruta de Leite a Taiobeiras, com 52,3 quilômetros e de Rio Pardo de Minas a Vargem Grande do Rio Pardo, com 40,8 quilômetros. Existia também a expectativa do governador anunciar o projeto de engenharia da estrada que liga Vargem Grande a São João do Paraíso, mas não houve o anúncio oficial.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Câmara de Vargem Grande cita o ex-prefeito Virgílio Costa

O Presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande do Rio Pardo do estado de Minas Gerais, nos usos de sua atribuição, FAZ SABER a Virgílio Tácito Penalva Costa, brasileiro, Ex-Prefeito do Município de Vargem Grande do Rio Pardo inscrito no CPF sob o nº 603.547.046-72 e identidade nº M-8667168 e a todos os que o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento, que cita o requerido acima qualificado, o qual ora encontra-se em lugar incerto e não sabido para todos os termos, até o final desse processo administrativo, de numero acima especificado, que se processa perante esta casa, com o seguinte objetivo: “Citar o ex-prefeito Virgílio Tácito Penalva Costa, via edital, com o prazo de 15 dias para apresentar defesa administrativa acerca de suas contas exercício 2005 que tramita na Câmara Municipal do Município.

Vargem Grande do Rio Pardo, 26 de Março de 2014

E, para que no futuro ninguém possa alegar ignorância, expediu-se o presente, que será publicado, tendo sido afixado uma via deste no placar da Câmara Municipal, nos termos da lei. Dando-lhe ciência de que se não contestado, presumir-se-ão aceitos pelo requerido, como verdadeiros os fatos articulados no referido processo.

CUMPRA-SE
26 de Março de 2014
Raul Braz do Santos - Presidente da Câmara Municipal de Vargem do Rio Pardo/MG

quinta-feira, 27 de março de 2014

João Cigano é inocente

Delegado de São João explica que ele comprou uma moto da quadrilha, mas não houve má fé
João Cigano foi enganado na compra de moto

O delegado de São João do Paraíso, Everson Moura, acaba de explicar para a reportagem do Jornal Folha Regional que Gildeon da Silva Matos, o popular João Cigano, 43 anos, é inocente e foi conduzido à Delegacia por que a quadrilha de assaltantes o enganou na venda de uma motocicleta Yamaha YBR, cor vermelha. “Ele não tem envolvimento com a quadrilha. Na verdade, agiu de boa fé na compra da moto, que estava sendo usada em assaltos pela quadrilha”, disse o delegado.

Gildeon tinha sido preso no último dia 25, juntamente com quatro integrantes de uma quadrilha que estava assaltando na zona rural do município. Ele foi levado pela Polícia Militar por que a moto adquirida um dia antes da prisão estava com chassi raspado e placa adulterada. O veículo era usado pelos suspeitos para efetuar assaltos.

Em declaração para a Imprensa, Gildeon afirmou que foi vítima de João Evangelista Oliveira, o popular Vanjo. “Eu comprei a moto sem saber que a mesma era clonada”.


quarta-feira, 26 de março de 2014

Policiais de Águas Vermelhas e Divisa Alegre estouram ‘boca de fumo’

Através de operação conjunta, policiais militares das cidades de Águas Vermelhas e Divisa Alegre abordaram um indivíduo em atitudes suspeitas falando ao telefone no bairro Progresso, em Águas Vermelhas, sendo que o local é alvo de constantes denúncias de tráfico de drogas.

Ao ser abordado, o indivíduo de 27 anos, que não teve o nome revelado, portava apenas a quantia de R$ 50,00 em dinheiro. Mas, quando os militares notaram pela fresta da janela uma substância esbranquiçada, com sinais típicos de preparação para venda de drogas, eles passaram a interpelar o morador, sendo ignorados, momento em que um jovem de 22 anos evadiu pelos fundos graças ao terreno acidentado, baixa  luminosidade e extensa  área  de  matagal.

Logo após, foi iniciada uma varredura no imóvel, localizando em um dos quartos 77 buchas de maconha, diversos guardanapos de papel e várias embalagens plásticas, utilizados para  embalagem da droga.

Tempero Arruda patrocina a seleção de Taiobeiras na Copa Folha Regional

A comissão responsável pela seleção de Taiobeiras, formada por Lécio, Tio Léo, Silvano e Dai, estão agradando e empolgando os atletas
Após o boicote do prefeito Danilo Mendes contra a Copa Folha Regional, o empresário Carlito Arruda, diretor presidente dos Produtos Arruda, um dos maiores incentivadores do esporte na região, está bancando as despesas da seleção de Taiobeiras na competição regional, como inscrição, taxas de arbitragem, uniformes e viagens. “Não podemos permitir que Taiobeiras fique de fora do maior campeonato da região devido picuinhas políticas”, disse o empresário ao fechar o patrocínio com a Comissão Organizadora da seleção. “Se Taiobeiras for campeã, a festa também é por minha conta”, garante o empresário.

A seleção de Taiobeiras vai à campo sob o comando de uma turma apaixonada pelo futebol amador. O diretor esportivo é Ivan Lécio, o popular Leção; o treinador é Odair José, o popular Dai do Guarani, que ainda tem como auxiliares os populares Tio Léo, Lulu, Charlão Mala e Silvano da ATE, que vem demonstrando planejamento e organização, empolgando os atletas taiobeirenses, que estavam cansados da bagunça e falta de comprometimento da Secretaria de Esportes. “Ainda bem que mudou o comando. Nunca vi uma seleção tão organizada como agora, dá gosto treinar com Daí, pois ele é muito justo, sério e tem o respeito de todos os jogadores, que estão dedicando como nunca”, disse o zagueiro Linneker.

Os treinamentos da seleção estão acontecendo às quartas e sextas no perfeito gramado do estádio da ATE, sempre com coletivos táticos e fundamentos, algo que não existia na seleção de Taiobeiras, pois os ex-comandantes, sequer, conseguiam reunir os atletas nos treinos. “Nós vamos participar do Regional com muita garra, pois queremos honrar o nome de Taiobeiras”, disse o popular diretor Leção.

O treinador Dai, que estava afastado do futebol de Taiobeiras há mais de 5 anos, chegou a ficar emocionado com o apoio dos atletas taiobeirenses ao seu trabalho. “Nunca imaginava que seria tão bem recebido por essa nova geração. Realmente é prazeroso retornar ao futebol com essa turma e com essa estrutura que foi montada”, disse o treinador.

terça-feira, 25 de março de 2014

Rapaz é baleado próximo ao ginásio de Taiobeiras

Quando a viatura do SAMU chegou ao ginásio, a vítima já tinha sido socorrida pela ambulância do município
Tiros assustam professores e alunos que participam do JET

Na tarde dessa terça (25), por volta das 17 horas, um rapaz identificado por Deidison Oliveira Lobo, de 29 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio nas proximidades do ginásio poliesportivo de Taiobeiras, onde estão sendo realizados os Jogos Estudantis (JET).

Sangue da vítima no assento do ginásio
Os tiros geraram pânico entre os professores e alunos que participam dos jogos.

Conforme informações de testemunhas, foram disparados dois tiros entre uma das laterais do ginásio e a pista de bicicross. Os autores queriam acertar Deidison, que estava chegando de moto pelos fundos do ginásio com uma garota de 14 anos na garupa, momento em que foram efetuados os tiros, sendo que um acertou o seu pé.

No Pronto Socorro, a informação é de que Deidison foi medicado e está sob observação. Ele será avaliado pelo ortopedista para saber se há a necessidade de cirurgia.

Várias viaturas da Polícia Militar e Civil fizeram rastreamentos pela cidade e conseguiram prender dois suspeitos, um de 18 anos, que confessou ser o piloto da moto e outro de 19 anos, que teria sido o autor dos tiros.

O delegado de Salinas, José Eduardo, que está de plantão, vai ratificar o flagrante, conforme informação dos militares responsáveis pela ocorrência.

segunda-feira, 24 de março de 2014

PM de Salinas prende mais dois traficantes

Ninha e Luiz Henrique foram flagrados com pedras de crack

A Polícia Militar de Salinas continua fechando o cerco contra o tráfico de drogas na cidade. Na tarde dessa segunda (24), outros dois acusados de tráfico foram flagrados e levados para o xadrez: Luiz Henrique Alves de Oliveira, de 20 anos e Welton Ferreira Moura, 21 anos, conhecido por "Ninha".

O flagrante foi dado após o Sargento Daniel, de forma paisana, avistar uma adolescente de 17 anos comprando duas pedras de crack na residência de Luiz Henrique, localizada no bairro Nova Esperança.

Posteriormente, a moça, conhecida no meio policial por ser usuária, foi abordada e confessou a compra da droga. Diante disso, uma guarnição da PM realizou buscas na residência do suspeito e localizou 28 pedras de crack, sendo que Luiz confessou que estava vendendo a droga para o traficante "Ninha", residente no bairro Alto São João.

Com as informações, os militares saíram à caça de Ninha, que foi abordado na Praça Dr. João Cardoso, Centro da cidade, momento em que, ao perceber a presença da viatura, tentou se desfazer de 11 pedras de crack.

Ao efetuar buscas na residência de Ninha, os policiais encontraram R$ 500,00 em dinheiro, possivelmente proveniente do tráfico. "Ninha já havia cumprido pena por tráfico”, lembra Sargento Daniel, informando que os envolvidos foram encaminhados à Delegacia para ratificação do flagrante.

Secretaria de Esportes de Taiobeiras erra a data do JET e faz ajeito para jogar o JEMG

Mais uma vez, o setor de Esportes de Taiobeiras perde o foco e comete erro grotesco

O amadorismo na Secretaria Municipal de Esportes de Taiobeiras proporciona outro vexame ao errar, de forma inacreditável, a data de realização dos Jogos Estudantis de Taiobeiras (JET), iniciado nessa segunda (24). Teoricamente, o JET serviria para selecionar as equipes que disputariam os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), cuja etapa microrregional será em Salinas e as inscrições foram encerradas no dia 23 de março. Ou seja: a Secretaria de Esportes iniciou o JET após o encerramento das inscrições do JEMG, algo absurdamente ridículo.

Diante de tamanha vergonha, não restou alternativa senão fazer um acordo com as escolas para inscrever as equipes na forma do ajeito. O JET está sendo disputado, mas sem objetivo competitivo, que seria o JEMG. “O JET está sendo jogado, mas não tem graça, pois os alunos já sabem que vão para o JEMG”, disse um professor, que não quis se identificar.

Antes, o JET era realizado no 2º semestre e foi mudado para o 1º semestre justamente para se adequar ao calendário do JEMG.

Em rede social, o profissional de Educação Física, Érico Marques, demonstrou indignação com a situação, pois as escolas que vão representar Taiobeiras no JEMG foram escolhidas. “Fizeram panelinha... falta de respeito com os alunos que vão participar do JET”, escreveu Érico, demonstrando decepção com os professores de Educação Física que aceitaram o ajeito nas inscrições.

Só para lembrar: em 2013, a mesma Secretaria realizou campeonatos caríssimos e sem nenhum objetivo, quando as competições foram marcadas por WO’s e viradas de mesas.

Salinas terá sede do Crea-Minas

Jobson Andrade, presidente do CREA-MG
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) iniciou projeto para construção de sede própria da Inspetoria em Salinas. O projeto, sancionado em fevereiro deste ano, recebeu a autorização do prefeito Joaquim Neves Xavier Dias que, na ocasião, doou um terreno do município para construção da sede do Conselho. A nova unidade irá atender cerca de 21 municípios vizinhos, entre eles Águas Vermelhas, São João do Paraíso, Rio Pardo, Taiobeiras e Grão Mogol. A inspetoria vai oferecer, entre outros serviços, o registro de profissionais e empresas, emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), certidões, taxas e formulários, esclarecer dúvidas e procedimentos, além de fiscalizar o exercício dos profissionais de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico.

Segundo o inspetor-chefe da cidade, o engenheiro eletrotécnico e de segurança do trabalho Flávio Pereira Sales, a instalação de uma sede própria do Crea-Minas se faz oportuna para a prestação de serviços aos profissionais. “A presença do Crea em Salinas significa maior valorização aos profissionais e maior visibilidade à sociedade, o que nos dá autonomia para realizar os atendimentos aos profissionais, algo que ocorre em grande demanda”, disse o engenheiro.

Outro aspecto positivo é a fiscalização que vai se tornar mais efetiva com a presença do fiscal na sede, reduzindo, assim, a atuação de leigos nas atividades pertinentes a engenharia e agronomia. A sede do Crea-Minas irá funcionar na rua Pedra Azul, s/n, bairro São Geraldo. A previsão da inauguração é para 2015.

Seleção de Cachoeira de Pajeú se prepara para disputar sua 1ª Copa Folha Regional

Seleção cachoeirense, que conta com total apoio do prefeito Gilão, pretende fazer bonito na Copa Folha Regional

A seleção de futebol da cidade de Cachoeira de Pajeú está treinando forte para a disputa da Copa Folha Regional 2014. É o primeiro ano que a cidade disputará a competição regional. “Nossa cidade sempre teve vontade de participar da Copa Folha Regional, mas só este ano que conseguimos ter o apoio necessário, pois o prefeito Humberto Tolentino (popular Gilão) incentiva muito o esporte”, disse Nilvan de Sousa, Secretário Municipal de Esportes.

A seleção da cidade de Cachoeira do Pajéu, com 10 mil habitantes, vai jogar no ótimo gramado do estádio Afrânio Porto, que fica às margens do rio São Francisco. O treinador da seleção cachoeirense é Evaldo, um dos mais conhecidos boleiros da cidade, que tem André como auxiliar-técnico.

Cachoeira está na ‘Chave A’ da Copa Folha Regional e vai estrear na competição dia 06 de abril, contra a seleção de Salinas, atual campeã.

A 8ª edição da Copa Folha Regional tem como finalidade comemorar os 12 anos de circulação do Jornal Folha Regional no Alto Rio Pardo e ao mesmo tempo manter as tradições do futebol na nossa região.

PM’s de Taiobeiras e Salinas pegam chefão do tráfico

Justiça considerava o popular Gatim como chefão do tráfico

Na madrugada de domingo (23), uma operação conjunta entre militares de Taiobeiras e Salinas resultou no cumprimento de Mandado de Prisão do traficante Valdomiro de Oliveira Filho, vulgo "Gatim", apontado pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar como um dos chefões do tráfico de drogas na região.

A sua prisão temporária foi decretada pela Justiça da Comarca de Salinas, sob suspeita de distribuição de entorpecentes de Padre Carvalho para as cidades da região, especialmente Salinas e Taiobeiras.

No ato da prisão, os militares depararam com o traficante trafegando com o veículo VW Golf, cor preta, placa HAY 0083, com suspeita de "clonagem". Posteriormente, foram feitas buscas em sua residência, localizada na Avenida São João, nº 570, bairro Vila Formosa, em Taiobeiras, onde foram encontradas 40 pedras de crack, papelote de cocaína e 14 papelotes de crack em pó, além de motocicleta Honda CG 150 Titan Azul, Placa HAU 4566, que estaria sendo usada na entrega de drogas.

Reportagem completa na próxima edição impressa.

sábado, 22 de março de 2014

Seleção de Rio Pardo tem novo treinador

Luiz Loloca é o novo treinador da seleção rio-pardense. Foto: José Maria

Na noite de sexta (21), a Comissão Técnica responsável pela participação da seleção de Rio Pardo de Minas na Copa Folha Regional esteve reunida com os atletas para apresentar o projeto e plano de trabalho, ocasião em que os atletas demonstraram muita satisfação em participar de mais uma Copa Folha Regional.

Na oportunidade, também foi apresentado aos atletas o novo treinador da equipe: o comerciante Luiz Loloca, um grande incentivador do futebol amador na cidade, que recebeu a aprovação e apoio de todos. A comissão tem ainda o jornalista José Maria e Nei Viana. “Nosso primeiro desafio era não perder o prazo da inscrição da seleção. Agora o próximo desafio é buscar o título de bi-campeão, para isso, contamos com a dedicação dos atletas”, disse José Maria.

O comerciante Ney Viana disse estar bastante otimista com a seleção de 2014. “Vejo que nossos jogadores estão com o desejo de fazer bonito nesta competição, por isso, estamos lutando mais ainda pelo esporte em nossa cidade”, comentou o dirigente.

O experiente goleiro Ito, que já foi eleito o melhor jogador da Copa em 2011, aprovou o trabalho da comissão e elogiou a escolha de Luiz Loloca como treinador. “Luiz é pé quente e muito carismático, todos vão ficar satisfeitos com o trabalho dele”, disse o goleirão.

Em 2014, a seleção de Rio Pardo estará participando da Copa Folha Regional graças ao apoio de vários empresários e lideranças da cidade, que estão arcando com os custos de inscrição, taxas de arbitragem e viagens.

sexta-feira, 21 de março de 2014

PM de Salinas flagra vereador de Rubelita vendendo cocaína

Vereador Adão Lima estava com 5 papelotes de cocaína e R$ 940,00 em dinheiro

Nesta sexta (21), a Policia Militar de Salinas deu outro bote contra o tráfico de drogas. Dessa vez, o alvo foi o vereador Adão Wilson Lima, de 53 anos, vulgo "Adão Lima", vereador na cidade de Rubelita.

Conforme o militar Daniel Caetano, há vários dias o vereador vinha sendo monitorado, até que nessa sexta ele foi flagrado tentado vender cocaína para um usuário, momento em que foi abordado, portando 5 papelotes da droga, além de R$ 940,00 em dinheiro.

O suspeito foi preso em sua casa na comunidade de Caraíbas, divisa dos municípios de Salinas e Rubelita, às margens da rodovia. Neste momento, o vereador está sendo encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil para as demais providências.

Adão Lima é Servidor Público Municipal e foi eleito vereador pelo PT, com 300 votos, nas eleições de 2012, pela coligação “Progresso Já”.

Prefeitura de Taiobeiras lança a X Ferarp hoje


O palestrante David Portes é conhecido como “The Camelot”, que enriqueceu ensinando conceitos de marketing.

Na noite dessa sexta (21), a Prefeitura de Taiobeiras reunirá a classe empresarial para lançar a X Feira Regional do Alto Rio Pardo – Ferarp. A solenidade será às 20 horas no salão Avenida Hall, Centro da cidade.

Durante o lançamento acontecerá a palestra “Uma Visão de Vida, Vendas e Marketing”, ministrada por David Portes, renomado palestrante motivacional, conhecido como “The Camelot”, que já foi camelô e enriqueceu com seu estilo irreverente de aplicar e ensinar os conceitos de marketing.

Este ano a Comissão Organizadora da Feira terá novo presidente: o comerciante José Alves de Oliveira. “Serão cerca de 200 estandes. Para os empresários o custo é de R$ 800,00 no tamanho de 3x3 metros”, disse o presidente em entrevista à Folha Regional.

A novidade para 2014 é o espaço, em três tendas, para o setor de lingerie, onde serão expostas as diversas marcas produzidas na cidade, inclusive com exposições de máquinas para o setor. “Este ano o desfile de moda íntima ficará por conta da AMIP (Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras), que inclusive arcará com os custos de estrutura”, anunciou José Alves.

Devido a contenção de despesas, a versão 2014 da Ferarp não terá o Fórum de Silvicultura, mas o Fórum da Agricultura Familiar está garantido, com uma estrutura mais modesta.

A Ferarp e a Festa de Maio 2014 acontecerão entre os dias 15 e 18 de maio. Os shows da festa ainda não foram confirmados.

PM de Taiobeiras prende rapaz drogado, armado e sem habilitação

Rapaz admitiu ser dono de arma e foi preso em flagrante
A Polícia Militar de Taiobeiras, durante patrulhamento de rotina, flagrou um rapaz de 26 anos conduzindo motocicleta completamente irregular.

Ao avistar a viatura, o rapaz tentou fugir, ignorando a ordem de parada dada pelos policiais, mas foi seguido e preso dentro de uma residência. Ele estava sem Carteira Nacional de Habilitação, apresentava sinais de que teria usado drogas e a moto estava com documento irregular.

E para piorar ainda mais a situação, os militares encontraram um revólver com munições, o qual o rapaz assumiu ser o dono, tendo adquirido a arma, segundo ele, em Vitória da Conquista (BA).

O autor foi preso em flagrante. O seu nome não foi divulgado.

Quadrilha tenta arrombar caixa eletrônico em Santa Cruz

Na madrugada dessa sexta (21), uma quadrilha, com cerca de 10 bandidos, tentou arrombar um caixa eletrônico na cidade de Santa Cruz de Salinas. Conforme a Polícia Militar, os assaltantes tentaram arrombar o equipamento provavelmente com um maçarico.

Os militares informaram que nenhuma quantia foi levada, pois os bandidos não conseguiram arrombar o terminal. Os bandidos estavam distribuídos em dois carros e uma moto. A Polícia Militar faz buscas pela região para tentar localizar os criminosos.

Em janeiro deste ano, dois homens assaltaram a agência dos Correios na cidade, ocasião em que levaram R$ 50 mil. Eles entraram na agência armados e encapuzados, quando obrigaram a gerente a abrir o cofre. Antes de fugiram os criminosos a trancaram em um banheiro junto com outro funcionário.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Taiobeiras corre contra o tempo para não perder recurso de R$ 200 mil para a Saúde


Emenda do deputado Zé Silva gera correria na Prefeitura de Taiobeiras
Nesta sexta (21) vence o prazo para a Prefeitura de Taiobeiras cadastrar Proposta e Plano de Trabalho no Sistema do Fundo Nacional de Saúde para receber a Emenda Parlamentar do deputado federal Zé Silva, prevista no Orçamento Geral da União 2014 para Estruturação da Rede de Atenção Básica de Saúde.

Em contato com a reportagem, a Assessoria do deputado explicou que o cadastramento da proposta vence dia 21 e não tem prorrogação, pois o Orçamento de 2014 é impositivo e tem datas fixadas pelos ministérios do Governo federal. “O descumprimento dos prazos fixados acarretará na perda do recurso destinado ao município”, alerta o deputado Zé Silva em ofício enviado à redação do Jornal Folha Regional.

Até o fechamento dessa matéria nenhuma proposta havia sido cadastrada no sistema. “O município precisa cadastrar a Proposta e enviar o número da mesma para o e-mail do meu gabinete”, explica o ofício do deputado, que é apoiado pela oposição de Taiobeiras.

A reportagem fez contato com o prefeito Danilo Mendes, que explicou: “A proposta foi mandada para Carlito (Arruda) e só chegou aqui hoje ao meio dia, trazida pelo vereador Charles Arruda. A Emenda estava no Sistema, mas nem sabíamos de quem era. Mas, agora que Charles procurou a prefeitura, a proposta está sendo lançada, pois aqui não negamos recursos de ninguém”, disse o prefeito, que está estudando no que será aplicado o recurso.

O vereador Charles Arruda, da oposição, informou que tomou conhecimento da documentação hoje ao meio dia e está trabalhando junto à prefeitura para cadastrar a Proposta.

A reportagem questionou as alegações do prefeito Danilo com o líder da oposição Carlito Arruda, que garantiu o envio de e-mail do deputado para o gabinete do prefeito. “Além disso, o ofício de Zé Silva comunicando a liberação da Emenda foi publicado em meu perfil do Facebook”, disse Carlito.

Vereadores reprovam contas do ex-prefeito de Taiobeiras

João Emílio precisava de nove votos, mas obteve apenas sete
Em sessão tumultuada, prestação de contas foi reprovada

Depois de muitas movimentações nos bastidores, cinco vereadores de Taiobeiras reprovaram a prestação de contas do exercício de 2003 do ex-prefeito João Emílio Arifa Silva, o popular João da Caixa, que precisava dos votos de nove vereadores, mas obteve de apenas sete.

A Auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público opinaram pela aprovação das contas com ressalvas, mas o relator Mauri Torres emitiu parecer prévio pela rejeição das contas de João Emílio, alegando que o “município não dispunha de recursos financeiros provenientes do Superávit Financeiro, do exercício de 2002, para acobertar a abertura de créditos suplementares”.

Diante disso, os vereadores João Sena, Keu de Helvécio, Vavá, Nem Pilão e Tim da Garagem acompanharam o relatório de Mauri Torres, que, segundo João Emílio, é seu adversário político em Jequitinhonha.

Já os vereadores Pezão, Silvano da Lagoa, Wilson Belém, Charles Arruda, Tião do Ônibus, Januário e Tião do Palmerinha acompanharam o parecer do Ministério Público e do auditor Edson Antônio Arger, que opinaram pela aprovação das contas com ressalvas.

O vereador João Pescoço absteve.

Nos próximos dias, a Câmara de Taiobeiras colocará em votação as contas do exercício de 2004.


Em Taiobeiras, bandidos roubam ferramentas da ESEC

Materiais levados podem ser usados em arrombamentos de comércios
Meliantes arrombaram compartimentos do caminhão e levaram diversas ferramentas

Na madrugada dessa quinta (20), bandidos arrombaram os compartimentos de um caminhão da empreiteira Esec, prestadora de serviços da Cemig, e furtaram valiosas ferramentas, avaliadas em R$ 8 mil.

O caminhão estava estacionado na Avenida do Contorno, esquina com a Rua Santos Dumont, no bairro Vila Formosa, em Taiobeiras. A ação dos bandidos ocorreu enquanto os funcionários da empresa dormiam.

Para levar as ferramentas, os bandidos arrombaram os cadeados dos compartimentos. Entre as ferramentas furtadas está um “tesourão”, com capacidade para cortar qualquer tipo de corrente ou cadeado. Portanto, os comerciantes que trancam seus estabelecimentos com correntes e cadeados precisam ficar atentos, pois a ferramenta poderá ser usada para essa finalidade. Os bandidos levaram também algumas alavancas, que podem ser usadas para arrombamentos de portas de aço.

A Polícia Militar lavrou ocorrência e está fazendo rastreamentos. Qualquer tipo de informação pode ser comunicada pelos fones 190 ou 181.

Um destes "tesourões" foi levado pelos bandidos e pode ser usado para cortar correntes e cadeados de estabelecimentos comerciais

quarta-feira, 19 de março de 2014

Polícia Civil prende quadrilha que roubava cargas em Taiobeiras e região

Quatro acusados de envolvimento com a quadrilha

A Polícia Civil de Taiobeiras concluiu investigação que resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de roubo de cargas em Taiobeiras e região Alto Rio Pardo. Seis dos oito mandados de prisão expedidos pela Justiça foram cumpridos durante operação iniciada na terça, dia 18, e encerrada na manhã dessa quarta.

Quatro pessoas foram presas em Taiobeiras, duas em Indaiatuba (SP) e outras duas estão foragidas. A faixa etária dos presos varia de 18 a 28 anos, eles não têm passagens pela polícia por roubo de carga, mas já foram detidos por outros crimes.

Segundo o delegado Alessandro da Silva, os criminosos abordavam os caminhões, muitas vezes fazendo uso de armas de grosso calibre, e em seguida os levavam até um local ermo e roubavam as cargas, ou o cofre que fica dentro dos veículos.

Ainda segundo o delegado, a quadrilha estava sendo investigada há sete meses e atuava no Alto Rio Pardo, mas tinha ligações com criminosos que agiam em outras regiões do Norte de Minas. “Percebemos por meio de monitoramento telefônico que eles agiam de forma organizada e planejada. São pessoas de classe média e que não levantariam suspeitas”, disse.

O delegado afirmou também que os assaltantes não tinham foco em apenas um tipo de carga, e as mercadorias, como chocolates, biscoitos, peças de veículos, bebidas e eletrodomésticos, eram vendidas em Minas Gerais. Não há informações de envolvimento de comerciantes da região. 

A última carga apreendida foi a de chocolates e biscoitos, que teria sido roubada pelos criminosos presos na operação, e que está avaliada em R$ 60 mil. (Com o G1).

segunda-feira, 17 de março de 2014

Salinas recebe Companhia de Teatro nesta segunda

Grupo teatral faz turnê pelo Vale Jequitinhonha

A companhia mineira de teatro ‘Grupo Galpão’ apresenta a Turnê Jequitinhonha com o espetáculo “Os gigantes da Montanha” com direção de Gabriel Villela. Em Salinas, a apresentação é nessa noite de segunda (17), na Praça Dr. João Cardoso de Araújo, Centro da cidade.

'Os gigantes da Montanha' tem classificação livre e a apresentação é gratuita. O texto é do Luigi Pirandello que narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila isolada do mundo, povoada por fantasmas. A peça busca ressaltar o valor do teatro e a comunicação com o mundo moderno.

O grupo que é originário de Belo Horizonte completou 30 anos em 2013 e já percorreu várias cidades do Brasil e também no exterior.

Amanhã, terça-feira (18), a apresentação será em Virgem da Lapa e na quarta-feira (19) na Praça do Mercado, em Araçuaí.

Cemig divulga dicas de segurança e economia em escolas de Rio Pardo de Minas

Profissionais repassaram diversas dicas para os estudantes

O “Cemig nas Escolas”  levou aos alunos do ensino fundamental e médio de Rio Pardo de Minas diversas informações sobre segurança com a eletricidade e economia de energia. Com este propósito, o Técnico da Cemig, Jerônimo Sebastião, ministrou palestras em três escolas: Escola Estadual Marlene Carmo, Escola Municipal Gumercindo Costa e Escola Jose Cristiano.

Para tornar o assunto mais acessível e agradável, foram feitas 4 apresentações do “Teatro de Luz”, com a peça: “Quem sabe economizar tem muito a ganhar”, apresentada pela dupla Tonho e Lia, dois caipiras que estavam indignados com o valor da conta de energia. Após reclamar, Lia descobre que o problema estava na forma incorreta de utilizar a energia. A partir de então, passa a divulgar as informações sobre economia, segurança, canais de atendimento da Cemig aos amigos.

Cerca de 500 alunos, nos turnos da manhã, tarde e à noite, puderam ampliar seus conhecimentos sobre a Cemig e aprender importantes dicas para a preservação das suas e da vida no planeta.

sábado, 15 de março de 2014

Prefeitura de Salinas troca publicações de Decretos

Decreto 6.395 reconhece gravidez de Cléia e Maria Luiza

Após as denúncias publicadas pelo Blog da Folha Regional relatando as demissões de mulheres grávidas e de uma falecida há um ano, o prefeito Kinca Dias publicou três Decretos no site oficial da Prefeitura, mas, no desespero, misturou os casos e citou a agente Cléia Márcia Borges dos Santos em dois Decretos com números diferentes. No Decreto nº 6.394 o prefeito exclui apenas Cléia da lista de demitidos, já no Decreto nº 6.395, Kinca excluiu Cléia e Maria Luiza Francisca Soares da lista negra. Ou seja: o prefeito publicou dois Decretos diferentes citando a mesma pessoa. Até o fechamento dessa matéria, os dois Decretos permaneciam publicados no site.

Também após as denúncias deste Blog, o prefeito publicou, na tarde de sexta, dia 14, um Decreto, também com o nº 6.394, mas com outro conteúdo, onde explicava a exclusão da falecida Kênia Fernandes da Silva da lista de demitidos. Neste mesmo Decreto, o prefeito reconhecia a gravidez da agente Cleunice Ferreira Lima, retirando-a da lista de exonerados. Mas, para surpresa geral, o Decreto com este conteúdo foi retirado do site da Prefeitura e publicado outro com o mesmo número e conteúdo diferente. 

Até o fechamento dessa matéria, haviam dois Decretos publicados no site, mas, em nenhum deles, trata da situação da grávida Cleunice e muito menos da falecida Kênia, que foram demitidas pelo Decreto nº 6.392.
Decreto reconhece gravidez de Cléia e a retira da lista

Decreto com mesmo número (6.394) foi publicado na sexta, dia 14, falando sobre a situação de Cleunice e da falecida Kênia, mas neste sábado, dia 15, o Decreto foi substituído por outro conteúdo

Outro erro: sobe para três o número de grávidas demitidas na Prefeitura de Salinas

Aparece 3ª mulher grávida na lista de demitidos da Prefeitura de Salinas

O Decreto publicado pelo prefeito de Salinas, Kinca Dias, exonerando 113 profissionais do setor saúde, consta três mulheres grávidas. A reportagem acabou de ser informada que a Agente Comunitária de Saúde, Cleia Márcia Borges dos Santos, que trabalha no PSF de Curralinho, está no oitavo mês de gestação e a Prefeitura de Salinas não sabia, colocando-a na lista de servidores demitidos.

Agora são três agentes grávidas demitidas, fato que demonstra total descontrole administrativo na Prefeitura de Salinas, gerando enorme repercussão pelas ruas da cidade e nas redes sociais. As outras agentes grávidas que foram demitidas são: Cleunice Ferreira Lima, que trabalha no PSF Nova Esperança e Maria Luiza Francisca Soares, que trabalha no PSF Santo Antonio.

sexta-feira, 14 de março de 2014

PM de Salinas prende mototáxi que estava no tráfico

Equipe de militares apresenta o autor após operação bem planejada

Na tarde dessa sexta, dia 14, a Polícia Militar de Salinas conseguiu executar mais uma operação de sucesso contra o tráfico de drogas. Assim que todas as informações foram levantadas sobre o suspeito, os militares passaram a monitorá-lo, até que foi montada operação para a abordagem, ocorrida por volta das 17 horas, na Rua João Pena Sobrinho, no bairro Silvio Satiango.

Conforme o militar Daniel Caetano, o autor é o mototaxista Geraldo Gomes Pinho Júnior, conhecido por "Júnior", de 25 anos. “Ele transportava, além de pessoas, cocaína para vários usuários na cidade e região”, relata Daniel.

Ao ser abordado, o mototaxista foi flagrado com 5 papelotes de cocaína. Logo após, os militares fizeram buscas em sua residência, onde foi localizado mais 10 papelotes e uma pedra bruta, de aproximadamente 50 gramas de cocaína.

O autor confessou ser dono da droga, além de relatar detalhes sobre a execução do tráfico. Na Delegacia da Polícia Civil foi relatado o flagrante.

Prefeito Kinca demite três mulheres: duas grávidas e uma falecida há um ano

Assessoria do prefeito Kinca disse que não sabia que as mulheres estavam grávidas
Polêmica: Decreto do prefeito Kinca, de Salinas, exonera uma mulher já falecida e duas grávidas

O prefeito de Salinas, Kinca Dias, publicou um Decreto exonerando 113 profissionais do setor saúde, dentre eles tem três mulheres: duas grávidas – uma com quatro meses de gestação e outra com cinco meses, e uma mulher que morreu há quase um ano.

Uma das mulheres grávidas demitidas é a Agente Comunitária de Saúde, Cleunice Ferreira Lima, que trabalha no PSF Nova Esperança. Ela está no quarto mês de gestação. “Isso é um absurdo e um grande desrespeito às Leis. Eu vou entrar com um Mandado de Segurança e acionar a Justiça do Trabalho”, informou Cleunice, demonstrando muita indignação. “Na terça-feira, dia 11, eu estive com o prefeito e ele sabia que eu estava grávida, mas preferiu sair atropelando tudo”, lamenta Cleunice.

A outra grávida demitida é a Agente Comunitária de Saúde, Maria Luiza Francisca Soares, que trabalha no PSF Santo Antonio. Ela está no quinto mês de gestação. A reportagem não conseguiu fazer contato com Maria Luiza.

Na lista com 113 profissionais de saúde demitidos, o prefeito Kinca também anunciou a exoneração da saudosa Kênia Fernandes da Silva, que morreu no dia 15 de março de 2013 (amanhã faz um ano), vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela trabalhava como Agente de Vigilância em Saúde. “Eu estou muito surpreso e triste, pois quando minha esposa morreu, eu levei, pessoalmente, a certidão de óbito na prefeitura. Tem alguma coisa errada”, disse Ivânio Oliveira, que era casado com Kênia. “Vou pegar uma cópia desse Decreto e passar saber o que está acontecendo”, concluiu o viúvo.

Em contato com a reportagem, a assessora do prefeito Kinca, Patrícia Guimarães, informou que “aconteceu um erro no confronto de dados” e por isso o nome da falecida Kênia apareceu na lista dos profissionais demitidos. Quanto às mulheres grávidas, Patrícia explicou que elas foram demitidas por que a prefeitura não foi informada da gravidez.

O que diz a Lei:

A legislação garante a estabilidade da empregada gestante a partir da confirmação da gravidez, inclusive no caso do contrato de experiência ou determinado. Determina ainda que o período de licença-maternidade da empregada gestante é de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Este entendimento está consubstanciado no artigo 10, II, "b" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88, o qual confere à empregada gestante a estabilidade provisória, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Conforme estabelece a Lei 11.770/2008, que instituiu o Programa Empresa Cidadã, este prazo poderá ser prorrogado por mais 60 (sessenta) dias quando a empregada assim o requerer ou ainda quando a própria empresa aderir voluntariamente ao programa.


Kinca X Agentes de Saúde: mais um capítulo da guerra

Prefeito acaba de publicar Decreto exonerando 113 profissionais do Setor de Saúde
Prefeito Kinca e os Agentes de Saúde estão em "pé de guerra" há muito tempo

O prefeito de Salinas, Kinca Dias, publicou o Decreto 6.392 exonerando 113 profissionais do Setor de Saúde, dentre eles: médico, psicólogo, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Conforme o Decreto do prefeito, os agentes comunitários de saúde assumiram o cargo após aprovação em processo seletivo simplificado, em 2008, por um prazo de dois anos e, ao final deste prazo, o ex-prefeito José Prates optou por renovar o vínculo precário, que findou em 2012. “Desde então, todos os agentes comunitários de saúde encontram-se indevidamente vinculados à Administração Municipal”, diz o Decreto.

O Decreto entra em vigor a partir do dia 13 de abril. A reportagem fez contato com Patrícia Guimarães, assessora do prefeito Kinca, que explicou: “A prefeitura está cumprindo determinação do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público”, explicou Patrícia, dizendo ainda que o prefeito e a Assessoria Jurídica da prefeitura farão contato com a reportagem para detalhar o conteúdo do Decreto.

Mais informações a qualquer momento.

Todos os detalhes na próxima edição do Jornal Folha Regional, inclusive a versão dos profissionais exonerados, que estão revoltados.

Abaixo, a relação dos profissionais demitidos.

Agentes Comunitários de Saúde exonerados:
MARÍLIA SOUZA GUIMARÃES - Advogada
ADENICE FERREIRA DOS ANJOS
ALDAIR DOS SANTOS
ALINE AMARAL
ALINE DOS SANTOS SOARES
BIANCA APARECIDA GOMES MARTINS
CALTIANA RODRIGUES DE JESUS
CARLA ISIELE OLIVEIRA SILVA
CÁTIA NERIS BATISTA SANTOS
CLÉIA MARCIA BORGES DOS SANTOS
CLEUNICE FERREIRA LIMA
DARLENE DE OLIVEIRA
EDINA MOREIRA CRUZ
ELISANDRA BARBOSA ASSIS
ELISMÁRIA APARECIDA OLIVEIRA COSTA
ELIVÂNIA BORGES DE OLIVEIRA
FLÁVIA FERNANDES GOMES
GEICIANE FRANCIELE CACIQUE OLIVEIRA
GISLANE MARTINS CARDOSO
GLADSON FERRAZ PENA RAMOS
HELINE MÁRCIA DURÃES E SILVA
HERMILENE OLIVEIRA CAÍRES
ISLANE ROSA LIMA
IVETE FERNANDES PESSOA
JANE APARECIDA CORDEIRO DA SILVA
JOÃO MARCOS DE FREITAS
JOSÉ ROBERTO FERREIRA COSTA
JOZIMARA SANTANA MATOS
KELLY CRISTINY PEREIRA MENDES
LUCAS PEREIRA
LUZINETE GONÇALVES DOS SANTOS
MABEL SIRANE DE OLIVEIRA
MARCOS MARTINS COSTA
MARIA CLEIDE DIAS DE OLIVEIRA
MARIA DE FÁTIMA SANTOS
MARIA DEVANI SANTOS
MARIA FERREIRA LESTE OLIVEIRA
MARIA JORDA TEIXEIRA PEREIRA
MARIA LUCENA NEVES DE OLIVEIRA
MARIA LUIZA FRANCISCA SOARES
MARIALINE LINA BARBOSA
MARILDA BARBOSA SANTOS
MARÍLIA ELISANETE GOMES DOS SANTOS
NADIEL PEREIRA DE SOUZA
NATÃ GOMES DE PINHO
NEIDE BARBOSA DE MATOS
PAULA CRISTINA DE OLIVEIRA MENDES
RAUL FRANCISCO DE OLIVEIRA
ROSANGÊLA AFONSO DOS SANTOS
ROSEMARY FERNANDES DE OLIVEIRA SILVA
ROSILÉIA RAMIRES RAMALHO
SANDRA COELHO AMARAL
SIBELE CARDOSO DA SILVA
SIDNEY GONÇALVES DAS NEVES
SIMONE PEREIRA DA SILVA CARDOSO
TABLO KERLLES CARDOSO
VALDEI PEREIRA DA SILVA JUNIOR
VILMAR PEREIRA DE OLIVEIRA
ZENAIDE ALMEIDA DIAS PINTO
EDERLANDIA ORNELES DOS SANTOS
MONE CLÉSIA BATISTA DA SILVA
BRUNO SILVA BRITO
RHAIANY ALCÂNTARA BRITO
MARIA DORENI MIRANDA RODRIGUES
MARLY ALCIONE ALVES FONSECA PAULINO

Agentes de Vigilância em Saúde exonerados:
ELVIS GONCALVES LIMA
FÁBIO JÚNIO BARBOSA NEVES
FÁBIO PEREIRA NUNES
FAGNER JOSÉ GUIMARÃES
GILMAR MIRANDA DE OLIVEIRA
IVÂNIO DE OLIVEIRA CUNHA
JANAINA NEVES DE SÁ
JEFERSON MARTINS DOS SANTOS
JOSÉ OTELINO MENDES DA SILVA
JUAREZ DURÃES DE SOUZA
JUNIOR JARDIM DOS SANTOS
KÊNIA FERNANDES DA SILVA
RICARDO MIRANDA SANTIAGO
SELVINO EUSTÁQUIO MENDES SILVA
SIMONE DIAS DOS SANTOS
VANDERLAN BATISTA DOS SANTOS

Assistentes Sociais exonerados:
VIVIANE PEREIRA SOARES
GABRIELA DE ALMEIDA LOIOLA
CLAUDIA ANDREA DA SILVA TAVARES
CLÉVIA ANTUNES DOS SANTOS

Enfermeiros exonerados:
CRISTIANE DE OLIVEIRA SILVA
ELIANE CRISTINA ALVES
GERCIANE SARMENTO SILVA
GISÉLIA MARIA DOS SANTOS RODRIGUES
JACILENE MARTINS DE OLIVEIRA XAVIER
LARYSSA MARTINS DOS SANTOS
MANY ANE RODRIGUES DOS REIS LACERDA
MARIA CECÍLIA OLIVEIRA BARROS
SIMONE KELLE SANTOS DE MELO
GLAUBER DA SILVA CORREA
MONARLEY WILLIAN FERREIRA SARMENTO
VALMIR RODRIGUES DE OLIVEIRA

Outros exonerados:
VANESSA MIRANDA SOUZA - Atendente/Agente Cadastrador
CLÉSIA WELVIA NERY - Auxiliar de Enfermagem
FLÁVIA FAGUNDES MORAIS - Dentista
RONILDO POLICARPO DE OLIVEIRA FREIRE - Dentista
VALTAIR BARBOSA - Médico
EDNA MARISE DE SOUSA - Monitor
SUELY FERREIRA DE MEDEIROS MARTINS - Professor
LUCIANO MARQUES - Psicólogo
IRENE RIBEIRO DE SOUZA - Técnico de Enfermagem
TÂNIA TRUHLAR - Técnico de Enfermagem