MAB ocupa a Prefeitura de Indaiabira e a sede do DNOCS

Na manhã dessa quinta, dia 13, cerca de 120 pessoas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam a Prefeitura Municipal de Indaiabira em protesto contra a Barragem de Berizal. Os agricultores familiares reclamam que seus direitos não estão sendo respeitados e que os políticos estão declarando apoio à construção da Barragem de Berizal sem se preocupar com a situação dos atingidos.

Os atingidos, todos trabalhadores rurais, reclamam também que a ONG Amigos das Águas, que está mobilizando políticos para a retomada das obras na Barragem, não defende os direitos dos atingidos e sequer convidou o MAB ou qualquer atingido para o evento que está acontecendo nesta quinta em Taiobeiras. “Eles estão fazendo mobilização para retomar a obra, mas esqueceram da situação dos atingidos e, sequer, nos convidaram para participar dos debates”, disse Elane Rodrigues, uma das coordenadoras do MAB na região.

Outro grupo do MAB, composto por cerca de 200 pessoas, também ocupou a sede do DNOCS em Montes Claros no mesmo momento. “Nossa pauta de reivindicações visa o combate à violação de direitos e cobra melhorias para o homem do campo”, destacou Elane.

Comentários

  1. Parece-me que o convite foi feito a todos os cidadãos da região. Dessa forma, eles foram e são convidados... Bom, a não ser que os integrantes do MAB não sejam cidadãos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os cidadãos do MAB aueles que lutam e defendem os atingidos e trabalhadores do campo contra as injustiças não são cidadãos imagine esses aproveitadores do recursos naturais que não estão nem aí para o direito humano, esses eu não sei nem especificar o que é!

      Excluir
  2. preocupa não...reuniões e mais reuniões,mas é como enxugar gelo...dá nada não.Não haverá a retomada da construção da barragem não. ano político é assim. Reunem só "pra não dizer que não falei de flores."

    ResponderExcluir
  3. Sera que são pessoas atingidas mesmo ou pessoas pagas para protestar?

    ResponderExcluir
  4. Se a barragem fosse boa para o povo, não teria criado ong só para defendê-la e não havia tanto adesivo na região como '" Barragem do Berizal já!!!.. kkkkk é o des-envolvimento

    ResponderExcluir
  5. Bem, sou um dos idealizadores e fundadores da ONG Amigos das Aguas do Alto Rio Pardo, como também sou um dos atingidos pela obra da Barragem de Berizal, sendo ainda um dos poucos atingidos que sofre a consequência da obra desde o seu início, pois estou localizado no seu eixo, mas ainda assim estamos lutando pela sua retomada, por termos a certeza que ela é de suma importância para o desenvolvimento da região, pra não dizer que certamente no futuro próximo será uma das poucas fontes de água do Alto Rio Pardo. Gostaria de convidar as pessoas que aqui deixaram seus comentários para participarem das nossas reuniões, que acontecem em uma das salas da UAITEC. Quanto ao MAB, a Elaine e todos os outros integrantes do movimento, sabem que foram eles que deixaram de participar das nossas reuniões, desde que lançamos o movimento "Barragem de Berizal Já". Somos sabedores de que o MAB é radicalmente contrário a construção de Barragens e consequentemente o armazenamento de água para o consumo humano e de animais. O MAB também sabe que lutaremos com eles, se necessários for, para que todos os atingidos tenham um processo justo de indenizações, mesmo porque também sou um dos atingidos pelo empreendimento.

    ResponderExcluir
  6. Queria que esses bunitões ai do MAB falassem sobre os atingidos que foram beneficiados e não sairam das terras, esses FDP ficam ai fazendo movimento contra a barragem sem mostrar dados que façam jus ao seu pedido, todo ano é a mesma novela com falta de água na nossa região a melhor solução pra nós todos é a construção da barragem, me revolto quando vejo umas merda dessa ai, logo que eles não querem que faça a barragem, quando faltar água nas casas nossas tem que mandar todo mundo bater na casa deles caçando água, vontade minha é de exterminar esse povo que faz apologia contra a construção, povo só ver a parte ruim das obras, na supervalorização das terras, na qualidade de vida que vai melhorar e nas melhorias na agricultura isso esse povo do MAB não fala, será porque?

    ResponderExcluir
  7. SRA ELANE RODRIGUES, O DIA QUE FALTAR ÁGUA NA NOSSA REGIÃO, A SENHORA " BEBE A TERRA DA SUA PROPRIEDADE ", OK!!!

    ResponderExcluir
  8. esse povo do mab são pessoas que deve servir agua para a população,quando a seca chegarem em nosso região,não o exercito,deveríamos mobilizara a população da nossa região e correr atrás desses malas que ando tentando prejudicar a conclusão da obra da barragem de berizal,elis sai enganado o povo com sesta básica ,pareci que o povo ta passando é fome,é desse jeito que eles coloca os pobres coitados pra acompanhar elis,os integrantes do movimento ameaça os pobres coitados inocentes para participarem dos movimentos ,alegando-os se não participar,não recebe os beneficio no qual é mais questionado a cestas básicas, sem falar do rombo publico,que esse mab traz,arrumando notas frias,super faturadas,e sem falar da falta de competência,ouvimos boatos que ao virem de Indaiabira ,com as irregularidades do movimento ,o ônibus que estava transportando o pessoal avistou o carro da policia tentou desviar entrando no eucalipto levando em risco a vida de varias pessoas , e depois de uma perseguição ,
    conseguindo a escapa da viatura da policia,isso foi relatado por pessoas que estava dentro do ônibus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário