Depois de 10 dias sem chuvas, vazão do rio Pardo diminuiu 90%. Nível abaixo 1,62m desde a última chuva

Fotos mostram o nível máximo que o rio Pardo atingiu com a enchente e a quantidade que diminuiu após 10 dias sem chuvas
Está mais do que provado: a microrregião Alto Rio Pardo precisa de barragens.

Desde 1992 não chovia tanto na região e o rio Pardo, principal da região, atingiu vazão de 200 metros cúbicos de água por segundo, fato registrado no último dia 28 de dezembro, data da última chuva, de 10,2 milímetros.

Mas, bastou uma estiagem de apenas 10 dias para a vazão diminuir para “apenas” 20 metros cúbicos por segundo, uma incrível queda de 90%. “É uma coisa impressionante. Isso prova que o rio é uma calha, que só tem água quando chove, pois não existem mais afluentes. É por isso que a região precisa de investimentos em barragens”, destaca o produtor rural Carlos Humberto, que convive com o rio há mais de duas décadas.

No último dia 28, o nível do rio subiu cerca de 80 centímetros acima da soleira de nível da Fazenda HP e, 10 dias depois, 07 de janeiro, o rio estava 82 centímetros abaixo do nível máximo da soleira.

Veja matéria completa na próxima edição do Jornal Folha Regional.

Comentários

  1. Ótimo alerta, daqui a pouco a água vai tudo embora e começa a faltar em Taiobeiras de novo, pois os incompetentes da Copasa e Prefeitura não conseguem viabilizar uma barragem

    ResponderExcluir
  2. quem guarda tem e Taiobeiras não guarda

    ResponderExcluir
  3. O CULPADO E NOS MESMOS OS HOMENS, DESMATANDO A NATUREZA, ETCS E PRINCIPALMENTE NOS QUE VOTAMOS NESSES POLITICOS MAIS ESSE ANO TEM ELEIÇAO E SEM BARRAGEM SEM VOTO!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário