Vice-prefeito defensor da Saúde e amante do Esporte

Vice-prefeito Adaildo: desenvoltura na Saúde e Esporte

Após a final do 6º Campeonato Municipal de Futebol de Curral de Dentro, a reportagem do Jornal Folha Regional entrevistou o vice-prefeito Adaildo Rocha, que também é secretário de Saúde e voluntário nas realizações de eventos esportivos na cidade. O vice-prefeito falou sobre as dificuldades e conquistas no setor de Saúde, além do prazer de colaborar com as promoções do setor de Esporte.

FR – Depois de sete anos à frente da Secretaria de Saúde de Curral de Dentro, qual o balanço que você faz dos trabalhos realizados?
Adaildo – A maior dificuldade foi a falta de experiência no início, mas com o apoio do então prefeito Tião Muquiba, que me deu total autonomia para trabalhar, aos poucos os resultados foram aparecendo. Destaco também o suporte técnico da rede de Saúde da região e apoio dos profissionais que trabalham e se dedicam ao município. Na época, o município não tinha nenhuma Unidade Básica de Saúde, não tinha laboratório de análises clínicas e faltava atendimento básico em Maristela. Diante disso, trabalhamos muito e hoje temos três Unidades de Saúde, com completa equipe de profissionais. Também montamos o Laboratório, que realiza todos os exames básicos. E, hoje, Maristela possui o Programa de Saúde da Família, que é fundamental para a Atenção Básica de Saúde. Portanto, acredito que o balanço é altamente positivo.

FR – Diante de tantas crises financeiras, como você encara os desafios da Saúde?
Adaildo – Desde a gestão do amigo Tião Muquiba aprendemos que o recurso público é pouco e, às vezes, demora muito a chegar, então temos que trabalhar dentro das prioridades. Buscamos desenvolver trabalhos voltados para a qualidade de vida das pessoas, mas, muitas das vezes, o momento não nos oferece condições de fazer o que realmente gostaríamos. Hoje, com o prefeito Hermilino, nosso desafio é manter as ações básicas, como assistência médica, farmacêutica e atendimentos e exames especializados fora do domicílio, sempre priorizando a qualidade dos serviços prestados. Quem acompanha os noticiários sabe que as dificuldades do setor de Saúde acontecem no Brasil inteiro e não é só em Curral de Dentro, mas, mesmo com os poucos recursos encaminhados pelos governos estadual e federal, estamos sendo multiplicadores de ações.

FR – Você trabalhava como professor e no setor de Esportes, então como adentrou no setor de Saúde?
Adaildo – No ano de 2005, o então prefeito Tião Muquiba, ao assumir a prefeitura, me nomeou como Coordenador do Setor de Esportes, ocasião em que realizamos muitas ações e eventos, elevando a auto-estima dos amantes do esporte. Com isso, ganhamos reconhecimento em todo o Norte de Minas, pois fomos campeões da Copa Intertv de Futsal e obtivemos boas colocações em outras competições. Neste período, o Setor de Saúde atravessava problemas de gestão e os secretários nomeados não conseguiam dar prosseguimento aos trabalhos. Diante disso, em 2007 Tião Muquiba me convidou para assumir a Secretaria de Saúde, pois viu a minha capacidade de gestão. Inicialmente, muitos criticaram, mas o desafio foi encarado com muita seriedade e desejo de oferecer uma saúde pública de qualidade. Nós dois tínhamos o mesmo desejo: cuidar do nosso povo. E fizemos isso juntos. Hoje, depois de sete anos, o sentimento é o mesmo, pois nossa missão, agora sob comando de Hermelino, é atender o clamor de um cidadão que busca por uma solução para o seu problema.

FR – Vivemos em um país capitalista e você como vice-prefeito não pode acumular renumeração, então, o que te leva a trabalhar na Secretaria de Saúde sem receber salário?
Adaildo – Sempre defendi a tese que não precisamos provar para ninguém quem você é. As suas ações responderão por você. O município vive em crise financeira e não seria justo, com a experiência que tenho, ficar em minha casa sem fazer nada, apenas recebendo o salário de vice-prefeito. Minha missão é colaborar e me sinto muito bem quando sou procurado para ajudar alguém. Por isso, pretendo continuar colaborando na administração da cidade enquanto o prefeito Hermelino entender que posso ser útil.

FR – Mesmo sendo Secretário de Saúde, que exige grande dedicação, como você consegue tempo para promover os Esportes?
Adaildo – O esporte é minha paixão. Sou formado em Educação Física e vejo no esporte o maior elo entre os homens e as boas ações. A prefeitura ainda não nomeou um responsável pelo setor, enquanto isso, vamos realizando alguns eventos. Mas isso só é possível porque tenho o apoio da minha família, uma boa equipe que trabalho na Saúde, o apoio incondicional do prefeito Hermelino e, acima de tudo, muita vontade de fazer diferente. Acho que o segredo está no querer, e sempre quis e vou escrever o meu nome na história de Curral de Dentro, sempre colaborando com todas as áreas. Afinal de contas, foi para isso que fomos nomeados pelo povo.

FR – Depois de sete anos à frente da Saúde, qual é o maior desafio?
Adaildo – Podemos citar vários, mas acredito que o individualismo e a inveja sejam uns dos principais vilões do mundo de hoje. Precisamos nos conscientizar que as ações são coletivas e, se todos fizerem a sua parte, com certeza, o resultado será positivo. O Setor de Saúde é complexo e demanda muitos recursos financeiros e profissionais, por isso, precisamos encarar os desafios com Deus em nossos corações, pois as demandas são diárias. Tenho a consciência tranquila de que faço o possível para resolver os problemas e se algo não der certo, pode ter a certeza que não foi por falta de esforço.

FR – Quais são suas metas para 2014? 
Adaildo – Acredito que as coisas vão melhorar, espero que consigamos realizar um trabalho digno da confiança que obtivemos do nosso povo. Não podemos pensar em agradar meia dúzia de pessoas, precisamos é fazer o que é certo e que traga benefícios para toda população. Precisamos unir os poderes, pois entendo eu que toda instituição ou entidade tem uma finalidade, que é prestar serviço de qualidade à população. Precisamos trazer o povo para mais próximo da administração, para ter participação direta. Sempre vamos ouvir críticas, umas com razão, outras por inveja, mas o que vai distinguir uma da outra é a nossa consciência. Neste ano queremos estender as nossas ações para todo o município, com qualidade nos serviços de saúde básica para todos, além de intensificar os trabalhos voltados para os grupos especiais, como: hipertenso, diabéticos, gestantes e saúde na escola.

Comentários

  1. Realmente foi mais um grande evento realizado pelo vice prefeito. Agora tá na hora do campo sair do papel. Já imaginou esse campo gramado, com certeza 10 vezes maior seria o publico. Vamos hermilino gasta aí mais um pouco, tira a cobra do bolso.

    ResponderExcluir
  2. União de Maristela passa o rôdo mesmo, aqui quem manda é o distrito e não a sede. respeita nós CDD, aqui é potência. e esse ano vamos gastar o dinheiro antes da final, pq é facil demais. campeãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooooooooooo.
    chupa CDD.

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu patrão !!!!!!! o cara regassa mesmo. qto mais fala mal aí que o homem aparece. Tampa parabéns pelo excelente trabalho. Pena que não pude está aí pra curtir de perto mais evento promovido por você com o apoio do prefeito Ermelino.

    ResponderExcluir
  4. Prefeito Hermelino, será que vcs não tem outra pessoa pra tomar conta do esporte de Curral de Dentro. Pq só Tampinha desde a época de Tião Muquiba ele toma conta disso. Se ele fosse só secretário de esporte tudo bem, mas ele é mesmo é secretário de Saúde, então larga a mão de ser pão duro, e valoriza o esporte como tem que ser. Nomeia uma pessoa competente pra esse cargo. urgentemente tá.

    ResponderExcluir
  5. Alex porque vc não elabora uma pesquisa de opinião publica para saber como tá a administração de Ermelino em Curral de Dentro? Ele precisa saber o que o povo tá pensando e o que precisa mudar.

    ResponderExcluir
  6. precisamos de mudanças começando dos administradores

    ResponderExcluir
  7. Preocupa não Tampa, isso é só inveja. Qdo vc tava distante do esporte nada foi feito. Esses invejosos sabem que se te derem oportunidade vc arrebenta. Vai na fé vc é um homem de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. Agora meu amigo pra mudar só em 2016. Vai tê que esperar. A maioria que escolheu.
    haushaushaushaus...

    ResponderExcluir
  9. Belo trabalho voluntario, querem saber mais ainda, tampinha viaja quase todo dia para Salinas, Taiobeiras e Belo Horizonte e nem diária ele recebe...é isso ai tampa...

    ResponderExcluir
  10. Campo gramado pra quê, como diz tampinha, dá pra jogar até chuvendo que a drenagem é boa, e além do mais a prefeitura de CDD não tem condições de fazer um campo gramado não...

    ResponderExcluir
  11. A saúde de CDD está uma maravilha, so tem médico de segunda a sexta, o esporte está um luxo, é a única cidade da região que não tem campo gramado e não tem nem um treinador para fazer um trabalho decente com as crianças e jovens, adulto nem se fala, já perderam as esperanças...

    ResponderExcluir
  12. tampinha: trabalho voluntário, verdade ou mito.

    ResponderExcluir
  13. Foram recebidas 74 mensagens de denúncias e/ou ofensivas sem a devida identificação, por isso não foram publicadas.

    ResponderExcluir
  14. Caro anônimo, talvez vc tenha muita vontade de estar no meu lugar pra fazer bem diferente. Mas vos digo uma coisa, faço sim este trabalho voluntário. se vc não acredita, certamente prevalece aquele ditado popular, quem tem SEUS DEFEITOS DESCONFIA DOS OUTROS , ou seja, vc jamais serviria alguém ou qualquer entidade por amor ao próximo. Então se vc faz tudo pensando no dinheiro. não se esqueça, ele acaba mas o reconhecimento dos trabalhos prestado não, ou pelo homem ou com certeza por DEUS. E se vc não sabe a prefeitura não paga diária para Salinas e Taiobeiras certo ! Enqto a Belo Horizonte se vc me garantir algum lugar pra ficar de graça, faço o compromisso de não receber um real da prefeitura, como vc eu também preciso comer e beber blz. Enqto a saúde vc está muito mal informado, pois temos médicos de 2ª a 2ª . Certamente e eu oro por isso, vc não precisou de nenhum profissional no fim de semana, pq se não, não falaria o que falou da saúde. Meu nome é Adaildo Rocha Moreira - Tampinha e seu ?

    ResponderExcluir
  15. TÁ COMO VICE-PREFEITO,COMO SECRETÁRIO DE SAÚDE,COMO SECRETÁRIO DE ESPORTE...DAQUI A POUCO VAI VARRER OS BANHEIROS E AS RUAS ,DE GRAÇA ,PRA CORTAR GASTOS E DESEMPREGAR PAIS DE FAMÍLIA...SE LIGA,OW... QUER SER VOLUNTÁRIO? VAI TRABALHAR EM COLEGIADO ESCOLAR OU PERTENCER A PASTORAL DA CRIANÇA...

    ResponderExcluir
  16. COM CERTEZA TAMPINHA TRABALHA DE GRAÇA, POIS NEM DIARIA ELE RECEBE.

    ResponderExcluir
  17. QUERIAMOS SO QUE ESPORTE DE CDD FOSSE COMO NAS OUTRAS CIDADES...

    ResponderExcluir
  18. SÓ PARA CONHECIMENTO DE ALGUNS AÍ. MARISTELA REALMENTE É UMA POTÊNCIA, CDD NÃO TÁ RAPANDO É NADA. DISPUTAMOS A COPA TAIOBEIRAS E REPRESENTAMOS MUITO BEM A NOSSA. FOMOS CAMPEÓES DESSE CAMPEONATINHO AI. O PREFEITO DE CDD TB É DE MARISTELA. AKI NINGUEM FICA DESEMPREGADO. A EMPRESA DE GRANITO, POR EXEMPLO, CIRCULA MILHOES AKI DENTRO, ALEM DE GERAR MUITO EMPREGO. LOGO LOGO A SEDE DA PREFEITURA VEM PARA MARISTELA TB, ASSIM COMO JA ACONTECEU EM UMA CIDADE AKI NO NORTE DE MINAS, PROXIMO A MONTES CLAROS. MARISTELA É QUE TA POR CIMA EM TUDO...

    ResponderExcluir
  19. TAMPINHA CADÊ O CAMPO GRAMADO QUE VC PROMETEU...

    ResponderExcluir
  20. TAMPINHA, VC PROMETEU UM CAMPO GRAMADO E FEZ UMA ACADEMIA DA SAUDE TOMANTO O ESPAÇO DO CAMPO, QUE NA VERDADE PERTENCE AO DEL REY. PARABENS MAIS UMA VEZ...

    ResponderExcluir
  21. GOSTARIA DE SABER, PQ SÓ CDD QUE NÃO TEM NADA NO ESPORTE..

    ResponderExcluir
  22. CDD JÁ NÃO TEM NADA NO ESPORTE E QUANDO TEM É PROS ADULTOS. SERÁ QUE OS ADULTOS SÃO MELHORES OU TEM MAIS DIREITO OU PRIVILÉGIO. A JUVENTUDE DE CDD TB MERECE QUE A PREFEITURA DÈ APOIO AO ESPORTE...

    ResponderExcluir
  23. PARA COBRAR ALGUMA COISA NO ESPORTE DE CDD, DEVEMOS PROCURAR QUEM MESMO... NAO SEI QUEM... ME AJUDEM AI...

    ResponderExcluir
  24. QUEM É O SECRETÁRIO DE ESPORTE DE CDD.

    ResponderExcluir
  25. SE NÃO TEM SECRETÁRIO DE ESPORTE, COMO VAI TER ESPORTE DE QUALIDADE...

    ResponderExcluir
  26. fazer uma final em um campo de terra e depois contratar uma banda pro povo esquecer como anda o esporte é fácil...Quero ver é fazer um trabalho dia-a-dia com todas as categorias e depois apresentar o resultado...

    ResponderExcluir
  27. Na verdade o esporte de CDD sempre foi deixado de lado...A saúde ja foi melhor, e muito melhor.. é só fazer uma pesquisa e verás a insatisfação...Mas isso deve ser pelo fato de o Vice-prefeito, o secretário de saúde e o chefe do esporte ser uma pessoa só, aí não tem como sair todas as áreas muito bem, sempre fica faltando dedicação e ai o nosso direito que é um serviço de qualidade fica comprometido...

    ResponderExcluir
  28. É ISSO AI, DEVEMOS COBRAR MESMO, POIS É NOSSO DIREITO TER UMA BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, E ISSO TEM QUE MELHORAR MESMO...

    ResponderExcluir
  29. Sou imparcial em algumas questões, mas devemos ser coerentes nas criticas. Não podemos usar de nossas particularidades e alguns meios sociais para desferir nossos venenos, ainda mais de forma oculta. se vcs acham que realmente não está correto mostram quem vcs são e que realmente vcs querem uma curral dentro muito melhor. Mas esse negocio de usar a internet só para criticar e ainda ofensas, especulações, tá por fora, a maioria do povo vê isso com outros olhos. Ninguém vai conseguir desmentir que foi Lução que fez : A escola municipal, o mercado municipal e o ginásio poliesportivo. e Tião fez : as unidades de saúde, a praça miguel alves e a prefeitura lembrando que essas obras foram realizadas em 08 anos e que em 01 ano Ermelino colocou o sinal da vivo em Maristela de Minas, ou seja, ele tem mais 03 anos pra mostrar serviço se não prestar a gente tira, estou falando de grandes obras. Na verdade fica na memoria quem faz e não quem critica. Pra vc ser melhor, mostre o que realmente é capaz de fazer. Pois a arma dos incompetentes é a inveja. A saúde de CDD já foi melhor, concordo, mas lembramos a todos que a saúde se tornou saúde depois de tião muquiba, mas quem era o secretário ? Adaildo. Secret. de esportes ? Adaildo. se não está como antes, algo deve esta acontecendo, então vamos ser justo e coerente com as coisas. Na verdade percebo que Ermelino está aproveitando uma deixa de Tião de usar o secretário de saúde como secretário de esporte, fica mais barato, mas não é o correto. O certo, é nomear outra pessoa para respectivos cargos. Pra fechar Não somos obrigados a gostar de ninguém, mas somos obrigados a respeitar os outros, vc até pode esconder por traz de uma tela de computador, mas esconde dos olhos de DEUS e ele conhece nossos corações e mentes. Vanessa O. da Silva

    ResponderExcluir
  30. Na verdade, na época de tião muquiba não tinha nada no esporte, agora o esporte continua do mesmo jeito, e na saúde dependendo da hora que vc precisar vc pode até morrer, pensavamos que o esporte iria melhorar e as outras area pelo menos dar uma continuidade, mas desse jeito ta dificil. Só em CDD não tem lazer, não tem campo gramado, as crianças e adolescentes não tem oportunidade. Graças ao Social, as crianças ta tendo um treinamento, mas e o resto da cidade. Propaganda não enche barriga, e esta não dói só uma vez...

    ResponderExcluir
  31. gostaria de ver uma reportagem em cima de algum trabalho realizado em cdd, faz que eu quero ver, mas isso não tem como, pois nossos jovens estão abandonados...

    ResponderExcluir
  32. vice-prefeito, secretário de saude, secretario de esporte e ainda tem a sua academia pra tomar conta, ai não tem como procurar a jornal folha regional e fazer uma reportagem em cima de um trabalho desenvolvido no esporte...

    ResponderExcluir
  33. É ISSO AI GENTE, TEMOS Q MOSTRAR O Q DE FATO ESTA ACONTECENDO PARA VER SE PELO MENOS A SELEÇÃO DE CDD PARTICIPA DA COPA FOLHA REGIONAL, POIS TODAS AS CIDADES PARTICIPA, SÓ NOS QUE FICAMOS DE FORA, AI ME RESPONDE, POR FAVOR, COMO É Q TEM ALGUMA COISA, SE NEM DA COPA NÃO ESTAMOS PARTICIPANDO MAIS...

    ResponderExcluir
  34. Não cobro isso, porque já participou várias vezes e não deram valor. um bando de cachaceiro, sem responsabilidade e compromisso. agora! os adolescente e base tem que investir. esses vei que só cachaça. ô moço vão todos pra baixa da égua. esses cara só querem cheirar o Pó e mais nada. então tem que investir na base pra não deixarem essas crianças se perderem nas tentações do mundo.

    ResponderExcluir
  35. De tanto pedir eles decidiram nomear o secretário de esporte, agora a coisa vai fluir. Espero que o novo secretário de esportes, PETERSON que é novo em tudo. serviço, idade, experiencia etc. Desenvolva um trabalho digno de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  36. temos que tirar o chapéu, tem gente esperta demais, pq vc nao postou a materia antes alex. Assim, CDD ja teria um secretario de esportes a tempo de desenvolver um trabalho e participar da copa regional. Agora eu botei fé no seu trabalho, CDD apos uma materia no folha regional, ta de secretario novo...

    ResponderExcluir
  37. CDD agora tem secretario de esportes, por isso q eu digo q temos que reinvindicar nossos direitos.. boa sorte peterson...

    ResponderExcluir
  38. Agora vai, pelo menos temos a quem cobrar alguma coisa agora. seja bem vindo peterson...

    ResponderExcluir
  39. Promessa de campanha após um ano e dois meses, se não fosse a reportagem de Aléx, não saia nem em quatro anos. Agora a pressão aumentou. Gostaria q alex marcasse outra materia para daqui uns seis meses para ver se vai fazer alguma coisa ou se a nomeação de peterson é só pra calar a nossa boca...

    ResponderExcluir
  40. ANTES TARDE Q NUNCA. AGORA VAI...

    ResponderExcluir
  41. TEM MUITO TALENTO DESPERTIÇADO EM CDD. COM PETERSON AGORA, PODE SER QUE CONSIGA RESGATAR ALGUMA COISA...BOA SORTE PETERSON...

    ResponderExcluir
  42. ALÉX, ANTES CDD PARTICIPAVA DA COPA FOLHA REGIONAL, HOJE NÃO TEMOS MAIS ESSE PRAZER. VC SABIA Q TEM UM JOGADOR PROFISSIONAL DE CDD QUE PARTICIPOU DA COPA E JA AOS 19 ANOS FOI PARA SÃO POULO E INGRESSOU EM UMA EQUIPE DO INTERIOR. HOJE ELE PERTENCE AO CORINTHIANS E ESTÁ DISPUTANDO O CAMPEONATO MINEIRO PELA CALDENCE. ELE É O MEIO CAMPO MINEIRO E É DE MARISTELA. PENA Q DE LÁ PARA CÁ NÃO DEVE NENHUM TRABALHO PARA QUE O NOSSO MUNICIPIO REVELASSE MAIS JOGADORES PARA O FUTEBOL REGIONAL E NACIONAL...TEMOS MUITAS PESSOAS TALENTOSAS E NÃO ESTÃO SENDO APROVEITADAS...VAMOS VER VC AGORA EM PETERSON...

    ResponderExcluir

Postar um comentário