Facebook

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Reservatório de água da Copasa é suficiente para 10 dias

Diretor Deusdete diz que é preciso soltar a água da barragem da Fazenda HP

As previsões de chuvas não se confirmaram e as soleiras de nível da Copasa estão no limite. A reportagem fez contato com a direção da empresa em Taiobeiras e foi informada que a água existente é suficiente para abastecer Taiobeiras por aproximadamente 10 dias. “Infelizmente, as formações não resultaram em chuvas”, lamenta o diretor Deusdete Rocha.

Quanto à falta de água ocorrida hoje, segundo Deusdete, não se trata de início de racionamento. “Fechamos o sistema para fazermos manutenção”, explica o diretor.

As águas das primeiras chuvas na cabeceira do rio Pardo foram suficientes para encher as barragens e os poços do rio até a localidade de Otílio, onde as águas pararam de correr. Com isso, está sendo feita outra mobilização entre o Ministério Público, a Prefeitura de Taiobeiras e a Copasa para que seja liberada mais água dos reservatórios do empresário Carlos Humberto. “Se abrir a soleira da Fazenda HP, com certeza a água chegará à captação da Copasa, pois agora o rio não está totalmente seco”, explica Deusdete.

Como tem água até na localidade de Otílio, distante 12 quilômetros da captação da Copasa, Deusdete acredita que se a soleira da Fazenda HP for aberta, em 5 dias a captação da empresa será abastecida. “Para não faltar água, será preciso abrir a barragem de Carlos Humberto”, afirmou.

Em contato com a Folha Regional, o produtor rural Carlos Humberto afirmou que libera a água sem nenhum problema, inclusive, ele informou que o promotor José Cícero já lhe acionou sobre a proposta. “Não tem problema nenhum, eu libero água, mas preciso que a Copasa instale um macro-medidor para medir a vazão que vai sair da minha soleira de nível”, disse Carlos Humberto. 

Outra esperança para Taiobeiras é que existe ótima previsão de chuva para o Dia de Finados, 02 de novembro.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Quadrilha assalta caminhão da Coca-Cola


Vítimas passam informações para os militares
No final da tarde dessa quarta, dia 30, várias viaturas da Polícia Militar e Rodoviária de Taiobeiras foram empenhadas na caça de uma quadrilha de assaltantes, fortemente armada.

Conforme as primeiras informações, o caminhão de bebidas retornava de São João do Paraíso e quando estava terminando de subir a ladeira após a travessia do rio Pardo, seis assaltantes, de armas em punho, saíram do mato e renderam o motorista e os dois ajudantes.

Um dos assaltantes, que, segundo o motorista, estava com uma pistola ‘Ponto 40’, assumiu a direção do caminhão. Os dois ajudantes foram obrigados a sair da cabine e subirem na carroceria, juntamente com quatro assaltantes. Já o motorista da empresa permaneceu na cabine. “Enquanto um dirigia o caminhão, o outro permaneceu o tempo todo apontando a arma pra minha cabeça. Foi muito tenso, pois eles fizeram muitas ameaças”, contou o motorista, informando que toda a quadrilha estava de touca ninja.

A quadrilha guiou o caminhão para uma estrada vicinal, em direção à comunidade Tinguím. Em certo momento, os bandidos pararam o caminhão e arrancaram o cofre de aço fixado no assoalho, deixando o veículo e vítimas para trás. Eles ordenaram espera de 30 minutos para as vítimas saírem do local.

Os valores levados não foram revelados ainda.

Várias viaturas estão fazendo rastreamentos à procura dos assaltantes.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sociedade de Taiobeiras recua e escola é fechada

Poucos alunos compareceram às aulas na noite dessa terça e Educandário optou pela dispensa

Os últimos acontecimentos em Taiobeiras deixaram a população assustada e simples telefonemas para as escolas da cidade foram o suficiente para a sociedade recuar. Os trotes, que pediam para fechar as escolas amanhã (quarta), tiveram resultado antecipado, já que poucos alunos compareceram na Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, a única estadual que funciona à noite.

Diante de poucos alunos, a direção e professores optaram por dispensá-los, as luzes foram apagadas e as portas trancadas.

Se a sociedade recuou diante de trotes é porque tem algo errado. Qual seria o gargalho?

Existe um fato: a impunidade. São vergonhosas as dispensas de bandidos presos pela Polícia Militar na porta da delegacia, algo que deixa todos assombrados e desmotiva os militares.

Outro fato: como pode uma cidade com altos índices de crimes ficar com uma delegacia sem escrivão? Isso demonstra fraqueza em todos os sentidos, principalmente na área política, já que a cidade não possui um representante capaz com conseguir, sequer, um escrivão, mesmo tendo dado 80% dos votos ao governador Anastasia nas últimas eleições. Lamentável!!!

Até quando nossos representantes vão ficar de braços cruzados?

Comando do Pelotão da PM de Taiobeiras tranquiliza a população e garante segurança

Viaturas e militares estão mobilizados para garantir a segurança em Taiobeiras

O comandante do Pelotão da Polícia Militar de Taiobeiras, Tenente Fernando, acabou de fazer contato com a reportagem e afirmou que a corporação garante total segurança para a cidade, inclusive para todas as escolas, que, na tarde de hoje, foram alvos de trotes. “Estamos atentos a tudo e temos o total controle da situação, a população pode confiar”, garantiu Tenente Fernando.

Quanto às ligações feitas para as escolas, o Tenente disse que não tem nenhum nexo. “Temos total condição de garantir a segurança e esses trotes servem apenas para alardear. Não existe possibilidade das escolas ficarem sem aulas. Todos podem ficam tranquilos”, afirmou o Tenente.

É importante ressaltar que a Polícia Militar de Taiobeiras está respondendo à altura a demanda contra a criminalidade, haja vista que nos últimos dias várias operações de sucesso foram executadas, culminando em prisões e apreensões de armas.

PM persegue e prende outro homem armado

Militares já tiraram mais de uma dezena de armas de circulação nos últimos dias
No final da manhã dessa terça, dia 29, guarnição da Polícia Militar, composta pelos Sargentos Fábio e Vilmar e o Soldado Aguilar, fazia patrulhamento pela Rua Barcelona, bairro Bom Jardim, quando deparou com um suspeito numa esquina. Ao ver a viatura, o homem de 26 anos se assustou e foi iniciada a perseguição.

Momentos depois, o suspeito, que estava armado com um revólver 32, adentrou numa residência que estava com a porta aberta. Ele foi cercado e preso. A arma estava com quatro cartuchos intactos.

Como Taiobeiras está sem escrivão na Polícia Civil, os militares tiveram que levar o autor até Salinas para lavrar o flagrante, fato que é uma vergonha para as autoridades e políticos de uma cidade tão violenta.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PM acaba de trocar tiros com bandidos na Av. São João

Durante a perseguição, policiais se encontram na Avenida Amazonas e trocam informações
Agora a pouco aconteceu troca de tiros e muita correria na Avenida São João, região central de Taiobeiras. Alguns moradores das imediações ficaram apavorados. Os militares, Sargento Wesley e Soldado Clemente, estavam dando busca pessoal em um menor, próximo à esquina com a Rua Brasília de Minas, quando, de repente, dois homens em uma moto NX Falcon surgiu atirando num grupo de pessoas que estava na calçada.

Logo após os três disparos, os bandidos avistaram os policiais e houve troca de tiros, sendo iniciada intensa perseguição. Na fuga, o garupeiro caiu da moto e, mesmo assim, conseguiu evadir pulando muros, mas deixou o revólver no local. Suspeita-se que o piloto tenha sido atingido.

Outras viaturas foram acionadas, intensificando a caça aos bandidos pelas ruas da cidade. Momentos depois, o garupeiro foi capturado. Conforme informações preliminares dos militares, ele veio de Montes Claros para acertar contas e matar traficantes rivais. Ainda segundo os policiais, ele tem várias passagens pela polícia e é acusado de muitos homicídios.

