Decreto dificulta trabalho da Imprensa na Câmara Municipal de São João do Paraíso

Em pleno século 21, presidente Branquinho publica Decreto esdrúxulo para controlar o trabalho da Imprensa
Conforme Decreto assinado pelo presidente Branquinho, estão proibidas filmagens e fotografias. Só com credenciamento.

SÃO JOÃO DO PARAÍSO – Quem visitar a Câmara Municipal de São João do Paraíso vai deparar com vários avisos pregados nas paredes proibindo qualquer cidadão de adentrar no prédio público com câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores durante as reuniões. O Decreto foi publicado pelo presidente da Câmara, Antonio Caroba da Silva, o popular Branquinho, do PT, que coloca em prática Artigo 94, § 8º do Regimento Interno e Redação dada pela Resolução nº 48/2011, aprovada no mandato do então presidente Francisco da Rocha, o popular França.

O Decreto nº 12 foi publicado em 10 de outubro de 2013, mas só agora se tornou de conhecimento público, quando várias cópias foram coladas nas paredes da Câmara. Para qualquer pessoa ou até mesmo órgão de Imprensa, as fotografias, filmagens e gravações só podem ser feitas mediante credenciamento prévio.

A reportagem questionou a advogada da Câmara Municipal, Elisete Alves da Rocha, sobre a legalidade do Decreto e ela justificou que está previsto no Regimento Interno. “Para filmar tem que ter autorização do presidente”, afirmou. Perguntada sobre a constitucionalidade da Lei, a advogada foi categórica: “Claro que sim, pois está no Regimento”. Questionada sobre o controle da mídia e censura, a advogada desconversou. “Se quiser, a gente conversa pessoalmente, que eu explico melhor”, encerrou.

Por telefone, a reportagem também conversou com o presidente Branquinho e ele afirmou que o Decreto apenas cumpri uma Lei que foi aprovada pela Câmara, que visa evitar constrangimento dos vereadores. “Se você quiser fazer uma reportagem aqui, é preciso encaminhar um pedido de credenciamento, a Mesa vai avaliar, se credenciar pode fazer normal”, explicou.

Questionado se a intenção é dificultar o trabalho da Imprensa, o presidente negou. “Não está. Na verdade é só pra ter controle mesmo... Já teve manifestação aqui e não teve controle, saíram até divulgando imagens dos vereadores”, disse Branquinho, que não soube explicar se o credenciamento é prévio ou feito no momento da reunião.

Quanto à repercussão negativa que o Decreto pode gerar não preocupa o presidente. “Estamos apenas cumprindo a Lei”, finalizou.

Já o vereador Cirino da Rocha (PSB) se manifestou contrário ao Decreto, pois, segundo ele, o plenário é um espaço de debate e deve ser totalmente livre. “Acho que não deve haver proibição, pois nada feito pelo poder público deve ser escondido, pelo contrário, quanto mais divulgado melhor”, disse Cirino.

O promotor José Cícero, que responde pela Comarca de São João do Paraíso, foi comunicado sobre a publicação do Decreto. “Vou solicitar as informações da Câmara e averiguar a legalidade. Estamos no Brasil e não na China”, comentou o promotor.

Comentários

  1. É brincadeira uma coisa dessa! A advogada aí está totalmente errada, o REGIMENTO INTERNO não é CONSTITUIÇÃO, não. Dá pra se certificar que o texto do regimento interno que é inconstitucional, deve ser revisto e atualizado, sra advogada. Como é impressionante essas Câmara mal assessoradas como estão. Também, né, nem vereador têm. E isso é em toda a região, não é privilégio só de São João do Paraíso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aei meu amigo joao honesto,a advogada esta doida d++,e eu acredito q esse vereadorzinho esta querendo esconder algo daqui do povo d sjp,eles tem q saber q nós estamos num pais democratico e nao em uma ditadura

      Excluir
  2. Que vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Se quer esconder é porque está fazendo coisas erradas

    ResponderExcluir
  4. QUEM É QUE TÁ INTERESSADO EM FILMAR ESSA RALÉ? FALA SÉRIO...É PODREE

    ResponderExcluir
  5. Esse povo do PT é tudo da mesma laia

    ResponderExcluir
  6. vergonha senhor presidente...

    ResponderExcluir
  7. Esse vereador deve ser doido, se não pode fotografar é porque quer esconder alguma coisa. Só em São João mesmo pra ver isso

    ResponderExcluir
  8. vergonha senhor presidente

    ResponderExcluir
  9. esse é maior projeto q eles fizeram este ano

    ResponderExcluir
  10. Assinar um decreto desses é a mesma cosia de dizer que não é uma casa séria, com certeza deve haver muita falcatrua ai.

    ResponderExcluir
  11. TOMA VERGONHA,BRANQUINHO,QUER DIZER,ÀS ESCONDIDAS,...VC DEVIA CHAMAR ESCURINHO.... SE QUER BARRAR A IMPRENSA,QUEREM SURRUPIAR O DINHEIRO PÚBLICO... IMPEACHEMENT JÁ...

    ResponderExcluir
  12. Devia tomar vergonha na cara senhor Presidente, se quer esconder alguma coisa então vai fazer as reuniões em sua casa...

    ResponderExcluir
  13. "Claro que sim, pois está no regimento".

    Tá sabendo legal essa aí! kkkkkkk

    E ainda dizem que a prova da OAB é difícil....

    ResponderExcluir
  14. esse cara ta maluco d++ emm e a advogada tambem emm....meu deus , nós nao estamos em uma ditadura nao,ainda bem q ele nao ganha nem pra vereador +,e esse é o projeto q eles fizeram esse ano q meu amigo geraldo falou aei em cima emm,meu deus

    ResponderExcluir
  15. WAGNER VIEIRA SR: Branquinho isto é absurdo amigo mas a culpa não é sua, mas sim do povo pois foi o povo quem te colocou ai, pessoal por isso que sempre repito antes de votar verifique se o seu candidato tem cultura o suficiente para exercer o cargo, para assim futuramente não precisarmos ver estas cenas de abuso de poder acontecer na nossa cidade, eu quero neste mesmo comentário perguntar ao amigo Branquinho baseado em que lei ele próibe o trabalho da imprensa? e mais se próibe a entrada no prédio da câmara com maquinas fotográficas ou filmadora esta claro que tem coisa errada e cade os outros dez vereadores que estão lá para defender o povo será que é tudo bandido ou será que estão no cabresto do prefeito? acorda pessoal estamos no século 21 e autoridade em uma cidade ou país somos nós o povo quem paga o salário desses bandidos somos nos por tanto vamos cobrar nossos direitos os políticos tem que fazer oque o povo achar melhor pois é como como disse eles trabalham para nós o patrão deles somos nós o povo.

    ResponderExcluir
  16. tem que investigar esse rabo preso. todo mundo sabe das falcatruas dele na câmara e quando foi prefeito empregou os parente tudo!

    ResponderExcluir
  17. Acho que o amigo vereador deve ter assistido algum documentário sobre a china ou Venezuela e se empolgou. SR: Vereador o tempo que vc perdeu para inventar essa lei absurda, o sr poderia ter usado para criar um projeto para acabar com a droga em são joão do paraiso, pois a cidade a cada dia que passa aumenta o numero de usuários, e é uma falta de competência absurda das autoridades local permitir que uma cidade com menos de 30 mil habitantes se encontre nessa situação. acorda vereador seja útil faça valer o salário que nós o povo te paga.

    ResponderExcluir
  18. BRANQUINHO,ESSA SUA ATITUDE É UM DESCABIMENTO SEM TAMANHO!REGIME INTERNO NÃO É CONSTITUIÇÃO FEDERAL É APENAS NORMAS DA CASA,A LEI MAIOR É A CONSTITUIÇÃO.A LEI DE IMPRENSA BASEADA NA CONSTITUIÇÃO FALA QUE ÓRGÃOS DE IMPRENSA NÃO PODE SER COIBIDO DE REGISTRAR OS TRABALHOS E AÇÕES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS SOB PENA DE COMETER CRIME CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO .ISSO É UM ATENTADO CONTRA A IMPRENSA,QUE TEM DIREITOS ASSEGURADOS PELAS CLÁUSULAS PÉTREAS DA CONSTITUIÇÃO. A DIFUSÃO DE IMAGENS DE PESSOAS PÚBLICAS NO EXERCICIO DE SEUS MANDATOS ELETIVOS É LIVRE.A IMPRENSA NÃO PRECISA PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAR FOTOS DE AGENTES PÚBLICOS,OS SENHORES SÃO EMPREGADOS DO POVO.QUANDO OS SENHORES ELEGEM PARA CARGOS ELETIVOS A IMAGEM PÚBLICA PERTENCE O POVO,NÃO PODENDO SER CONFUNDIDO COM A VIDA PRIVADA OU ÍNTIMA,QUE DEVE SER PRESERVADA.A AÇÕES E IMAGEM COMO VEREADOR É DE DOMINIO PÚBLICO.SÓ FALTA O SENHOR QUERER COBRAR PARA TIRAR FOTOS DOS SENHORES!EM PLENA REVOLUÇÕES DAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS ,UMA NORMA ESDRÚXULA,QUE É UM RETROCESSO SEM TAMANHO.AS LEIS OU NORMAS DEVE SE ADEQUAR AOS NOVOS TEMPO.

    ResponderExcluir
  19. senhor branquinho esse promotor de taiobeiras é porreta.ele vai acabar de descobrindo sujeira debaixo do seu tapete.O senhor tem rabo de palha.promotor gosta de mostrar serviço e se ele disse que aqui não é a china é porque ele vê ilegalidade na tal lei.o hómi naum fala besteira,é conhecedor das leis...já advogada da câmara deve ter tirado a OABESTA por correspondência.não deixe o cqc descobri essa piada pronta,porque vai ridicularizar o povo da terrinha

    ResponderExcluir
  20. Os países que mais limitam o trabalho da imprensa no mundo são Eritreia (na África), Coreia do Norte (na Ásia), Irã e Síria (Oriente Médio), Guiné Equatorial (África), Uzbekistão (Ásia), Mianmar (Ásia), Arábia Saudita (Oriente Médio), Cuba (América Central), Bielorrússia (Leste da Europa) e agora SÃO JOÃO DO PARAÍSO MG (BRASIL).

    ResponderExcluir
  21. ADVOGADA TIROU A OABESTA ..... KKKK ESTA FOI MUTO BOA. ESSE POVO ENVERGONHA SAO JOÃO DO PARAÍSO. E OS VEREADORES FIZERAM PELO MENOS UM ROJETO ESTE ANO... ALELUIA..KKKKKK

    ResponderExcluir
  22. OW, VC´S JA NÃO FAZEM NDA, E AINDA VÃO FICAR PERDENDO TEMPO PARA CREDENCIAR IMPRENSSA ? FALA SERIO.. TRABALHAR POOOW !!!!

    ResponderExcluir
  23. Excelentíssimo Branquinho, a quem respeito, e muito, queria dar somente uma pequena pincelada na justificativa do tal decreto.
    Prezado e Nobre Vereador, em primeiro lugar divulgar atos governamentais, inclusive votação, tem amparo na Constituição Federal, Art.37, que trata da publicidade de tais atos (princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) .

    Também não se pode esquecer político é pessoa pública, que exerce função pública, portanto, não pode temer ser visto, fotografado , entrevistado etc., isto sem contar que a liberdade de expressão, desde que vedado o anonimato, é outro direito consagrado constitucionalmente.

    Por fim, o parlamento é a "casa do povo", sendo que o povo é ali representado pelos nobres vereadores. Criar dificuldade no acesso à informação, e coibir a divulgação dos atos dos vereadores não passa de ato ditatorial, à lá regime cubano, sem contar que " criar " credenciamento pode conduzir a "credenciar" a mídia que favorável ao "regime político" instalado.

    Comentário de Antonio da Silva, advogado e consultor de seguros e criador do blog "o direito fazendo justiça".

    ResponderExcluir
  24. Excelentíssimo Branquinho, a quem respeito, e muito, eu queria dar somente uma pequena pincelada na justificativa para editar o tal decreto que não permite filmagens, gravações etc., dentro do parlamento municipal de São João do Paraíso.
    Prezado e Nobre Vereador, com todas as vênias, em primeiro lugar divulgar atos governamentais, inclusive votação, tem amparo na Constituição Federal, Art.37, que trata da publicidade de tais atos (princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).
    Também não se pode esquecer político é pessoa pública, que exerce função pública, portanto, não pode temer ser visto, fotografado, entrevistado etc., isto sem contar que a liberdade de expressão, desde que vedado o anonimato, é outro direito consagrado constitucionalmente.
    Note-se, o parlamento é a "casa do povo", sendo que o povo é ali representado pelos nobres vereadores. Logo, criar dificuldade no acesso à informação, e coibir a divulgação dos atos dos vereadores, no exercício de suas funções, não passa de um ato ditatorial, à lá regime cubano, sem contar que “criar” credenciamento pode conduzir-se a "credenciar" somente a mídia que for favorável ao "regime político" instalado.
    Por fim, nenhum Regimento Interno ou qualquer outro Regulamento, ainda que instituído e votado, jamais poderá sobrepor a uma Norma Constitucional, por ser esta superior a todos os demais regramentos.
    O comentário acima é de Antonio da Silva, advogado e consultor de seguros, Consultor jurídico da ASSOFRESP e criador do blog "o direito fazendo justiça".

    ResponderExcluir
  25. Boa noite a todos, fico triste por ver alguns comentários e tenho certeza que muitos desses comentários as pessoas não buscarão nenhuma informação do presidente da câmara para saber realmente da verdade, eu com a reportagem na mão fui ate a câmara falar com o presidente e saber o que de fato tinha acontecido e fiquei muito surpreso com as informações que obtive lá,a câmara é composta de 11 vereadores oito na situação e apenas três na " oposição" e o que mais me surpreendeu é que o vereador que deu a entrevista dizendo que era contra o feito do presidente, ele foi um dos que encostou o presidente na parede para que cumprisse o regimento interno sob pena de punição, logo após uma manifestação na câmara contra a atitude de alguns vereadores inclusive a dele, palavra de BRANQUINHO " você sabe que eu nunca iria proibir ninguém como de fato não foi proibido, ninguém de visitar a câmara ou fazer seu trabalho como imprensa o decreto era apenas para organizar o trabalho da imprensa inclusive com lugar reservado, aqui são oito vereadores de mão dadas com o prefeito, se não fosse a população nós estaríamos perdidos", eu não tinha costume de ir assistir as reuniões da câmara, mas a partir do que o presidente me falou passei a frequentar e após muitas reuniões que eu participei hoje tenho certeza para postar essa mensagem e pedir a toda a população de São João do Paraíso para participar das reuniões, os três vereadores da oposição precisa muito da nossa ajuda, vamos lá galera vamos lotar a câmara em todas as reuniões e vamos cobrar que os vereadores que tem vinculo com o executivo que seja cortado esse laço eles não estão lã para fazer o que o prefeito pede não, vergonha o que esses vereadores fazem para defender o prefeito, abraços a todos é um apelo e também um desabafo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário