Cachaças de Salinas já estão usando Selo de Identificação Geográfica


Ana Paula, da cachaça Nova Aliança, recebe Selos do Presidente da Apacs, Eilton Santiago

SALINAS – O mês de maio ficará marcado como o início do uso do Selo de Identificação Geográfica (IG), modalidade Procedência, nas garrafas de cachaças artesanais dessa cidade. Os selos distribuídos aos produtores credenciados, geram expectativas de aumento das venda, já que o consumidor terá garantias de que a bebida identificada com o selo tem produção certificada e qualidade superior. “Um dos retornos esperados pelos produtores é a agregação de valor à bebida, com expectativa de aumento no consumo e no valor”, disse Eilton Santiago, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Salinas (Apacs), lembrando que, até então, apenas as cachaças da região de Paraty/RJ eram certificadas.

O registro de IG foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) à Apacs em 2012, mas só agora o Selo será chegou aos produtores. Das 60 marcas produzidas na região de Salinas, 27 terão o direito de utilizar o selo entre 2014 e 2015. "Foram quase dois anos de estudos, pesquisas, adequações e análises de processos para colocarmos no mercado as primeiras garrafas com o selo de IP”, disse Nivaldo Gonçalves, responsável pela comissão de registro do Selo IG em Salinas.

A validade do certificado é de um ano e, após este período, é feita nova avaliação nas unidades produtoras para verificar se a fabricação continua dentro dos padrões estabelecidos pelo comitê gestor de IG, composto por nove pessoas, sendo seis associados à Apacs e três membros das instituições SEBRAE, Emater-MG e o Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG.

Logo no 1º ano, a Apacs espera comercializar 3,3 milhões de garrafas de cachaça artesanal com o selo de procedência, o que corresponde a cerca de 2,2 milhões de litros da bebida. "Cada marca autorizada a utilizar o selo terá código próprio de identificação, que pode ser utilizado pelo consumidor para identificar a autenticidade da cachaça. Para isso, basta que ele acesse o site da Apacs", explicou Eilton, informando ainda que a Apacs está criando também uma rede de revendas autorizadas em grandes cidades brasileiras, com o intuito de ampliar a comercialização da bebida certificada.

Comentários

  1. "com expectativa de aumento no consumo" isso não é nada bom, significa mais desgraça e dependência. Qual a parte positiva dessa história? só mesmo para os produtores que ganham lucros com a doença de outras pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário