Ex-Guarda Mirim de Salinas é o “campeão’ do vestibular da Unimontes

A meta de Weliton é atuar na Pediatria
Por Leia Oliveira

Primeiro lugar geral no 1º Processo Seletivo/2014 da Universidade Estadual de Montes Claros, Weliton Durães foi aprovado para o curso de Medicina. Ele conquistou 214,29 pontos em 230 possíveis. Inscrito na categoria de egresso de escola pública – carente, concluiu o ensino médio na Escola Estadual Coronel Idalino Ribeiro, em Salinas, onde nasceu. Aos 26 anos, enfatiza que o ingresso na Unimontes é a realização de um sonho de vida. “Estou entrando numa instituição que é referência na região e que permite que pessoas como eu tenham acesso ao ensino superior”, disse Weliton. E completou: “Por isso, agradeço à minha família e a Deus, em especial, que é a fonte principal de meu conhecimento”. 

O “campeão” do vestibular da Unimontes fez questão de contar sua história de vida até a conquista da vaga. Considera o primeiro lugar “um exagero”, mas, ao mesmo tempo, o vê como um troféu diante de inúmeras adversidades. De família humilde, Weliton teve que trabalhar aos sete anos para ajudar em casa. “Vendia salgados e sucos nas ruas, mas nunca abri mão dos estudos. Depois entrei para a Guarda Mirim de Salinas, que é um projeto social no qual jovens carentes se tornam aprendiz em bancos, escritórios e empresas”, relatou.

Weliton revela que o interesse pela Medicina foi despertado depois de traumas pessoais: a doença degenerativa do avô e uma crise de convulsão que o seu pai teve em casa. “Já era para eu ter saído de casa, mas me atrasei e foi justamente neste tempo a mais que fiquei por lá que o meu pai passou mal. Eu que o socorri com massagem cardíaca e respiração boca a boca. Conseguir salvar a vida dele”. Nos exames a seguir, seu pai teve detectada uma disritmia cerebral, mas sem sequelas.

O mal súbito do pai o fez adiar um sonho: de se mudar para Montes Claros e tentar o ingresso num curso superior. Somente um ano depois se mudou para tentar um vestibular. Não conseguiu a vaga em Medicina, mas foi aprovado em Odontologia, na própria Unimontes. Weliton chegou a vender doces na Universidade para custear os gastos extras. Neste intervalo, se casou.

Um ano e meio depois de cursar as aulas de Odontologia, apesar com os atropelos - como ele mesmo diz, Weliton desistiu do curso. “Eu queria mesmo era Medicina; um objetivo de vida. Durante um ano acordava às seis da manhã e dormia às onze da noite, todos os dias. Era apenas os livros e eu, em casa. Só minha esposa trabalhava e tive que contar com a ajuda da família para comer, me vestir, calçar; praticamente tudo. Minha esposa só  conseguiu trabalho há seis meses”.

Segundo ele valeu a pena. “Quero não ser mais um acadêmico de Medicina, quero fazer diferença”. Nos planos, se tornar um cirurgião e pediatra. “Ainda não tenho filhos, mas gosto muito de crianças. A pediatria é uma área carente de profissionais. Mais um motivo para ter um compromisso com a causa”.

Comentários

  1. Nós, sua família e irmãos na fé, estamos muito felizes e orgulhosos de vc. Parabéns pela conquista. Nosso desejo é que sua carreira profissional seja de muito sucesso. Deus continue te abençoando. Parabéns, parabéns, parabéns! A alegria é imensa. \o/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , você com certeza será um vencedor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, fico muito feliz ao ler uma história como essa. Weliton você já é mais que um vencedor, que Deus o abençoe nessa nova caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Isso é mais uma prova, que a sociedade brasileira precisa é de educação e não de bolsas esmolas, cotas e outros benefícios oferecido por políticos corruptos a uma população cada vez mais analfabeta. Peço desculpa por usar a política para comentar o seu sucesso, parabéns rapaz são pessoas como você que me faz acreditar, que o Brasil ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. Que as bençãos de Deus continue te abençoando. Parabéns...Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS, PARABÉNS VC MERECE, QUE DEUS TE GUARDE DE DEIXAR SEU CORAÇAO SE CORROMPER,POIS NOSSOS DIAS SÃO CONTADOS APENAS QUANDO VIVEMOS NA PRESENÇA DE DEUS QUE ELE TE ABENÇOE E TE GURDE E FAÇA RESPLANDECER SOBRE TI O TEU ROSTO

      Excluir
  6. Sinceramente, você já é um vencedor! Parabéns, que o Pai Celestial continue a iluminá-lo em toda a sua trajetória!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Tilde e Eli, por um filho tão esforçado!!! Não te conheço Weliton, mas conheço seus pais e sei o quanto eles devem estar felizes por sua conquista! Que Deus te abençõe e você permaneça firme no propósito de sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Sempre o admirei pela simpatia e pela dedicação. Essa conquista me deixa mais feliz ainda e muito grata a Deus. Que você seja um profissional dedicado e competente e sempre temente a Deus. Que Ele continue lhe abençoando sempre, querido! Marlice

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Welito! Estudar de 6 às 23 horas é quase um exagero. 17 horas por dia.
    Mas, eu sei o que é isso, porque já tive que cumprir esta tarefa estafante. Passar em Medicina da Unimontes já era bom, imagino no primeiro lugar geral. Fico mais admirado ainda pela sua origem humilde e o grande sacrifício feito por toda a família para você se preparar melhor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Welington !!
    Parabéns Eli e Tildes.
    Parabéns para todos da família. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
    Cremos em Deus, que vc foi escolhido por Ele e para Ele, para salvar vidas.
    Que o Senhor Jesus te abençoa, e te faça a cada dia ser grato a Ele, e mais feliz , por esta conquista. Vc é um vitorioso por Cristo Jesus.
    Parabéns, parabéns.👏👏🙏🙏

    ResponderExcluir

Postar um comentário