Prefeito Kinca demite três mulheres: duas grávidas e uma falecida há um ano

Assessoria do prefeito Kinca disse que não sabia que as mulheres estavam grávidas
Polêmica: Decreto do prefeito Kinca, de Salinas, exonera uma mulher já falecida e duas grávidas

O prefeito de Salinas, Kinca Dias, publicou um Decreto exonerando 113 profissionais do setor saúde, dentre eles tem três mulheres: duas grávidas – uma com quatro meses de gestação e outra com cinco meses, e uma mulher que morreu há quase um ano.

Uma das mulheres grávidas demitidas é a Agente Comunitária de Saúde, Cleunice Ferreira Lima, que trabalha no PSF Nova Esperança. Ela está no quarto mês de gestação. “Isso é um absurdo e um grande desrespeito às Leis. Eu vou entrar com um Mandado de Segurança e acionar a Justiça do Trabalho”, informou Cleunice, demonstrando muita indignação. “Na terça-feira, dia 11, eu estive com o prefeito e ele sabia que eu estava grávida, mas preferiu sair atropelando tudo”, lamenta Cleunice.

A outra grávida demitida é a Agente Comunitária de Saúde, Maria Luiza Francisca Soares, que trabalha no PSF Santo Antonio. Ela está no quinto mês de gestação. A reportagem não conseguiu fazer contato com Maria Luiza.

Na lista com 113 profissionais de saúde demitidos, o prefeito Kinca também anunciou a exoneração da saudosa Kênia Fernandes da Silva, que morreu no dia 15 de março de 2013 (amanhã faz um ano), vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ela trabalhava como Agente de Vigilância em Saúde. “Eu estou muito surpreso e triste, pois quando minha esposa morreu, eu levei, pessoalmente, a certidão de óbito na prefeitura. Tem alguma coisa errada”, disse Ivânio Oliveira, que era casado com Kênia. “Vou pegar uma cópia desse Decreto e passar saber o que está acontecendo”, concluiu o viúvo.

Em contato com a reportagem, a assessora do prefeito Kinca, Patrícia Guimarães, informou que “aconteceu um erro no confronto de dados” e por isso o nome da falecida Kênia apareceu na lista dos profissionais demitidos. Quanto às mulheres grávidas, Patrícia explicou que elas foram demitidas por que a prefeitura não foi informada da gravidez.

O que diz a Lei:

A legislação garante a estabilidade da empregada gestante a partir da confirmação da gravidez, inclusive no caso do contrato de experiência ou determinado. Determina ainda que o período de licença-maternidade da empregada gestante é de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário.

Este entendimento está consubstanciado no artigo 10, II, "b" do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88, o qual confere à empregada gestante a estabilidade provisória, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Conforme estabelece a Lei 11.770/2008, que instituiu o Programa Empresa Cidadã, este prazo poderá ser prorrogado por mais 60 (sessenta) dias quando a empregada assim o requerer ou ainda quando a própria empresa aderir voluntariamente ao programa.


Comentários

  1. Isso é a inteligência pura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que eu saiba, é obrigação da servidora informar a sua gravidez ao departamento de Rh da empresa em que trabalha. Ninguém é obrigado a saber que a colega está grávida. O jornal publica legislação relativa à funcionária grávida e esquece de informar de quem é a obrigação de comunicar ao departamento competente. Poderia questionar a servidora se a mesma fez tal comunicação. Quanto à falecida, há uma nota da prefeitura informando que devido a conversão de dados para o novo sistema de gerenciamento, ocorreu este erro de informação. Já foram publicados decretos que retificam o ato de exoneração, excluindo estes servidores. Pelo que me foi informado ficaram de fora do decreto servidores que estavam de licença médica. Acredito que uma leitura mais atenta dos decretos por parte do jornalista permitiria a ele publicar uma reportagem isenta, como determina o manual do bom jornalista. Sou funcionário público estadual de carreira, e realmente é injusto que servidores com contrato temporário queiram se efetivar sem passar por um concurso específico para isto. O governo do estado cometeu o erro de efetivar professores e quando o STF determinar a exoneração destes servidores, com certeza teremos a mesma choradeira. Entendo que todos precisam de emprego, mas montar cabide não.

      Excluir
    2. Caro leitor, as matérias em pauta foram publicadas antes da publicação do decreto que retifica as exonerações. Resumindo: o decreto foi publicado após a denúncia feita pelo BLog.

      Excluir
    3. caro funcionario publico de carreira ou meu caro puxa saco quem monta cabide de emprego e seu prefitinho pregando familias nteira na prefeitura ex familia guimaraes,duraes,simoes,sarmento,xavier,ferreira,etcmais a denumcia já foi enviada ao tce pra falar que o acs tem que fazer concurso publico ler prineiro a ec 51 funcionário de careira

      Excluir
    4. Aqui quem fala é uma das gestantes em questão! primeiro meu querido anônimo, posta ai qualquer documento oficial que prove sua afirmação que sou obrigada a comunicar o RH minha gestação, segundo vou te informar não que seja da sua conta, mas faço questão: ao setor responsável pela minha atuação junto a prefeitura foi comunicado em novembro de 2013, minha gestação, agora antes de falar de coisas que vc tem o devido esclarecimento, informe-se primeiro. Sorte sua que não faço idéia de quem seja vc, sabe por que? ADORARIA SABER PARA TE INCLUIR NO MEU PROCESSO CONTRA A PREFEITURA, AFINAL AFIRMAR UMA COISA ASSIM EM REDE PÚBLICA SEM TER PROVAS, COMPROMETE NÃO ACHA? É UM DESRESPEITO E UMA DESMORALIZAÇÃO DA MINHA PESSOA. Outra coisa caros leitores o folha regional publicou somente noticias verdadeiras sobre a situação, e o decreto onde ele corrige dizendo que não iria exonerar a gestante só foi publicado depois, da declaração dada por mim ao jornal. ESPERO QUE SE ENCERRE POR AQUI ESSE TIPO DE COISA PQ SE VCS ACHAM QUE ESTÃO APOIANDO O PREFEITO LHES DIGO: ESTÃO SIM PREJUDICANDO POIS A CADA COMENTÁRIO QUE EU LEIO DE VCS, TENHO MAIS VONTADE DE PROSEGUIR COM OS PROCESSOS.

      Excluir
    5. Bem gostaria de deixar bem claro, mas se preferirem eu posso desenhar também. A coordenação dos PSFs sabia da gestação, agora se a corja que atualmente atua na prefeitura não tem comunicação entre um setor e outro, fazer o que né, é ridículo tentar jogar a culpa em cima da funcionária, isso só demostra que o querido prefeito além das burrices que faz não sabe nem ser humilde e pedir desculpas formalmente a pessoa em questão. Mas para ele é mais comodo dizer que a funcionária é culpada, mas "ISSO TAMBÉM SERÁ LEVADO A JUSTIÇA, POIS A MESMA COMUNICOU AO SEU SETOR RESPONSÁVEL, E COLOCARAM UM A NOTA NA REDE DESMORALIZANDO EM REDE PUBLICA A FUNCIONÁRIA ONDE DEIXAM BEM CLARO QUE ELA NÃO FEZ ISSO" SERÁ MAIS UM PROCESSO CONTRA TU KINCAS AGUARDE..........

      Excluir
    6. Não é inteligencia pura não moço, é inteligencia rural. kkkkkkkkkkk
      pura burrice.

      Excluir
  2. Esse prefeito é tão certinho, que está demitindo funcionários com uma justificativa que não estão atuando bem, no entanto não corrigi funcionários de carga horária de 8:00 horas dia e 40 horas semanais sair e trabalhar em outra instituição e ainda sai rotando papo que trabalha em hora de almoço!!!
    Que decepção com essas atitudes, eu achava que você era um homem bom e sensato, mas vejo que que além de insensato é burro!!!

    ResponderExcluir
  3. o prefeito quincas é uma pessoa muito humilde,gosto muito dele,parabens prefeito,hj eu te admiro e muito,sua equipe e 10 , os acs estavam se achando donos dos psfs,e outra so tenho q te agradecer por tudo salinas te merece e muito e na proxima vou votar em vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que tudo indica perderás teu voto...

      Excluir
    2. Se ele é tudo isso que vc diz, como vc explica aquele oficio que dizia para que os médicos não fornecessem pedidos de exames aos pacientes? Se vc TEM TANTA ADMIRAÇÃO POR ELE, por que aparece ANÔNIMO?

      Excluir
    3. vai ser o pior prefeito de todos os tempos

      Excluir
    4. ALGUEM AI SABE COMO SE ENTRAGA CARTA A DEFUNTO??/E PQ NUNCA NA HISTORIA DO MUNDO ISSO ACONTECEU MAS EM SALINAS AGORA VAI

      Excluir
    5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU SEI COMO SE ENTREGA ESSA CARTA! É SÓ LEVAR PARA O COVEIRO DO CEMITÉRIO, QUE ELE IRÁ COLOCA-LA NA CARNEIRA DA DEFUNTA.KKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  4. nossa... sai uma lista e não valida se os funcionários estão desativados... incompetência tem limites...

    ResponderExcluir
  5. Gente, isso é ilegal.. Acontece mesmo isso ? Será que ninguém mais sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM EM SALINAS MG

      Excluir
    2. BOM FIQUEI COM UMA DUVIDA AGORA, SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ESCLARECER? A QUEM AS GESTANTES VÃO PROCESSAR O PREFEITO KINKAS? OU PREFEITA PATRICIA? POR SEGUNDO INFORMAÇÕES FOI ELA QUE ASSINOU AS DEMISSÕES.

      Excluir
  6. Engraçado... é sempre assim, a justificativa de tantos erros é sempre o mesmo...A prefeitura não sabia, o prefeito não sabia... conta outra.... conversa pra boi dormir.. Todo mundo sabia, ou será que essas gestantes nem sequer eram cadastradas em sua própria função.... idiota quem acreditar que a prefeitura não sabia... faça-me rir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa esfarrapada, para encobrir os próprios erros... Então ela anda demitindo os profissionais da saúde por quê mesmo??? Se for por incompetência... ele deveria estar no topo da lista.

      Excluir
    2. GENTE PARECE QUE VCS NÃO SABEM LER ??? A MAIORIA DESSE PESSOAL QUE FOI DEMITIDO ERA CONTRATADO APÓS O TERMINO DOS DOIS ANOS QUE PASSARAM NO CONCURSO... ELES ESTAVAM CONTRATADOS, DEPOIS DO VENCIMENTO DOS 2 ANOS DO CONCURSO QUE ELES PRESTARAM....
      ELES PASSARAM NUM CONCURSO COM VALIDADE DE 2 ANOS APÓS ISSO E "RUA" PRA ELES... POREM A GESTÃO ANTERIOR CONTRATOU-OS PARA NÃO SER PRECISO OUTRO PROCESSO SELETIVO.. ONDE ESTA A INJUSTIÇA EM DEMITI-LOS ???
      SERA QUE ESSE PESSOAL ACHARAM QUE IAM TRABALHAR NOS PSF PRA SEMPRE ??? COMO O A PREFEITURA VAI COLOCAR GENTE NOVA PRA TRABALHAR SENDO QUE TEM FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM DESDE 2009 E PASSARAM NUM CONCURSO DE 2 ANOS...
      TUDO ISSO VAI GIRANDO GENTE... NOVA ADMINISTRAÇÃO NOVOS FUNCIONARIOS...
      AGORA SE OS DEMITIDOS FIZEREM UM NOVO PROCESSO SELETIVO E PASSAREM VOLTEM AOS SEUS SERVIÇOS...
      SEM MAIS.......................

      Excluir
  7. Uma perseguicao idiota! Pq nao demite as coordenadoras das vigilancias disso, vigilancias daquilo.pessoas arrogantes e prepotentes que tem cargos de confianca e ninguem suporta.tudo por causa de meia duzia de votos que estes lhe deram. Tenho vergonha de ser salinense....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns KINKA pelo belíssimo trabalho pois nesses PSF tinha mais funcionário do que gente doente ..... todos mal educados não fazia nada. ta mais que na hora de fazer a mudança .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tm meso os contratados por ele

      Excluir
    2. Vixe!!! pois então meu caro anônimo, veja ai? fala o que quer ouve o que não quer!!! Kinca demitiu o excesso, e viu que precisava ocupar as vagas do excesso, ai, tinha muita gente da sua cozinha desempregado, ele deu uma forcinha, mais se preocupa não o tempo é 6 meses para ele nomear outros

      Excluir
  9. pelo menos no vila aparecida os funcionarios tem competencia sim ,vai fazer muita falta se forem demitidos todos que estão nessa lista,e esse prefeito não sabe de nada e pau mandado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente!

      Excluir
    2. Eu já sabia que ele não iria administrar,e sim a senhora Patricia! se Salinas tava ruim, agora piorou, e se continuar, com certas pessoas no comando,Salinas ficará cada vez pior!

      Excluir
  10. Óh gente sem inteligência...

    ResponderExcluir
  11. Processo seletivo tem validade.. e esse esgotou a muito tempo...ainda que as pessoas não gostem,essa é a verdade...

    ResponderExcluir
  12. Kinca e humilde e gente boa como pessoas, mas como administrador publico ele passa longe, não e pq uma pessoa e bom em uma coisa que ele vai ser bom político, creio que a intenção dele e fazer coisas boas, mas como o povo; "bosta quanto mais mexe mais fede" Kinca tava bem cuidados da sua rede de lojas quando ele sair da prefeitura por mais esforço que ele faça sairá "queimado" na cidade. ele criou muita inimizade no meio do povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kinca cidadão salinense é uma excelente pessoa. o Kinca "PREFEITO" é mais arrogante que o anterior tanto criticado pela turma dele. O atual prefeito está acabando com a reputação do amigo "Kinca da Ciclodias", está se queimando dia após dia com a confiança nos seus ditos acessores arruaceiros que todos sabiam que quando assumissem a Prefeitura Municipal fariam uma verdadeira baderna, como era de se esperar pelas suas atitudes nas reuniões antes das eleições. Saibam todos vocês, funcionários de cargos de confiança e até mesmo o Sr. Prefeito, vcs são funcionários do povo, nossos funcionários, e estão aí para nos atender, entendem? Vcs não são donos da Prefeitura nem tão pouco da nossa cidade. Prestem bastante atenção: 4 anos voam !! Passam rápido e as suas péssimas atitudes ficarão marcadas eternamente na história!! Vcs estão se achando demais!!! Cambada de inconsequentes !!! Pronto, falei !!! Não falei tudo mas por ora tá bom.Que me desculpe que não gostou ou que a carapuça assentou !!!

      Excluir
    2. eu gostei, rápido e preciso!!! concordo!!! nem boa pessoa ele deve ser, porque como profissional ele não é grato, é falso, e um é exemplo do outro . Pessoa que lascava o pau no seu vice, qndo era do outro partido e eu ouvi ele chamar este mesmo de fraquinho e três dias convidou para ser seu vice. Pessimo administrador agora muito sortudo.

      Excluir
  13. A mais pura, de todas as verdades, PARABENS KINKA, já não aguentava mais essa maioria não querendo nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E VC QUERENDO A VAGA DELES NÉ? DEITA E ESPERA, QUE QUANDO VC ACORDAR JÁ SE PASSOU ESSES DOIS ANOS QUE RESTAM PARA O SEU PREFEITINHO AI OH BUUUUUUU! ADEUS 13 EM SALINAS.

      Excluir
  14. É muito simples, se o prefeito voltar a contratar, é perseguição política...outro fato é que a lei é clara, contratos somente período temporario..ou seja será necessário um processo seletivo, aí esses mesmos servidores fazem e mata esse prefeito de raiva...quem manda na cidade não é o prefeito, e sim o povo..não tem essa..vejo acima um monte de comentário bestas, que eu acredito que seja de puxa sacos do tal prefeito,e tenta denegrir a imagem do jornalista, digo que isso é perca de tempo, pois todos sabem muito bem como é político...Servidores vão pra rua esse é o ano. Pois esse ano tem politica...da o troco...cadê o sindicato de vcs..unam -se..em relação as grávidas...sem comentários..ela não precisa informar departamento de RH não, isso só é necessário no período que ela for solicitar a licença, pois a mesma também não advinha quais são o pensamento burro do prefeito não..e pera que esse prefeito autoritário rompesse o contrato desses servidores, o departamento de RH deveria avisado, para que essas, informasse ao departamento sobre a gravidez...Isso chama coerência na gestão pública...

    ResponderExcluir
  15. Coisa de maluco, esse cara é incompetente demais; e sua assessoria mais ainda.
    Esse ano Joaquim Neris é ano de evitar brigas, evitar fadigas, é ano de eleição, cadê o jogo de cintura, mais é isso que se dá quando mistura incompetência com quem nada sabe fazer. é ainda bem que falta pouco mais de 2 anos, isso se vcs não acabarem com salinas antes.

    ResponderExcluir
  16. Aaaaah Kinca... se eu soubesse que administraria tão mal a prefeitura da cidade em que nasci jamais teria me deixado levar pelas atitudes humildes e sorrisos largos que distribuiu por muito tempo. Teria pensado um pouco mais e não teria dado meu voto a você . Que tamanha confusão está aprontando . Trocando os pés pelas mãos . O que é isso ? Ou realmente o que o povo anda dizendo é verdade, que você é MUITO MAL assessorado, ou aqelas suas atitudes humildes e sorrisos não eram tão verdadeiros assim. Eu prefiro acreditrar na primeira opção . E se de fato for isso, não são os ACS's, enfermeiros, médicos, psicólogos... que vc deve EXONERAR não . É a sua assessoria ! 4 anos vão passar rápido, senhor prefeito ( pq não consigo te chamar mais de amigo Kinca da Ciclo Dias). 4 anos voam . Se REALMENTE é necessário um novo processo e/ou concurso publico, pq não propor um que tenha além da prova escrita uma prova de títulos/tempo de experiencia ? Dae não seria TÃO INJUSTO com o povo de sua TERRA. Quando se candidatou para PREFEITO, o 1º objetivo era AJUDAR o desenvolvimento da cidade e da população SALINENSE. não percebe que com isso está renunciando a isso? tudo passa, prefeito . Tudo passa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa Sr. Prefeito, se é necessário abrir um concurso público ou outro processo seletivo, o Sr. deveria primeiro o fazer e não exonerar os funcionários que estão na ativa sem ter como substituí-los. Como é que vai ficar o atendimento ao público que eles trabalhava? Será que eles eram ociosos? Outro detalhe, será a sua sede em exonerá-los era tão grande assim que não poderia esperar mais um pouco até que tudo ficasse bem esclarecido? Com certeza teve comemoração após o decreto né? Fiquei sabendo que vossa senhoria admitiu 02 das Fonoaudiólogas aprovadas em concurso público para as 04 vagas e contratou outras 02 para não chamar a 3ª que provavelmente não contribuiu com a sua eleição diretamente, Quanta ingenuidade a sua Sr. Kinca. E ainda por cima falou para a 4ª colocada que não poderia chamá-la para não ter que admitir a 3ª colocada. Q isso? Falava tanto sobre perseguição da administração passada e vem com essa atitude ridícula? Parece que a justiça foi feita nesse caso !!! Toma juizo Kinca, o povo de Salinas não é tão bobo quanto a meia dúzia de aloprados que votou em vc!!! Presta atenção .

      Excluir
  17. Gente alguém votou em Patricia para Prefeita? Por que é ela quem governa Salinas, pois Kinka está sendo o pior prefeito de todos os tempos. A saúde está horrível e ele diz que é incompetência dos agentes, como eles podem trabalhar sem a menor infraestrutura e o médico sendo proíbido de dar encaminhamentos e pedidos de exames , não tem remédios,etc,, ele não cumpriu nada do que prometeu.

    ResponderExcluir
  18. Gente gente vamos lembrar da musica mais tocada da campanha, EU QUERO KINNNNNN EU QUERO KA EU QUERO KINCACA,KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. Eu queria lembrar a direção do jornal e aos moradores de Salinas que, a falecida em questão, foi uma pessoa que foi avaliada no Pronto Socorro municipal como uma simples dor de cabeça e que no fim faleceu por AVC. É bom relembrar isso, concordam comigo? Trapalhadas em cima de trapalhadas

    ResponderExcluir
  20. Ahhhhh!!!! Gostaria de curtir alguns comentários deixados aqui !!!!!

    ResponderExcluir
  21. Salvo as pessoas que estavam gravida que tem seu direito segurado pelo lei trabalhista, o restante pode gritar, pode espernear que servidor publico contatado de forma temporário não tem estabilidade no emprego, quanto ao espanto não sei porque toda vez que muda a administração publica acontece isso. normal!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa saco antesde falar vc tem que se infomar existe lei federal que garante os acs no emprego lei 11350 de 02/2006 nos tribunas da capital vams ganhar

      Excluir
  22. 'Kinka Promessa' disse no palanque que no mandato dele não haveria fila para a população ter que enfrentar quando precisasse consultas no SUS mas na semana passada teve uma fila no hospital que quase atravessou a cidade, será que era fila de donativos? era nada era o povo buscando atendimento médico pelo Sus! Mentiroso!

    ResponderExcluir
  23. toda cidade tem o prefeito que merece quem votou nele agora aguenta, pena que agente também tem que passar por isso.

    ResponderExcluir
  24. Entrar pra história como o pior de todos os tempos.Imaginem: conseguir ser pior que Tone da Acá é demais não?Alguém aí informa: quem é Patrícia?Prefeita?Não conheço.

    ResponderExcluir
  25. É gente,enquanto isso secretário de saúde ganhando R$7.000,00 e mais diárias que dobram o seu salário,que fica em torno de uns R$11.000,00,que bom né?falta tudo,competência,explicações,porem da pra entender,pois secretários desta administração são puros fantoches,ou seja,mero gastadores do dinheiro público,assim vamos,parabéns Salinas....

    ResponderExcluir
  26. onde q o secretario ganha isso mas se realmente for esse salário do marcelo ele merece pois sua humildade com as pessoas valem muito mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humildade não é o forte dele,se quiser saber converse com as pessoas que trabalham próximo a ele,vão saber a verdade:arrogante e prepotente.

      Excluir
  27. o salario tem valer pelo trabalho. Ser humilde e cordial é obrigação de todos nós.

    ResponderExcluir
  28. Uai, se tinha o nome da mulher falecida nessa lista, então tinha alguém recebendo por ela... E aí?

    ResponderExcluir
  29. meu pai chegou no açougue municipal com uma picada de escorpião ae o medico perguntou se estava doendo ae disse o meu pai: nao doutor so vim aq passear..
    ele achou melhor passar a dor em casa do que estrese no açougue.

    ResponderExcluir

Postar um comentário