Depois de abandonada, Escola Técnica é saqueada

Fornecedores arrancaram ferragens para cobrir prejuízos e populares levaram o que podiam
Unimontes promete terminar a obra, mas poderá ser preciso uma nova licitação

A população de Taiobeiras assiste passivamente a paralisação das obras da Escola Técnica de Educação Profissional, que vinha sendo erguida no bairro Newton Júnior, com orçamento de R$ 7,9 milhões. A construtora Caminho Engenharia e Construção, do estado de Goiás, simplesmente abandonou a obra, sob alegação de que a Unimontes não estava efetuando os pagamentos devidos.

Os operários foram demitidos. E, para piorar a situação, a informação é de que existe uma dívida em torno de R$ 300 mil com fornecedores. O prazo para a conclusão da obra era o último dia 14 de maio, mas os trabalhos sequer estão na metade.

Com o abandono da obra, os fornecedores, prevendo prejuízos, recolheram os materiais possíveis no canteiro, especialmente ferragens. A Polícia Militar esteve na obra e registrou as reclamações dos operários e a retirada dos materiais.

Um dos operários, que pediu para não ser identificado, afirmou à reportagem que funcionários de uma loja de materiais de construções de Taiobeiras estariam retirando as ferragens armadas em uma laje para cobrir a falta de pagamento na venda de cimento para a construtora. “A loja entregou muito cimento aqui, mas como não recebeu o pagamento, eles estão arrancando as ferragens para cobrir o prejuízo”, disse o operário.

Com o abandono da obra, vários populares adentraram ao canteiro e passaram a retirar o que encontraram pela frente, com madeiras, tábuas e fios.

Em nota, o prefeito Danilo Mendes admitiu a paralisação da obra e confirmou que a construtora alega falta de pagamento por parte da Unimontes, por isso, permitiu aos comerciantes retirar o material adquirido. “A Unimontes afirma que tem problemas nas seis escolas que a empresa está construindo no Estado e já se discute uma nova licitação para a continuação das obras”, diz a nota do prefeito.

O professor Juventino Ruas de Abreu Junior, da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, esteve em Taiobeiras e garantiu que a obra será concluída. Segundo ele, o contrato com a construtora Caminho Engenharia foi encerrado e a Unimontes convocará as próximas empresas classificadas na licitação ou providenciará a abertura de novo processo licitatório.

A reportagem tentou falar na sede da construtora, na cidade de Goiana, mas ninguém atendeu ao telefone.

Comentários