Copasa investe em tecnologia na região

Aquisição de equipamento para inspeção das redes de esgoto será usado nas cidades da região
SALINAS – A Copasa investe em novas tecnologias para garantir a qualidade dos serviços de esgotamento sanitário na região. Agora, o Distrito do Baixo Pardo (DTBP), com sede em Salinas, recebeu uma câmera de inspeção de redes de esgoto, equipamento de última geração capaz de inspecionar a condição das redes de esgoto e verificar a existência de deformações, obstruções, desalinhamentos e até a existência de ligações e ramais clandestinos ou não cadastrados. Com este equipamento, é possível filmar e fotografar em alta resolução as paredes internas de tubulações de redes de esgoto, gerando relatórios que podem ser transmitidos para um pendrive ou via rede de dados Wifi.

Segundo o engenheiro de eletromecânica da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Rodrigo Ribeiro, todos os equipamentos utilizados pela Copasa são padronizados por meio de especificações técnicas elaboradas por uma equipe especializada. “Atualmente, cerca de 35 distritos em todo o Estado já contam com esse equipamento e agora o Distrito de Salinas também poderá utilizar esta tecnologia para melhor atender as demandas dos nossos clientes”, afirma.

Dentre os benefícios diretos do uso da câmera de inspeção destacam-se o acompanhamento constante das condições das redes coletoras de esgoto, a diminuição da incidência de vazamentos de esgoto em vias públicas e a redução de refluxos no interior das residências.
Para o gerente Flávio Vita, a aquisição do equipamento também gera redução de custos para a companhia. “Com os dados coletados pelo equipamento, principalmente por meio de imagens, nossa equipe técnica terá plenas condições de estimar a vida útil ou a necessidade de manutenção e/ou substituição dos trechos das redes coletoras de esgoto inspecionadas”, explica.

Para o encarregado de manutenção de esgoto do DTBP, José Edmilson Santos Guedes, que participou do treinamento em Belo Horizonte, a aquisição da câmera de inspeção pelo distrito traz benefícios e otimiza o trabalho dos empregados nos sistemas. “Estamos muito otimistas com a aquisição da câmera de inspeção, pois vai facilitar muito as atividades do dia-a-dia, principalmente com relação às manutenções efetuadas na rede de esgoto, pois poderemos agir preventivamente e garantir que eventuais transtornos não interfiram na qualidade de vida da população”, complementa.

A câmara de inspeção está em uso no DTBP desde o mês de abril de 2014, disponível para operações em Salinas e demais sistemas do Baixo Pardo.

Comentários

  1. SERÁ QUE ESSE APARELHO FABRICA AGUA, A COPASA SE PREOCUPA EM GANHAR DINHEIRO E A FONTE DE AGUA COMO FICA? DAQUI UNS TEMPOS DE ONDE VÃO CAPTAR ÁGUA?

    ResponderExcluir
  2. O consumidor paga tão caro pelo serviço então a copasa não faz mais do que a obrigação dela.

    ResponderExcluir
  3. Espero que também melhore a qualidade da água, pois, de vez em quando está chegando pela minha torneira uma água barrenta, repito BARRENTA e não meio amarelada. Nas próximas vezes que chegar vou tirar uma foto e postar, ou estou engando e é só em casa que está assim??? Ajuda aí Oh!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Tão eficiente que fecharam parte do transito, ainda esta semana aqui em salinas, nas cercanias do mercado municipal, o esgoto jorrava como um vulcão; Ficam as perguntas: A dimensão das redes é suficiente para o deslocamento do equipamento, só um funcionário treinado para operar o mesmo (soube de fonte segura, só um)? Se 90 por cento da água consumida vira esgoto e o mesmo é "TRATADO", pagamos por isso, minha casa fica na parte alta e falta d'água é rotina, com ar chegando antes da água, pago pelo ar, vazamento de esgoto (que deveria ser tratado) e muitas vezes banho de caneca e ainda tenho que aplaudir, parabéns COPASA pelo roubo legalizado, amparado por lei !!!

    ResponderExcluir
  5. ESSE E O NOSSO BRASIL PAIS DA COPA............

    ResponderExcluir
  6. CUIDADO com o PH da água mineral. Marcas famosas de BH vedem água com o PH muito abaixo do recomendado. Pesquise na internet sobre acidez da água mineral. A OMS recomenda não beber água com o PH abaixo de 6,pois pode trazer sérios riscos a saúde.

    ResponderExcluir
  7. Não estou aui tentando ser advogado da Copasa, mas a realidade é que, o que a copasa cobra de taxa mínima, 6.000 litros de água tratada e fluoretada mais o esgotamento sanitário de uma residência mensal, muitos dos que reclamam pagam de cerveja em poucas horas de farra. Ninguem reclama que a cerveja tá cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu energúmeno... , Quem toma cerveja tem a opção de comprar ou não comprar, e compra onde lhe der na teia pois cerveja se encontra várias em qualquer esquina, já a água tratada é comercializada na forma de monopólio estatal, onde nós não temos outras opções, o que temos é que pagar aquilo que eles acham que é o ideal para os seus acionistas, ou você também não sabe que a Copasa tem o objetivo de gerar receita para os seus acionistas.

      Excluir

Postar um comentário