As viaturas continuam fazendo rastreamentos pela cidade em busca do piloto da Falcon preta.

sábado, 26 de outubro de 2013

Mercadinho Lucas acaba de ser assaltado

Assaltante armado levou R$ 550,00
Neste momento, a Polícia Militar de Taiobeiras está registrando mais um assalto a mão armada na cidade. Dessa vez, a ação criminosa aconteceu no Mercadinho Lucas, localizado na Avenida São João, esquina com a Rua Benfica.

Conforme os levantamentos iniciais da PM, um motoqueiro parou na porta, deixou a moto ligada e adentrou ao Mercado anunciando o assalto. Estima-se que o assaltante levou cerca de R$ 550,00.

As viaturas da PM estão fazendo rastreamentos pelas ruas da cidade.

PM pega assaltantes do Posto Pinheiro, mas menores são liberados na Porta da Delegacia


Depois de intensos rastreamentos, PM conseguiu pegar os três assaltantes, mas eles foram liberados na porta da delegacia, ficando livres para, certamente, praticar novos assaltos
A Polícia Militar de Taiobeiras registrou mais um assalto a mão armada no Posto Pinheiro, localizado na saída de Taiobeiras para São João do Paraíso. A ação criminosa ocorreu na tarde de sexta, dia 25.

Três guarnições da PM fizeram intensos rastreamentos pelas ruas da cidade e conseguiram pegar os três menores: W.S.B, K.P.S, que já tinha sido preso no último dia 02 de setembro e E.M.S, que também havia sido preso no último dia 18 de outubro.

Mas, como sempre, a Polícia Militar ficou com a sensação de tempo perdido, pois os bandidos foram liberados ao chegarem à Delegacia da Polícia Civil. "Os menores infratores estão sendo liberados antes mesmo de terminarmos de preencher toda a papelada", lamentou um policial militar, que não quis se identificar.

Detalhe: os três menores apreendidos possuem várias passagens pela polícia.

Sem um Centro de Recuperação de Menores na região, muito menos uma cela específica na Cadeia Pública, a PM de Taiobeiras continua 'enxugando gelo".

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Taiobeirense baleado em frente Academia não resiste e morre em Montes Claros

Local do crime
A vítima José Aparecido Souza, o popular Tiburtino, de 30 anos, que foi baleado na cabeça ao amanhecer do dia 24, na Avenida do Contorno, bairro Vila Formosa, próximo ao trevo de acesso aos bairros Planalto e Bom Jardim, morreu hoje em Montes Claros.

Tiburtino passava pela calçada da Academia Esporte Fitness, quando um homem não identificado o abordou e disparou dois tiros, atingido a região lateral da cabeça. Ele foi levado pelo SAMU ao Hospital, onde recebeu os primeiros atendimentos e encaminhado para Montes Claros.

Conforme o diretor clínico do Hospital Santo Antonio, Dr. Carlos Alberto, a vítima já saiu de Taiobeiras com sintomas de morte cerebral, vindo a falecer hoje na Santa Casa de Montes Claros.

Perito esclarece atendimento a acidente

Perito Bruno Belloti

O perito da Polícia Civil de Taiobeiras, Bruno dos Santos Belloti, esteve na redação do Jornal Folha Regional para explicar os procedimentos tomados no acidente que vitimou o vendedor Edicarlos Rodrigues na última segunda, dia 21, já que foi noticiado no Blog “a demora para a chegada da perícia técnica ao local”, quando o corpo só foi liberado para o IML de Montes Claros ao meio dia.

Conforme Bruno, a Polícia Militar solicitou a perícia por volta da 10 horas e ele chegou ao local meia hora depois. Depois disso, foi solicitada a presença do veículo funerário, mas como o corpo da vítima estava preso às ferragens, seria preciso acionar o Corpo de Bombeiros em Montes Claros. “Como o processo ia demorar muito, resolvi acionar o serviço de guincho e conseguimos remover as ferragens com maior rapidez, caso contrário, o corpo só seria liberado por volta das 15 horas”, explicou o perito, que conseguiu a liberação do corpo ao meio dia.

Na oportunidade, Bruno explicou ainda que a Delegacia de Taiobeiras possui apenas dois peritos para atender toda a região Alto Rio Pardo, inclusive grande trecho da BR-251, quando seria necessários no mínimo quatro profissionais.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Deficiente mental continua preso em Taiobeiras e Coordenador do CAPS explica situação

Delmarques deveria está em tratamento, mas permanece preso

TAIOBEIRAS – O jovem com distúrbios mentais João Delmarques de Souza, de 27 anos, continua preso na cadeia pública de Taiobeiras há mais de sete meses e o tratamento recomendado, de forma urgente, pelo neurologista Rafael Zatta, desde o dia 23 de setembro permanece emperrado.

A situação foi denunciada pela mãe Anelza Souza Gomes na edição nº 220 do Jornal Folha Regional, oportunidade em que afirmou ter sido ignorada nas oportunidades em que procurou ajuda no Ministério Público, no CAPS e na Delegacia.

Encaminhamento do neurologista
Diante disso, o coordenador do CAPS, Guilherme Miranda, em contato com a redação do Jornal Folha Regional, explicou que a Unidade de Taiobeiras nunca negou atendimento para João Delmarques, pelo contrário, sempre disponibilizou maior boa vontade para ajudar, mesmo com os problemas gerados pelo paciente, que já até feriu um servidor do CAPS durante uma tentativa de medicação.

O coordenador explicou ainda que Delmarques foi encaminhado ao CAPS por ser usuário de drogas e, depois que foi preso, o tratamento ficou comprometido, pois não é possível tratar do paciente na cadeia. “Não tem como fazer o tratamento sem o devido encaminhamento para o CAPS. Se ele for conduzido para o CAPS, dou total garantia que será tratado normalmente, o que não posso é ir até à delegacia fazer o tratamento”, explicou Guilherme.

Homem é alvejado com tiro na cabeça em frente uma Academia de Taiobeiras

Local onde a vítima Tiburtino foi alvejada

Ao amanhecer dessa quinta, dia 24, a Polícia Militar de Taiobeiras registrou mais uma tentativa de homicídio na cidade. Dessa vez o crime aconteceu na Avenida do Contorno, bairro Vila Formosa, próximo ao trevo de acesso aos bairros Planalto e Bom Jardim.

Conforme a Polícia Militar, a vítima é José Aparecido Souza, o popular Tiburtino, de 30 anos, que foi atingido por um tiro na região frontal da cabeça. No momento do disparo, a vítima estava na calçada da Academia Esporte Fitness e a poucos metros da creche Pró-Infância.

Conforme levantamento do Jornal Folha Regional, as informações das testemunhas estão desencontradas, pois alguns dizem que os dois autores estavam de moto e o garupeiro desceu para efetuar os disparos. Já outras testemunhas afirmam que o autor do disparo estava de bicicleta.

Viaturas estão fazendo rastreamentos pela cidade.

A vítima Tiburtino foi levada pelo SAMU, em estado grave, para o Hospital de Taiobeiras, onde recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para Montes Claros.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em plena luz do dia, bandidos invadem mansão de Taiobeiras, faz refém e levam o que podem

Mansão estava com o portão principal aberto
Acabou de ser registrado mais um assalto a mão armada em Taiobeiras. Conforme a Polícia Militar, três assaltantes invadiram uma mansão da Rua São Paulo, bairro Nossa Senhora de Fátima, em Taiobeiras, ocasião em que amararam a proprietária Santina Rodrigues, esposa do empresário Osmane Patativa, e passaram a vascular a residência.

Segundo as primeiras informações passadas à reportagem do Folha Regional, um dos três bandidos estavam armados. Eles roubaram cartões de créditos, celulares, notebook, garrafas de uísques e jóias. Os assaltantes não encontraram dinheiro.

Também conforme a Polícia Militar, os assaltantes não tamparam os rostos, mas, mesmo assim, a vítima não reconheceu nenhum deles. Foi apurado que os bandidos adentraram na residência pelo portão principal da mansão, pois uma vizinha tinha acabado de entrar e deixado o portão aberto.

Neste momento, a Polícia Militar está fazendo rastreamentos pela cidade.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Endividados e pressionados por credores, prefeitos da região decidem paralisar serviços públicos

Prefeitos da região assumem dificuldades financeiras e tentam pressionar Governo Federal com paralisação de serviços públicos
A Amams reuniu 71 prefeitos do Norte de Minas na tarde dessa terça, dia 22, em Montes Claros, objetivando buscar soluções para se evitar a “falência” de muitas prefeituras da região por falta de recursos financeiros, pois muitas não tem dinheiro sequer para serviços essenciais, como: saúde, limpeza urbana e folha de pagamento dos servidores.

Durante a reunião, os prefeitos priorizaram que, em data ainda a ser definida, promoverão a paralisação de todas as atividades das prefeituras por no mínimo dois dias, ocasião em que farão carreata em Montes Claros com ato público em frente à Delegacia Regional da Receita Federal.

Segundo o presidente da Amams, Carlúcio Mendes, prefeito de Mirabela, a oscilação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem tirado o sono da maioria dos prefeitos, sendo que muitos estão deixado, inclusive, de atender em seus gabinetes por causa das cobranças, tanto da população quanto dos fornecedores.

Além da inconstância nos valores dos repasses do FPM, os prefeitos ainda estão enfrentando as retenções por conta de dívidas deixadas pelos seus antecessores relacionados ao INSS.

Os prefeitos cobram do Governo Federal que seja sensível e confira a atual realidade dos municípios brasileiros, para em seguida buscar alternativas de como devem ser feitos os pagamentos dos débitos junto ao INSS.

Prefeitos da região planejam fechar prefeituras

Prefeitos da diretoria da AMAMS decidiram reunir toda a classe para decidir futuro das prefeituras

NORTE DE MINAS – A oscilação no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem tirado o sono dos atuais gestores do Norte de Minas. Sem um valor definido os prefeitos reclamam que não tem como planejar as suas administrações. Em busca de uma solução, a Associações dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) reúne os prefeitos na tarde dessa terça, dia 22, na sede da entidade.

O presidente da AMAMS, prefeito Carlúcio Mendes, de Mirabela, diz que além da inconstância nos valores dos repasses do FPM, os prefeitos ainda estão enfrentando as retenções por conta de dívidas deixadas pelos seus antecessores relacionados ao INSS.

Cidade como São João do Paraíso viu o FPM cair pela metade e ainda sofre com os bloqueios para pagar débito com o INSS. Muitas prefeituras da região estão na mesma situação.

Até o momento, cerca de 78 prefeitos dos 93 do Norte de Minas já confirmaram presença na reunião desta terça-feira, às 14 horas, na AMAMS. A classe vai definir nesta reunião quais serão as estratégias que adotarão para chamar a atenção do Governo Federal, dentre elas estão a paralisação, cortes nas folhas de funcionalismo, cancelamento de festas tradicionais, redução no horário de funcionamento das prefeituras e carreata pelas ruas de Montes Claros.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Novas informações sobre o acidente que vitimou o vendedor Edicarlos

Veículo Gol conduzido por Edicarlos ficou destruído
O corpo do vendedor Edicarlos Rodrigues Pereira, o popular Edi, de 28 anos, vítima fatal de um acidente de trânsito, ainda se encontra no Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros, o único do Norte de Minas.

Conforme a Polícia Rodoviária, o fatal acidente ocorreu por volta das 09h:30min, mas, com a demora para a chegada da perícia técnica ao local, o corpo só foi liberado para o IML ao meio dia. Com isso, estima-se que o corpo de Edi retornará à Taiobeiras após as 22 horas e será velado no salão da Funerária Taiobeiras, localizado na Avenida São João.

Segundo a ocorrência da Polícia Rodoviária, a colisão frontal ocorreu na manhã dessa segunda, dia 21, no quilômetro 5 da Rodovia LMG 629, que liga Taiobeiras à Rio Pardo de Minas. O vendedor Edi transitava em um veículo Gol da empresa Moto Nanuque sentido Rio Pardo de Minas, já o empresário Carlos Humberto Morais seguia numa caminhonete Hilux sentido Taiobeiras. Ambos os veículos ficaram destruídos.

Conforme o médico do SAMU, Wellyton Cordeiro, o vendedor Edi morreu no local por conta de um grave aprofundamento do crânio. Já Carlos Humberto foi encaminhado ao Hospital de Taiobeiras, onde o médico Frederico Schuffner diagnosticou ferimentos leves e um trauma lombar. O empresário fez exames e se encontra internado em observação.

Em conversa com a reportagem, Carlos Humberto disse que transitava normalmente pela rodovia e avistou o veículo branco desde o início da reta, mas ao aproximar do veículo escutou um intenso barulho, não sabendo explicar o que realmente aconteceu.

Ambos os veículos estavam com a documentação regularizada. O resultado da perícia deve ser divulgado em 30 dias.
Popular vendedor Edi morreu aos 28 anos

Tragédia na LMG-629

O popular Edi, vendedor da Moto Nanuque, morreu no local do acidente
Choque deixou os veículos destruídos

Aconteceu na manhã dessa segunda, dia 21, um grave acidente na rodovia LMG-629, que liga a cidade de Taiobeiras à Rio Pardo de Minas, nas imediações da localidade Salto.

Uma caminhonete Hilux, conduzida pelo empresário Carlos Humberto Morais chocou-se com um veículo Gol, conduzido pelo jovem Edicarlos, o popular Edi, vendedor da empresa Moto Nanuque, que morreu no local do acidente. O empresário Carlos Humberto ficou preso nas ferragens, mas sofreu apenas ferimentos leves.

A Polícia Rodoviária não soube informar ainda o motivo do acidente e aguarda a chegada a perícia ao local.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Menor de 16 anos é flagrado com revólver

Apenas nesta sexta, PM de Taiobeiras apreendeu três armas com menores
Arma apreendida e menor de 16 anos no mundo crime

Na tarde de sexta, dia 18, uma guarnição da Polícia Militar de Taiobeiras, comandada pelo Sargento Wesley, conseguiu flagrar mais um menor portando arma de fogo. Dessa vez a ocorrência foi na Rua Barcelona, bairro Bom Jardim.

Durante o patrulhamento, os militares avistaram o menor de 16 anos em atitude suspeita e conseguiram surpreendê-lo, ao fazer busca pessoal encontraram o revólver.

Apenas nas operações dessa sexta, a Polícia Militar apreendeu três revólveres com menores infratores em Taiobeiras. Enquanto isso, a Polícia Civil continua de greve, de braços cruzados, apesar dos agentes de Taiobeiras não terem aderido à greve.



STF abre ação penal contra deputado Bernardo Santana, envolvido com a Máfia do Carvão

Deputado Bernardo Santana, que está de olho nos votos de Taiobeiras, vira réu por sonegação

Da Agência Brasil

Brasília – O Supremo Tribunal Federal abriu nessa sexta, dia 17, ação penal contra o deputado federal Bernardo de Vasconcellos Moreira, conhecido por Bernardo Santana (PR-MG), por crime tributário. O parlamentar é acusado pelo Ministério Público Federal de falsificação de notas fiscais para encobrir origem ilícita de carvão vegetal. Segundo a denúncia, mais de R$ 8 milhões foram sonegados.

De acordo com a denúncia, em 2009, na condição de diretor da empresa Rima Industrial, o parlamentar e outros dois acusados criaram um sistema para falsificar notas fiscais. Era para não pagar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e encobrir o transporte e a compra ilegal de carvão de mata nativa. O caso ficou conhecido como Máfia do Carvão. Os fatos foram descobertos na Operação SOS Cerrado, da Polícia Militar e a Secretaria de Fazenda.

Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, provas anexadas ao inquérito demonstram que Bernardo Santana praticou o crime 910 vezes. “A peça acusatória descreve detalhadamente o fato criminoso. Ao acusado não é possível, na qualidade de diretor da empresa, alegar o desconhecimento da pratica criminosa”, afirmou Janot.

O advogado do parlamentar, Bruno Gonçalves, questionou a investigação do Ministério Público. Segundo a defesa, a denúncia não pode ser baseada em informações da Secretaria de Fazenda. A defesa também alegou que as ordens dadas aos empregados eram delegações consideradas normais em uma empresa. “A investigação foi absurda. O acusado, como advogado da empresa, acumulava as funções de diretor. Não foi submetido a ato de investigação”, argumentou a defesa.

Os ministros seguiram o voto do relator do inquérito, ministro Marco Aurélio. Ele entendeu que a denúncia apresentada pelo Ministério Público contem indícios prática do crime de sonegação. Os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa acompanham o relator.



PM de Taiobeiras faz batida em casa alugada para o crime

Militares flagraram 4 menores com drogas, arma e motocicleta
Taiobeiras está perdendo seus adolescentes para as drogas. Hoje de manhã quatro foram flagrados no tráfico

Na manhã dessa sexta, dia 18, equipe da Polícia Militar de Taiobeiras, comandada pelo Tenente Fernando, identificou uma residência na Rua Pirapora, nº 20, bairro Vila Formosa, que foi alugada para uma facção do tráfico de drogas na cidade. Conforme levantamentos iniciais da PM, a casa servia de apoio para os menores aliciados por traficante que foi solto recentemente.

Durante a operação houve muita correria, mas, mesmo assim, os militares conseguiram pegar quatro menores, sendo que um deles já foi preso oito vezes apenas neste ano de 2013 e é recordista de apreensões na cidade.

Durante a batida na residência, os policiais encontraram drogas, um revólver e uma moto que era usada no tráfico.


PM de Taiobeiras pega outro motoqueiro armado

Jovem de 17 anos fazia escolta armada de ‘chefe’ que cumpre prisão semiaberta
Menor de 17 anos estava armado e fazia escolta do chefe

Ao amanhecer dessa sexta, dia 18, guarnição da Polícia Militar, composta pelo Sargento Lauro e Soldados Magalhães e Adriano, depois de montar cerco nas imediações da cadeia pública, conseguiu prender mais um motoqueiro armado em Taiobeiras.

Diariamente, o menor R.R.S, de 17 anos e um comparsa, faziam a escolta armada de um dos chefes do tráfico de drogas na cidade, que está cumprindo prisão semiaberta. Desconfiados da escolta, os militares avistaram na Rua Salinas dois suspeitos numa moto Honda NX Falcon, que saíram em alta velocidade, sendo iniciada a perseguição.

Depois de transitarem pela contra mão e desobedecerem as ordens de parada, os suspeitos conseguiram fugir dos militares. Outra viatura foi acionada e a caça continuou pelo bairro Planalto. Ao chegarem numa localidade conhecida por ‘Barragem de Cima’, os policiais avistaram rastros da moto e adentraram na mata fechada, quando depararam com os dois suspeitos deitados ao lado da moto e de armas em punho. Ao avistarem os militares, os menores abandonaram a moto e correram pelo matagal.

Nova perseguição foi iniciada e o menor R.R.S foi capturado. O outro, identificado por M.B.S, também de 17 anos, efetuou dois disparos e conseguiu fugir. O revólver, calibre 38, que R.R.S tentou dispensar, foi encontrado com 5 cartuchos intactos e numeração raspada.

Conforme o Sargento Lauro, há alguns dias os menores vinham fazendo a escolta armada do acusado de chefiar o tráfico, que é solto diariamente às 06 horas, devido o regime semiaberto. “Eles sempre usavam motos de grande porte e fugiam quando avistavam as guarnições, mas hoje conseguimos êxito na operação”, disse Lauro.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Papa, a Política e São João do Paraíso

*Por Maria Aparecida Alves da Silva

A vinda do papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude, no Brasil, e o momento que São João do Paraíso vive tem em comum um sentimento de renovação e esperança.

O pontífice assume a Igreja Católica em tempos de crise religiosa: perda de fiéis e denúncias de abuso envolvendo seus membros são sentidos em todo o mundo. Fortalecer a igreja será um dos seus principais desafios.

Ao mesmo tempo, São João passa por um dos tempos mais duros da sua história política. Em quatro anos, a cidade já teve três prefeitos, esteve envolvida em denúncias de corrupção, desvio de verbas e cassações. Com sua imagem manchada, o município perdeu recursos e investimentos. O desemprego é o reflexo mais preocupante dessa crise. A saída para muitos trabalhadores é procurar emprego em outras regiões do país. O resultado é uma cidade cada vez mais vazia.

Nas eleições suplementares realizadas em abril deste ano, a população escolheu um novo prefeito, Antônio de Oliveira Pinto, o “Dr. Antônio”. Ele enfrenta o desafio de fazer mais com menos, mesmo com a prefeitura sem recursos e cheia de dívidas, a nova administração precisa fazê-la voltar a funcionar.

Francisco, um papa marcado pelos gestos de humildade, veio ao Brasil trazer “esperança” a um país que exigiu ser ouvido nas ruas. Com essa mesma “esperança”, o povo de São João do Paraíso, uma cidade que tem a fé como um dos seus principais pilares, através do seu voto, deposita na atual administração o sonho de ver a cidade voltar a caminhar, se renovar.

Igreja e cidade compartilham a mesma fé de viver tempos melhores. Que a vinda do papa Francisco possa fortalecer esse espírito de “renovação e esperança” que São João e a Igreja Católica tanto precisam.

Oremos.

*Cida Silva é natural de São João do Paraíso. Atualmente reside em São Paulo, onde é Executiva de Contas da Folhapress - Agência de notícias do Grupo Folha

Projeto da deputada Ana Maria entra em vigor

Maternidades e hospitais públicos de Minas Gerais terão postos de atendimento de registro civil
Deputada destaca importância do projeto


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGC-MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, a RECIVIL e outros parceiros estão lançando Unidades Interligadas de Registro Civil em estabelecimentos de saúde que realizam parto em todo o Estado de Minas Gerais.

O Projeto de Lei nº 3.125/2009, de autoria da deputada estadual Ana Maria, visa a instalação de Postos de Atendimento de Registro Civil nas maternidades e hospitais públicos de Minas Gerais. 

Desta forma, a mãe terá a opção de já sair da maternidade com a certidão do seu filho, o que facilitará e poderá evitar que muitas crianças fiquem sem a sua certidão de nascimento”, comemora a deputada Ana Maria.
 

PM de Taiobeiras pega mais um motoqueiro armado

Mais uma arma apreendida com motoqueiros em Taiobeiras

Na guerra contra o tráfico de drogas, a guarnição da Polícia Militar, composta pelo Sargento Lauro e Soldado Magalhães, durante patrulhamento pela Rua Santa Rita de Cássia na tarde de terça, dia 15, suspeitaram de dois indivíduos que pilotavam uma motocicleta Honda CBX 250 Twister, cor Preta. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos fugiram em alta velocidade e foram perseguidos.

No desespero da fuga, os suspeitos perderam o controle da moto e caíram. Ao serem abordados, o garupeiro, que não teve o nome revelado, estava com um revólver calibre 38, sendo preso em flagrante. O piloto da moto era menor.

Ainda não se sabe de onde estão vindo tantas armas para Taiobeiras.