Facebook

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Exclusivo: Fotos registram ataque de bandidos contra Escola de Taiobeiras

Policiais depararam com a secretaria da escola em chamas
Com exclusividade, o Jornal Folha Regional publica fotos chocantes das ações de bandidos contra a Escola Estadual Dr. José Americano Mendes, do bairro Vila Formosa, em Taiobeiras, onde neste domingo, dia 29, a Polícia Militar deparou com o educandário em chamas.

Os meliantes picharam paredes, quebraram equipamentos e queimaram o arquivo da Escola. Foi o 2º arrombamento na Dr. José em um intervalo de 20 dias.

Até o momento ninguém foi preso.
Até então, ninguém sabe informar a real intenção dos bandidos
Várias repartições da escola foram estragadas
Paredes foram pichadas

Deputado Zé Silva assumirá Secretaria de Agricultura

Zé Silva deverá ficar apenas 4 meses na pasta, já que em abril se afastará para disputar a reeleição de deputado

O deputado federal Zé Silva (Solidariedade) está deixando a pasta da Secretaria de Estado do Trabalho e assumirá no próximo dia 06 a pasta da Secretaria de Estado de Agricultura. Ele já foi exonerado do Trabalho e a posse na Agricultura ocorrerá de forma coletiva, já que o governador Anastasia fará várias mudanças no Governo.

domingo, 29 de dezembro de 2013

Bandidos de Taiobeiras colocam fogo no arquivo da Escola Dr. José Americano Mendes

Foi registrado neste domingo (29) mais um arrombamento na Escola Estadual Dr. José Americano Mendes, localizada no bairro Vila Formosa de Taiobeiras. Dessa vez, os bandidos foram impiedosos e causaram enormes prejuízos. Além dos furtos, os meliantes colocaram fogo nos arquivos e em parte da secretaria do educandário.

Até então ninguém foi preso.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Escola de Taiobeiras é arrombada duas vezes na semana

Porta da Sala de Informática arrombada
Bandidagem de Taiobeiras permanece desafiando os investigadores de Taiobeiras

Na noite deste sábado, dia 28, funcionários da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, no Centro da cidade, depararam com mais uma terrível depreciação feita por bandidos. Desta vez, o exagero dos meliantes foi assustador. Eles quebraram tudo que encontraram pela frente. “Eu não sei o que fazer mais”, lamenta a diretora Mônica Costa. “A situação está muito complicada, pois os prejuízos são enormes e ninguém consegue descobrir quem está fazendo isso com as escolas da cidade”, completa a diretora.

Na sala de informática, os bandidos foram impiedosos. Eles arrombaram a porta e simplesmente quebraram a maioria dos computadores. Em outra sala, os malandros arrombaram arquivos, picharam paredes e quebraram uma máquina de Xerox, recém comprada pelo valor de R$ 6 mil. Eles também tentaram colocar fogo no arquivo. “O
Sala de Xerox foi totalmente destruída
problema é que os bandidos fazem tudo isso e nada acontece, por isso, os

arrombamentos viraram rotina”, comentou a diretora.

Na segunda, dia 23, a mesma escola também foi arrombada, oportunidade em que os bandidos esculhambaram com o patrimônio, inclusive, deixaram até fezes na cantina. Como não teve nenhum tipo de investigação, seis dias depois a escola voltou a ser alvo fácil.

Certo é que: os bandidos estão afrontando as autoridades da cidade.
Sala de Informática foi destruída
Bandidos picharam móveis e paredes



sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Enchente de 200 metros cúbicos por segundo no rio Pardo

Soleira de nível da Fazenda HP está totalmente submersa. Desde 1992 não era registrada enchente semelhante no rio Pardo.

Depois de vários anos, o rio Pardo volta respirar uma grande enchente. Conforme o produtor rural Carlos Humberto Moraes, desde 1992 não acontecia enchente semelhante no rio Pardo. Ainda conforme Carlos Humberto, estão passando pela sua soleira 200 metros cúbicos de água por segundo. A mesma quantidade de água está chegando à Barragem de Machado Mineiro, que é controlada pela Cemig. “Em 1997 também teve uma boa enchente, mas foi menor do que este ano”, lembra o produtor.

Mesmo com a grande enchente, a soleira de nível da Fazenda HP, uma das mais antigas e bem projetadas da região, permanece intacta. “Alguém maldoso implantou um boato de que a soleira estava rompendo, mas isso não procede. É uma obra de qualidade, prova disso é que neste momento ela está totalmente submersa, como se pode ver na foto”, esclareceu Carlos Humberto, que convida os interessados a conhecer o local e ver de perto a beleza do rio Pardo cheio. “A soleira está localizada a direita do trevo da Fazenda HP, distante 800 metros da rodovia e está disponível para visitas”, disse Carlos.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ação Cautelar mantém prefeito de Ninheira no cargo

Erro primário: Processo contra Dadá, segundo liminar do ministro João Otávio, sequer citava o nome do ex-prefeito Gilmar Ferraz
Ministro João Otávio de Noronha concedeu liminar muito favorável para o prefeito Dadá

BRASÍLIA – O prefeito de Ninheira, Narques Rocha, popular Dadá (PT), permanece no cargo graças a uma liminar deferida em ação cautelar ajuizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A liminar, concedida pelo ministro João Otávio de Noronha, é muito favorável para Dadá, pois concede efeito suspensivo contra acórdão do TRE/MG, que havia mantido a sua cassação por abuso de poder econômico e político, além de pedir a realização de novas eleições.

Conforme o processo, o prefeito Dadá e o vice Willian Ferraz tiveram os mandatos cassados sob acusação de utilizar três servidores públicos municipais, durante o horário de expediente, para praticar atos de propaganda; usar espaço da prefeitura para a organização de carreata e passeata e utilizar veículos contratados pela Prefeitura para a prática de atos de campanha.

Na 1ª instância, os políticos foram condenados à cassação e ao pagamento de multa no valor de 50 mil UFIRs, além de inelegibilidade por oito anos. Na 2ª instância, o TRE/MG manteve a sentença, pois considerou que houve abuso de poder econômico.

Mas, em Brasília, o ministro João Noronha, ao examinar os autos, percebeu que o então prefeito Gilmar Mendes Ferraz, agente público responsável pelas irregularidades, sequer, era citado na Ação de Investigação Eleitoral. Ou seja: para os candidatos serem beneficiados pela máquina pública era preciso da autorização ou conivência do então prefeito. “Desse modo, ao menos em sede de juízo perfunctório típico das ações cautelares, constata-se o fumus boni juris apto a ensejar o deferimento da tutela de urgência”, decidiu o ministro.

Com isso, o prefeito Dadá vai permanecer no cargo até o julgamento do recurso especial.

Taiobeiras fará parte da Rede AVC

Hospital Santo Antônio vai compor rede de atendimento a vítimas de acidente vascular cerebral
Implantação da Rede AVC em Taiobeiras foi aprovada em reunião com representantes de 53 municípios

O Norte de Minas deverá se constituir numa das primeiras regiões do Estado a contar com a implantação de uma rede de atendimento de pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com investimentos do Ministério da Saúde e do Governo de Minas.

A implantação da Rede já foi aprovada pela Comissão Intergestora da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas (Cira), com participação de representantes de 53 municípios que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

Os profissionais de saúde que atuam no Hospital de Taiobeiras serão capacitados e treinados pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte. Além de Taiobeiras, a Rede AVC será composta também por Pirapora, Brasília de Minas, Janaúba e Montes Claros.

A implantação da Rede vai compor o sistema de urgência e emergência do Norte de Minas e envolve a implantação de estruturas apropriadas para atendimento de pacientes vítimas de infarto e traumas.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Escola de Taiobeiras recebe prêmio “Escola Modelo” de Minas Gerais

Representantes da Escola recebem o prêmio
BELO HORIZONTE – Na noite de 04/12, nesta cidade, foi realizada a cerimônia de premiação dos “Melhores do Ano”, ocasião em que foram entregues 100 troféus para alunos-atletas, professores, técnicos e representantes municipais de todas as regiões de Minas Gerais. A premiação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que tem por objetivo premiar as escolas, alunos-atletas e municípios que se destacaram na edição deste ano do Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

Durante o evento, também foi realizada a premiação das 28 escolas estaduais participantes do projeto ‘Escola Modelo’. A iniciativa visa implantar centros de referência das diversas modalidades esportivas nas escolas estaduais mineiras. A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras, recebeu o título de “Escola Modelo 2013” em Xadrez (Módulo II – Anos Finais do Ensino Fundamental) de Minas Gerais.

Estiveram presentes para receber o prêmio, a diretora Ivonilde Rodrigues de Sousa Costa e os professores de Educação Física Elizângela Ruas Barbosa e Francieder Neres Lopes. “Já tem alguns anos que a Escola Tancredo vem investindo no ensino lúdico do xadrez, por isto os resultados tem aparecido, não só nesta premiação, mas como um todo na melhoria dos índices educacionais de nossos alunos”, comemorou a diretora Ivonilde.

A Tancredo Neves foi a única do Alto Rio Pardo a estar presente na premiação “Melhores do Ano 2013”.

Rei da Cachaça e do Marketing

O empresário Antônio Rodrigues, produtor da Seleta, continua ganhando destaque na grande mídia, principalmente depois que foi apelidado de “Rei da Cachaça”. Com 120 funcionários, o milionário chama atenção pelo seu jeito excêntrico e pela gastança para ostentar suas extravagâncias, como os 25 dentes de puro ouro.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Citamos Jesus, os Franciscos de Assis ou Xavier – e o nosso cotidiano de “Reis do Camarote”

Professor Lídio Barreto

Sempre testemunhara a minha mãe (in memorian) a montar o presépio com tanta devoção - creio que por isso, o natal para mim, sempre é momento de catarse e epifania – o velhinho gordo e vermelho da coca-cola nunca exercera nem mesmo papel de coadjuvante nas minhas reminiscências - sem ressentimentos, mas o meu sapato era pouco contemplado nesse paradoxal dia, mais capitalista do que cristão.

Falamos de um mundo melhor, e... “se a minha mão se encontra distante do meu peito é por que há distância entre intenção e gesto” (Chico Buarque). As nossas atitudes caminham ao encontro ou de encontro para a construção de uma sociedade menos injusta? Testemunhamos mais atitudes de Reis dos Camarotes – citamos Madre Tereza de Calcutá, e o nosso cotidiano é investido na agenda do Carpe Diem. Todos, mas principalmente, professores, médicos, líderes religiosos, políticos detentores do privilégio de influenciar o destino de muitas vidas – de nós, a vida espera atitudes com foco no desenvolvimento coletivo, e, não obstáculos para retardar a nova era tão esperada deste século XXI.

No Brasil, o homofobismo ganha notoriedade e instiga um verdadeiro Apartheid, com a verborragia de um deputado federal/pastor evangélico – uma besta. Outros seguimentos religiosos seguiram essa manifestação anticristã. Alguns católicos estavam aturdidos em relação aos homossexuais, mas o novo pontífice do Catolicismo, o Papa Francisco, aquieta-lhes, orientando-os com a mensagem cristã: mais tolerância e amor ao diferente. No continente Africano, em Uganda, o deputado, pastor evangélico, David Bahati – este afirma: "Esta é uma vitória para o Uganda. Estou satisfeito pelo parlamento ter votado contra o mal. Nós somos uma nação temente a Deus, por isso é que os membros do parlamento aprovaram a lei, apesar do que o mundo lá fora pensa" – A lei, que criminaliza a homossexualidade e a sua promoção pública, prevendo penas entre dois anos de prisão e prisão perpétua, terá agora de ter luz verde do Presidente Yoweri Museveni, um cristão evangélico devoto, para entrar em vigor.

O diploma foi fortemente condenado por ativistas dos direitos humanos e líderes mundiais, como o Presidente norte-americano, Barack Obama, que o considerou como "odioso", e o Nobel da Paz Desmond Tutu, que o comparou ao apartheid. Se Deus é amor porque temê-lo? Mais evangélico ou evangelizado dentro da filosofia cristã, seria “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Outra barbárie: a Câmara Municipal de Vereadores de Salinas, o poder legislativo, aprovou 13º salário para vereadores e os chefes do poder executivo – na contra mão do clamor popular de respeito e razoabilidade no emprego do dinheiro público. E o helicóptero da família de um senador mineiro com 450 kg de cocaína, abastecido com dinheiro público?

Ainda resta uma esperança? E de Salinas, vem um exemplo grandioso e cristão que corrobora com a seguinte parábola de Jesus Cristo: “Quando derdes um jantar ou uma ceia, não convideis nem os vossos amigos, nem os vossos irmãos, nem os vossos parentes, nem os vossos vizinhos que forem ricos, para que em seguida não vos convidem a seu turno e assim retribuam o que de vós receberam. Quando derdes um festim, convidai para ele os pobres, os estropiados, os coxos e os cegos. E sereis ditosos por não terem eles meios de vo-lo retribuir, pois isso será retribuído na ressurreição dos justos”. Uma família Salinense, seguindo essa parábola, comemorou a festa de aniversário de sua filha com as crianças destituídas de lares e famílias - órfãos.

Em São João do Paraíso, Dona Margarida Barbosa de Deus, há mais de 20 anos, promove numa data do calendário católico, um almoço, uma ceia, com inúmeros garotos anônimos – isso seria comum se fosse num salão alugado – realiza no próprio lar dela. Não, infinitamente não – a história não chegou ao fim – e conforme Chaplin: “cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre”.

É possível um mundo menos injusto. Onde a minha, a sua, a nossa alegria seja diretamente proporcional a do outro.  E como dizia o grande Médium Espírita Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim”. 

Que o Alto Rio Pardo não seja apenas um local de desova de ambulâncias e viaturas – que seja visto como lugar de pessoas capazes, e com as mesmas oportunidades de trabalho de outras regiões de Minas Gerais. A persistência no bem move muitas impossibilidades, quebra tabus – “paz na terra aos homens de boa vontade”.
*Lídio Barreto é professor e diretor do Sindute/MG

domingo, 22 de dezembro de 2013

Fugitivo de Salinas é capturado em Divisa Alegre

Reginaldo era procurado pela Justiça de Salinas

Uma guarnição da Polícia Militar de Divisa Alegre, composta pelos Sargentos Carvalho e Oscar, estavam efetuando patrulhamento de rotina pelas ruas centrais de Divisa Alegre, quando recebeu a informação de que um indivíduo estaria em frente o ponto de apoio da Viação Rio Doce com um volume em sua cintura, similar a uma arma de fogo.

A guarnição, com o reforço do Sargento Nixon e dos Soldados Tavares e Carlos Sena, deslocou ao local imediatamente, efetuando a abordagem ao suspeito, sendo localizado em sua cintura um facão, com 50 centímetros de lâmina.

O suspeito é Reginaldo Virgínio dos Santos, de 30 anos, natural de Milagres, Ceará. Ao consultar os Sistemas Informatizados de Segurança Pública, os militares descobriram que Reginaldo estava sendo procurado pela Justiça, tendo em seu desfavor um mandado de prisão em aberto na Comarca de Salinas, onde teria perpetrado diversos crimes na região. Reginaldo também é acusado de ter assassinado um cidadão no Estado do Ceará.

No momento em que foi abordado, Reginaldo pretendia fugir para a cidade de Itaobim. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Pedra Azul.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Câmara de Fruta de Leite debate Orçamento de 2014

Audiência Pública teve grande participação popular
Legislativo realiza Audiência Pública para discutir a proposta de Lei Orçamentária Anual


O presidente da Câmara Municipal de Fruta de Leite, Charles Ferraz da Rocha (PMDB), atendendo solicitação da bancada, realizou audiência pública para tratar sobre o Projeto de Lei Orçamentário para o exercício financeiro de 2014. “Nossa intenção foi ouvir os cidadãos nas decisões públicas, permitindo assim melhor destino do orçamento municipal”, destacou o presidente Charles. “Demos a oportunidade ao povo de apontar prioridades e criar soluções para os problemas do município, direcionando a aplicação das receitas”, emendou o presidente, lembrando que o debate sobre o orçamento foi realizado pela primeira vez na história de Fruta de Leite.

Vereadores apontaram várias prioridades para o município
Para o vice-presidente da Câmara, vereador Élson Severino (PT), a participação do povo na criação do orçamento municipal permite melhor uso do dinheiro público e atende as principais necessidades da comunidade. “Optamos por ouvir os moradores, pois são eles que precisam dos serviços e investimentos públicos”, disse.

O tesoureiro da Mesa Diretora, vereador Adagilton Ribeiro (PMDB), lembrou que em pleitos passados o Orçamento era feito dentro da Prefeitura Municipal e a maioria dos vereadores aprovava sem saber onde iria gastar o dinheiro público. “Hoje, tudo mudou, pois o povo está cobrando muito e temos uma bancada de vereadores preocupada com o povo”, disse Adagilton, que aproveitou para reclamar dos valores das diárias solicitadas pelo prefeito, no valor de R$ 100 mil com direito de suplementar mais 50% do valor. “Só com diárias e salários do prefeito, o município gasta cerca de R$ 300 mil anual”, reclamou o vereador, que prefere gastar o recurso para manter um médico nos fins de semana na cidade.

O secretário Aeldivan Pedro da Fonseca informou que o Orçamento de 2014 será superior a R$ 16 milhões e a audiência pública é importante para o povo direcionar as prioridades. “A população precisa fazer suas propostas para que possamos transformá-las em leis”, destacou Aeldivan.
Pela 1ª vez, Orçamento de Fruta de Leite é debatido com o povo

O vice-presidente da Câmara, Elson Severino, lamentou a ausência do prefeito e dos vereadores da situação. “Todos foram convidados, só não compareceram quem não quis. Estamos aqui para escolher as prioridades do município e por isso é importante a presença de todos”, disse Élson.

Os representantes de classes e vários populares atenderam o chamado dos vereadores, lotando a quadra poliesportiva da Escola Estadual Aníbal Gonçalves das Neves. Várias propostas surgiram da platéia, colaborando para orientação dos vereadores na aprovação do Projeto de Lei, como restauração da Praça do Mercado e investimentos nas áreas: odontológica, segurança e abastecimento de água nas comunidades rurais.

Prefeito e vereadores da situação não participaram da audiência
O ex-prefeito de Salinas, José Prates, que acompanhou todo o debate, elogiou a iniciativa dos vereadores, pois, em sua opinião, os destinos dos recursos públicos realmente devem ser guiados pelo povo. “O poder emana do povo e o orçamento precisa ser direcionado para resolver as demandas do povo”, ressaltou Zé Prates, destacando que a audiência é um ato histórico para Fruta de Leite.

Ao final dos debates, o presidente Charles Ferraz disse que Fruta de Leite está pagando caro pela falta de planejamento no passado e que chegou o momento de corrigir as falhas administrativas. “Hoje, temos em Fruta de Leite 18 secretarias e mesmo assim está deixando a desejar. Isso nos deixa triste e precisamos mudar essa história”, disse o presidente, relacionando uma série de problemas do município, especialmente na zona rural. “Não vamos conseguir mudar o Orçamento, mas vamos apresentar emendas para atender os anseios do povo”, completou Charles.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Menor que atirou em inimigo dentro de supermercado está apreendido

Supermercado onde ocorreu a tentativa de homicídio

Na tarde dessa sexta, dia 20, a Polícia Militar de Taiobeiras pegou um dos três autores da tentativa de homicídio ocorrida na noite de ontem, dia 19, dentro de um Supermercado do bairro Planalto. Conforme informações da PM, o menor tem 16 anos e está apreendido em flagrante.

O crime ocorreu ao anoitecer, quando a vítima Wilton Chaves Costa, de 20 anos, estava fazendo compras no Supermercado, localizado na Avenida Barbacena, em frente à quadra poliesportiva, momento em que três indivíduos chegou e efetuou os disparos, sendo que um tiro acertou nas costas de Wilton.

Testemunhas relatam que foram disparados três tiros. As câmeras de segurança gravaram tudo. A vítima foi levada ao Pronto Socorro do Hospital Santo Antonio, onde foi constatado, conforme a PM, que a bala atravessou as costas e está alojada no peito.

Ainda conforme a Polícia Militar, os outros dois autores já foram identificados, sendo que um tem 17 e outro tem 18 anos. Ambos estão foragidos.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PM de Divisa Alegre recupera caminhão e carga roubada

Ocorrências de roubos de carga são constantes em Divisa Alegre
Patrulha composta pelos soldados Tavares e Carlos Sena efetuava patrulhamento de rotina, quando deparou com o veículo Mercedes Bens, modelo L1620, cor Branca, placa “JQD-9223”, Jequié/BA, carregado com botijões e estacionado em um local ermo e sem iluminação da Travessa Walto de Souza, no Centro de Divisa Alegre.

Após averiguação, os militares descobriram que a vizinhança não sabia informar a respeito do veículo, informando apenas que foi abandonado no último dia 14. Ao averiguar o automóvel, os policiais encontraram na cabine um currículo com dados pessoais de Robério Menezes de Almeida, 54 anos, natural de Jitauna/BA.

Através de contato telefônico, Robério declarou que foi vítima de assalto, perpetrado por três indivíduos armados com pistolas e revolver, utilizando um veículo aparentemente gol e que o crime ocorreu no último dia 12, quando transportava 485 botijões vazios de gás de cozinha. O caminhoneiro disse ainda que os autores o manteve sob mira de armas até a cidade de Salto da Divisa/MG, onde obrigaram lhe a ingerir um medicamento ‘sonífero’, abandonando-o em uma plantação de eucalipto.

Posteriormente, os militares apresentaram à Robério fotografias de suspeitos, sendo que um dos autores do assalto foi prontamente reconhecido. As investigações continuam e um dos autores, identificado por José Ailton, foi capturado. Os outros dois foram devidamente identificados e as buscas continuam.

Hospital de Taiobeiras é assaltado

Bandidos renderam secretárias e levaram todo o dinheiro do CENPRO

A Polícia Militar de Taiobeiras acaba de registrar um assalto a mão armada no Hospital Santo Antonio, na ala CENPRO, localizada na Avenida São João, Centro da cidade.

Conforme relatos de testemunhas, dois bandidos chegaram numa moto Honda Twister, sendo que um deles adentrou na recepção, de arma em punho, e anunciou o assalto, rendendo as três secretárias que trabalhavam no local. O outro ficou na moto, parada na porta do CENPRO.

Ambos estavam com roupas pretas e capacetes. Ainda conforme testemunhas, eles saibam como abrir a porta da recepção e que tinha dinheiro no local, pois a ação foi rápida e objetiva.

Ao fugir, os bandidos trafegaram pela contramão. Os militares estão averiguando as imagens das câmeras de segurança.

Vereadores de Salinas atropelam a Constituição, ignoram a opinião pública e aprovam 13º salário

Vereadores não se importaram com a péssima repercussão e aprovaram o 13º salário. Valor: R$ 5.000,00
Na manhã dessa quinta, dia 19, A Câmara Municipal de Salinas aprovou o Projeto de Lei nº 057, que autoriza pagamento do 13º salário para vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. O Projeto foi aprovado por 08 vereadores: Osmário Martins, Thiago Durães, Fernandes Oliveira, Julimar de Oliveira, Rosineide Aparecida, João de Deus, Douglas Gomes e Edna Sarmento. Apenas o vereador Eilton Santiago foi ferrenhamente contra o projeto.

Dois vereadores não compareceram à reunião: André Santana e Etelvina Ferreira. O vereador Vilmar de Pinho se absteve de votar.

Agora, o projeto seguirá para o Executivo Municipal, onde o prefeito Kinca Dias poderá sancionar ou vetar o projeto.

A tramitação do projeto gerou muita polêmica na Imprensa, nas redes sociais e nas ruas da cidade, mas, mesmo assim, a maioria dos vereadores não se importou com a repercussão – e até mesmo xingamentos.

Com a aprovação, cada um dos 13 vereadores salinenses ficarão aptos a receber um 13º salário no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Salinas comemora autorização para instalação do Corpo de Bombeiros

Pelotão será às margens da BR-251, próximo de Salinas

O governador Antonio Anastasia e o Secretário Estadual de Defesa Social, Rômulo Ferraz autorizaram a instalação do Pelotão do Corpo de Bombeiros na BR-251, às margens da cidade de Salinas.

Conforme o secretário Rômulo Ferraz, o Corpo de Bombeiros em Salinas atende antiga reivindicação, já que acontecem muitos acidentes no trecho da BR-251.

Para viabilizar a instalação do Pelotão, foi doado um terreno de 10 mil metros quadrados, mais recursos de R$ 500 mil, sendo R$ 300 mil de contrapartida da Prefeitura de Salinas e R$ 200 mil de doação do empresário Antônio Eustáquio Rodrigues Filho.

A reportagem não conseguiu falar com o prefeito Kinca sobre a importante conquista. A vibração da população salinense é enorme, especialmente nas redes sociais, pois o Corpo de Bombeiros é um sonho de Salinas e toda a microrregião Alto Rio Pardo.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Decreto dificulta trabalho da Imprensa na Câmara Municipal de São João do Paraíso

Em pleno século 21, presidente Branquinho publica Decreto esdrúxulo para controlar o trabalho da Imprensa
Conforme Decreto assinado pelo presidente Branquinho, estão proibidas filmagens e fotografias. Só com credenciamento.

SÃO JOÃO DO PARAÍSO – Quem visitar a Câmara Municipal de São João do Paraíso vai deparar com vários avisos pregados nas paredes proibindo qualquer cidadão de adentrar no prédio público com câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores durante as reuniões. O Decreto foi publicado pelo presidente da Câmara, Antonio Caroba da Silva, o popular Branquinho, do PT, que coloca em prática Artigo 94, § 8º do Regimento Interno e Redação dada pela Resolução nº 48/2011, aprovada no mandato do então presidente Francisco da Rocha, o popular França.

O Decreto nº 12 foi publicado em 10 de outubro de 2013, mas só agora se tornou de conhecimento público, quando várias cópias foram coladas nas paredes da Câmara. Para qualquer pessoa ou até mesmo órgão de Imprensa, as fotografias, filmagens e gravações só podem ser feitas mediante credenciamento prévio.

A reportagem questionou a advogada da Câmara Municipal, Elisete Alves da Rocha, sobre a legalidade do Decreto e ela justificou que está previsto no Regimento Interno. “Para filmar tem que ter autorização do presidente”, afirmou. Perguntada sobre a constitucionalidade da Lei, a advogada foi categórica: “Claro que sim, pois está no Regimento”. Questionada sobre o controle da mídia e censura, a advogada desconversou. “Se quiser, a gente conversa pessoalmente, que eu explico melhor”, encerrou.

Por telefone, a reportagem também conversou com o presidente Branquinho e ele afirmou que o Decreto apenas cumpri uma Lei que foi aprovada pela Câmara, que visa evitar constrangimento dos vereadores. “Se você quiser fazer uma reportagem aqui, é preciso encaminhar um pedido de credenciamento, a Mesa vai avaliar, se credenciar pode fazer normal”, explicou.

Questionado se a intenção é dificultar o trabalho da Imprensa, o presidente negou. “Não está. Na verdade é só pra ter controle mesmo... Já teve manifestação aqui e não teve controle, saíram até divulgando imagens dos vereadores”, disse Branquinho, que não soube explicar se o credenciamento é prévio ou feito no momento da reunião.

Quanto à repercussão negativa que o Decreto pode gerar não preocupa o presidente. “Estamos apenas cumprindo a Lei”, finalizou.

Já o vereador Cirino da Rocha (PSB) se manifestou contrário ao Decreto, pois, segundo ele, o plenário é um espaço de debate e deve ser totalmente livre. “Acho que não deve haver proibição, pois nada feito pelo poder público deve ser escondido, pelo contrário, quanto mais divulgado melhor”, disse Cirino.

O promotor José Cícero, que responde pela Comarca de São João do Paraíso, foi comunicado sobre a publicação do Decreto. “Vou solicitar as informações da Câmara e averiguar a legalidade. Estamos no Brasil e não na China”, comentou o promotor.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Votação do 13º salário para políticos de Salinas será na quinta, dia 19

Presidente Dorinha convocou Extraordinária para a manhã de quinta

O Presidente da Câmara Municipal de Salinas, Dorivaldo Ferreira, popular Dorinha, marcou reunião extraordinária para a próxima quinta, dia 19 de dezembro, às 09 horas, para colocar em votação o Projeto de Lei nº 057, que visa pagamento de 13º salário para os vereadores, prefeito , vice-prefeito e secretários municipais.

O vereador Eilton Santiago, ferrenho crítico do Projeto, queria que a reunião fosse marcada para o período noturno, mas foi voto vencido. “Se tivesse marcado para as 19 horas seria melhor para a população acompanhar a votação”, lamentou Eilton.

O Projeto seria votado no último dia 09, mas como faltaram cinco vereadores na reunião, o vereador João de Deus, popular João Pela, pediu sobrestamento, alegando que “a responsabilidade deve ser dividida entre todos os vereadores”.

São João ganhará Unidade de Atendimento ao Trabalhador


Sine oferecerá serviços gratuitos para trabalhadores e empregadores

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Prefeitura Municipal de São João do Paraíso, vai inaugurar, no próximo dia 19 de dezembro, uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT), localizada à Rua Alcides Batista, 47, no Bairro Morada do Sol, às 9h30.

A unidade vai prestar serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), como a intermediação de mão de obra e postagem do seguro-desemprego, além da inscrição dos trabalhadores para programas de qualificação profissional e a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Os empregadores interessados em contratar trabalhadores qualificados e que se encaixem no perfil da sua empresa também devem procurar a Unidade de Atendimento ao Trabalhador para cadastrarem suas vagas gratuitamente.

Para que o município possa receber uma Unidade de Atendimento ao Trabalhador, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) e, se aprovada, é encaminhada ao MTE.

A inauguração da unidade em São João do Paraíso vai contar com a presença do secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva. Atualmente, Minas Gerais conta com 132 Unidades de Atendimento ao Trabalhador presentes em todas as regiões do Estado.

Câmara de Rio Pardo de Minas retira Projeto sobre quinquênios da pauta


Vereador Cebolinha explica andamento do projeto
Agora de manhã, os vereadores de Rio Pardo de Minas entraram em acordo e retiraram o Projeto de Lei que trata sobre as mudanças no pagamento de quinquênios aos servidores da pauta da reunião de hoje à noite.

O Projeto gerou muita polêmica na cidade e mobilizou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Inicialmente, a intenção da Administração Municipal era fazer alterações na lista de servidores que tem direito a receber os quinquênios, que é uma “gratificação por tempo de serviço”.

Conforme o vereador Tácito de Freitas, popular Cebolinha, o Projeto corta o pagamento de quinquênios aos servidores que ainda não atingiram o prazo para receberam o benefício. “Os servidores com menos de 5 anos de serviços não recebem quinquênios e, conforme o Projeto apresentado, estes servidores continuarão sem receber”, explicou o vereador. “Ou seja: quem ainda não recebeu, não receberá mais”, emendou.

Diante da polêmica, as Comissões da Câmara reuniram na manhã dessa segunda e decidiram retirar o Projeto da pauta. “Os 11 vereadores decidiram fazer um melhor estudo no projeto, por isso, não será apresentado hoje”, informou Cebolinha. “Vamos analisar com calma e buscar pareceres jurídicos de todas as partes”, finalizou.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Taiobeiras e a liberdade que se alcança aos 60

Por Levon do Nascimento
Outro dia conversávamos na escola durante o recreio sobre o aniversário próximo dos 60 anos de emancipação de Taiobeiras, quando um colega professor saiu-se com esta: “60 anos?! então já pode requerer os direitos da Lei dos Sexagenários!” Rimos bastante. Fui pesquisar e encontrei que a Lei Imperial nº 3.270, de 28 de setembro de 1885, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou simplesmente Lei dos Sexagenários, dava o direito à liberdade não aos escravos negros que completavam 60 anos, mas aos 65. Uma lei estúpida, pois era raro o negro que chegava vivo a esta idade, devido aos maus-tratos e ao trabalho insalubre. E aos sobreviventes, qual outra opção senão continuar “livre” na dependência do senhor? Para onde iria e o que fazer para sobreviver um ancião de pele escura e sem qualquer outro direito? No entanto, é de liberdade que quero tratar. Liberdade para uma sexagenária senhora, minha cidade de Taiobeiras.

De certa forma, o colega tinha razão! O município de Taiobeiras bem que poderia fazer uso dos direitos simbólicos que emanam da Lei dos Sexagenários e libertar-se de uma série de jugos atravancadores do desenvolvimento de sua sociedade civil e dos seus órgãos públicos constituídos. Talvez, os cidadãos de hoje pudessem fazer valer, com maior ênfase, o gesto de alguns conterrâneos do passado. Conta a história informal que, ao saber da assinatura da lei emancipatória, em 12 de dezembro de 1953, alguns taiobeirenses mais afoitos trataram logo de retirar a placa que dava nome à principal via da recém-cidade. Conhecida por todos como “Rua Larga”, oficialmente chamava-se “Idalino Ribeiro”, homenagem por imposição ao chefe político salinense que de tudo fazia para impedir a concretização do processo de emancipação. Aquele gesto, de banir a placa, mais que vandalismo, constitui-se simbolicamente numa atitude ousada de declaração de liberdade. Não por coincidência, os mesmos ativistas instantaneamente escreveram no mesmo local os dizeres “Avenida da Liberdade”, rebatizando o logradouro com o ideal que ainda se deseja alcançar nos dias atuais.

Fazer valer o pequeno e utópico gesto fundante daqueles idealistas, movidos por contagiante rivalidade bairrista, significa hoje ir muito além do que personificar inimigos como fizeram com o velho Idalino ou com Salinas. Com efeito, a liberdade de hoje deve ser conquistada na capacidade criativa dos taiobeirenses e na competência para resolver os problemas. As algemas que impedem o desenvolvimento humano e social devem ser rompidas. Para Taiobeiras dar um novo brado de liberdade, agora aos 60 anos, é necessário reconhecer as deficiências, praticar a autocrítica, banir os vícios patrimonialistas, romper as segregações já intrínsecas na cultura, avançar na construção de uma nova sociedade e derrubar as “novas placas” onde se inscrevem as injustiças sociais.

Para ser realmente livre aos 60 anos, Taiobeiras tem de: cuidar de sua gente, especialmente dos pobres; enfrentar e vencer a escandalosa violência que ceifa vidas, inclusive dos jovens; avançar na educação cidadã e permanente, estendendo as oportunidades de conteúdo a todos; melhorar a qualidade dos agentes e das instituições políticas municipais, aprimorando a democracia e destruindo os vícios coronelistas e clientelistas do autoritarismo e da compra/venda do voto; transformar as relações sociais, abandonando a cultura do consumismo e do exibicionismo vazios, trocando-a por uma nova era onde valham mais as pessoas e o seu conteúdo interior, do que a aparência e os bens que eventualmente possuam.

Cuidar, enfrentar, vencer, avançar, melhorar e transformar: verbos que precisam sair do papel da teoria e materializarem-se na práxis de Taiobeiras. Só assim, a partir dos 60, a cidade encontrará a liberdade. A liberdade que só se encontra numa nova cultura de paz a ser construída. Parabéns, Taiobeiras, pelos 60 anos de emancipação!

* Levon Nascimento é sociólogo e professor de história.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prefeito de Berizal pagou 13º integral

Em plena crise, prefeito Totoni, de Berizal, mantêm as finanças em dia
Enquanto muitos prefeitos da região Alto Rio Pardo não estão conseguindo, sequer, manter a folha em dia, o prefeito Valdeni Meireles, popular Totoni, de Berizal, conseguiu pagar o 13º salário de todos os servidores municipais na tarde do dia 10 de dezembro.

O prefeito se orgulha também de manter as finanças da Prefeitura em dia, tanto com fornecedores como com a folha de pagamento dos funcionários. “Com muitas dificuldades e economias estamos em dia com todos, inclusive, a folha de novembro foi paga no último dia 03, comemora Totoni.

Além disso, Totoni ainda conseguiu pagar durante o ano de 2013 mais de R$ 340 mil de dívidas do ex-prefeito. “Se não fosse essas dívidas deixadas, meu planejamento era pagar a folha de dezembro antes da virada do ano”, explica o prefeito.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Caixa de Taiobeiras disponibiliza crédito rural

Produtor Carlos e o gerente Edson Carlos: incentivo ao campo
TAIOBEIRAS – Desde o mês de outubro que a Agência da Caixa Econômica Federal dessa cidade está disponibilizando crédito rural para todos os tipos de produtores e cooperativas, tanto para custeio agrícola como pecuário, permitindo cobrir despesas de manutenção dos animais em produção, financiar a aquisição de vacinas, medicamentos e rações, além de garantir os ciclos produtivos, como a aquisição de sementes, fertilizantes e defensivos. “O melhor é que está disponível para custeio e investimentos de pessoas físicas e jurídicas”, destaca Edson Elias da Rocha, gerente a Agência.

Conforme a gerente de atendimento da Agência, Letícia Correia, o crédito rural da Caixa é facilitado e disponível para diversas finalidades, como vários tipos de culturas, bovinocultura de leite e de corte, suinocultura, avicultura, caprinocultura e ovinocultura.

Existem também financiamentos para cooperativas de produção, disponibilizando créditos para aquisição de insumos agropecuários; e cooperativas de crédito, com realização de empréstimo à cooperativa para que esta realize subempréstimos aos seus cooperados.

Para o ano de 2014, nosso objetivo é estender o crédito aos micro e pequenos produtores enquadrados no Pronaf”, anuncia a gerente Letícia.

Para o produtor rural Carlos Humberto Morais, um dos primeiros a assinar contrato com a Agência de Taiobeiras, a linha de crédito é facilitada, sem burocracia e com baixas taxas de juros. “Para a nossa região, é muito importante termos mais um banco oficial incentivando a produção, pois isso movimenta a economia, gera empregos e renda”, elogiou o produtor.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Câmara de Salinas adia votação do 13º salário

Plenário da Câmara ficou lotado para acompanhar o polêmico projeto

Diante de plenário lotado, os vereadores de Salinas decidiram pelo adiamento da votação do Projeto de Lei nº 057, que visa pagamento de 13º salário para vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.

A polêmica reunião começou com 01 hora de atraso e foi marcada pelo debate entre os vereadores Eilton Santiago, ferrenho crítico do projeto e o vereador João de Deus, o popular João Pela, que defendeu o pagamento de “13º salário para todo trabalhador brasileiro”.

Na Tribuna, João Pela “rasgou o verbo” e criticou Eilton Santiago por ter manifestado contra o projeto na Imprensa. “Não devemos detonar os colegas, temos que reunirmos aqui e conversar, porque a própria Bíblia Sagrada diz que quem não tem erro que atire a primeira pedra. Não queremos vereador que faça média com a população”, disse João Pela.  Não adianta falar que vereador não trabalha, pois quem sabe da luta sou eu...” emendou o vereador, que foi interrompido pelos risos da platéia. Ao final de sua fala, ele citou alguns benefícios conquistados para o povo através de seu trabalho.

João Pela argumentou ainda que, o Projeto não poderia ser votado na reunião devido a ausência de quatro vereadores: Edna Sarmento, Thiago Durães, Tazinha, Vilmar e Fernando. Ele pediu sobrestamento ao projeto, sendo aprovado pelo plenário. Com isso, será marcada uma nova reunião extraordinária, sem data ainda definida, para apreciação do Projeto de Lei.

Instigado, o vereador Eilton Santiago também foi à Tribuna. “Eu provo tudo que falei na Imprensa, e reafirmo: sempre serei contra o projeto”, disse o vereador, apresentando um requerimento com a assinatura de João Pela favorável ao projeto. “Sou contra mesmo e não tem nada que me faça votar no projeto. Não preciso de me promover, pois isso é o povo que faz. O que eu faço é para defender o povo”, emendou.

Em alto e bom som, Eilton disse na Tribuna que o presidente da Câmara foi pressionado para apresentar o projeto. “Cada vereador tem o seu voto e faz o seu papel. Eu voto contra, pois o município está com muitas dificuldades, exemplo disso é a situação da saúde”, disse Eilton, sendo muito aplaudido. “Eu não sou vereador de prefeito, eu sou vereador do povo”, encerrou Eilton, novamente aplaudido.