Endividados e pressionados por credores, prefeitos da região decidem paralisar serviços públicos

Prefeitos da região assumem dificuldades financeiras e tentam pressionar Governo Federal com paralisação de serviços públicos
A Amams reuniu 71 prefeitos do Norte de Minas na tarde dessa terça, dia 22, em Montes Claros, objetivando buscar soluções para se evitar a “falência” de muitas prefeituras da região por falta de recursos financeiros, pois muitas não tem dinheiro sequer para serviços essenciais, como: saúde, limpeza urbana e folha de pagamento dos servidores.

Durante a reunião, os prefeitos priorizaram que, em data ainda a ser definida, promoverão a paralisação de todas as atividades das prefeituras por no mínimo dois dias, ocasião em que farão carreata em Montes Claros com ato público em frente à Delegacia Regional da Receita Federal.

Segundo o presidente da Amams, Carlúcio Mendes, prefeito de Mirabela, a oscilação no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem tirado o sono da maioria dos prefeitos, sendo que muitos estão deixado, inclusive, de atender em seus gabinetes por causa das cobranças, tanto da população quanto dos fornecedores.

Além da inconstância nos valores dos repasses do FPM, os prefeitos ainda estão enfrentando as retenções por conta de dívidas deixadas pelos seus antecessores relacionados ao INSS.

Os prefeitos cobram do Governo Federal que seja sensível e confira a atual realidade dos municípios brasileiros, para em seguida buscar alternativas de como devem ser feitos os pagamentos dos débitos junto ao INSS.

Comentários

  1. Taiobeiras é uma das quebradas, não tem dinheiro nem pra comprar remédio pra dor de cabeça é só ir nos psfs e conferir

    ResponderExcluir
  2. taiobeiras num tem dinheiro pra nada já passou um ano e não foi pregado nem um prego na barra de sabão só que nunca faltou dinheiro pra o prefeitinho viajar

    ResponderExcluir
  3. em salinas kinca gastou os 5 milhões que zé prates deixou nas contas e já tá cortando gastos em todas as áreas até na saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que Zé Prates deixou 5 milhões em caixa, agora nos resta saber quanto deixou de dívida e de empenho para pagar na gestão do Kinka. Museu da cachaça, milhões empregados em uma obra sem demanda nenhuma e ainda conseguiram executar de forma errada, tanto que tá ai impedida. E tem gente que fala bem de um homem desses, meu Deus acordem!

      Excluir
    2. se zé prates deixou 5 milhoes e porqu deixou a prefeitura com saldo positivo fala pra min qual foi o prefeito de salinas que saiu da prefeitura e deixou dinheiro em caixa agora o seu prefeitinho gastou os 5 milhões com a compra da casa da esposa de Tony Rodrigues com diarias compra de cavalos caros com Patricia, com churrasco todo fin de semana na sua fazenda,na reforna do seu castelo o antigo e atual predio do coronel Idalino e outras coisista mais.

      Excluir
    3. Todos sabem que ficou dinheiro porque a tesoureira era do lado de Kinca, senão .... Isso quer dizer que Zé Prates não sabia da tramóia. Ela o enganou pra ajudar Kinca.

      Excluir
  4. o prefeito de Curral de dentro tá ficando rico só com as diárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM CERTEZA E PAGAR FUNCIONARIO Q E BOM NADA JA TEM 2 MESES DE ATRASO E PREFEITO E FAMILIA SO NO LUXO PARABENS PARA OS 14ZES

      Excluir
  5. o de berizal já comprou até pousada em porto seguro, fazenda, abriu poço artesiano na sua fazenda, comprou casa em taiobeoras, posto de gasolina e agora quer demitir os funcionários contratados!!! é só aqui mesmo viu!!! e ainda quer mais dinheiro????

    ResponderExcluir
  6. EM SALINAS ZE PRATES SAI RICO VAI GASTAR NA POLITICA PRA DEPUTADO FEDERAL.

    ResponderExcluir
  7. acredito que esse problema financeiro está geral, porque se não, não estaria acontecendo no país inteiro essas manifestações . acho que boa parte das pessoas deveriam entender e não só ficar criticando demonstrando total desconhecimento e implicância política. Esse mauro é muito um zé tonho e certamente puxa saco de lução. o que não pode esquecer é que : Lula deixou uma casca de ovo pra Dilma, Aécio para Anastasia, Derneval para Danilo e Tião Muquiba para Hermelino. e agora eles posam de bons e os trouxas de incompetentes. è muito simples criticar, mas na verdade todos queriam tá lá. E esses prefeitos falam que tá dificil, então porque não sai, ninguém mexe com algo que não dá lucro. cada um puxando pro seu lado. Mas que tá feio tá.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade políticos são maus vistos pela sociedade. Mas sabemos que ainda tem bons políticos, se não o bolsa família não chegaria nas casas de muita gente. acho que tem ser feito um movimento entre políticos e sociedade para fazer gestão junto ao governo federal. afinal de contas todos estão sendo prejudicado. Mas é do habito do povo de reclamar de quem pode ouvi-lo, mesmo não sendo os principais culpados e como em cidade pequena todo mundo sabe onde mora prefeito, secretários etc. então vamos cutucar.

    ResponderExcluir
  9. Em Vargem Grande nem se fala um verdadeiro caus!! O prefeito ja esta rico, comprou apartamento em Montes Claros, viaja o mes inteiro e ai vai...... Não paga terço de férias aos servidores, salário de dezembro atrasado e agora resolveu passar a mão no dinheiro do FUNDEB - FUNDO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BASICA- Projeto aprovado pela camara de vereadores

    ResponderExcluir
  10. Dinheiro que viam para as prefeitura todos desviadas para a COPA DO MUNDO e depois ainda temos as OLIMPÍADAS.. agora te digo uma coisa isso é apenas um inicio da falência do ESTADO. PT corruptos que fala que o Brasil diminui a MISÉRIA por conta de BOLSA FAMÍLIA mais uma coisa eu te digo isso fez com que se AUMENTASSE a MARGINALIDADE pois antes as pessoas tinham que trabalhar para comer hoje não temos esses problemas mais... e viva os PARTIDOS CORRUPTOS A COMEÇAR PELO PSD E PT.

    ResponderExcluir
  11. muito boa a reportagem, mas faltou colocar os nomes das prefeituras que vão paralisar as serviços. parabéns pelo serviço prestado no norte de minas

    ResponderExcluir
  12. muito boa a reportagem, pena que faltou a lista com as prefeituras que vão paralisar os serviços, parabéns ao jornal folha regional pelo trabalho feito no norte de minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salinas ;Taiobeiras ;Novorizonte;Fruta de Leite,MOC;Rubelita;

      Excluir
  13. Falar da superlotação nas prefeituras ninguém fala né!? Tem município que a folha de pagamento saltou para 2 milhões e por isso ta tendo de mandar gente embora e reduzir salários.

    ResponderExcluir
  14. O interessante disso tudo é que esses prefeitinhos aí só falam em FPM. Onde está a força para a arrecadação própria: IPTU, ISSQN, ITBI, taxas... apesar de ser uma arrecadação baixa, mas ajuda... ficam aí com suas incompetências chorando por FPM, ICMS... vão trabalhar, parem de encher as prefeituras com fantasmas, vagabundos, parem de pagar pelo voto de vereadores safados.... iiiiiii tem tanta coisa errada.... só não tem é prefeito competente nos cargos ....

    ResponderExcluir
  15. GENTE OLHA SO, OS POLITICO ESTAO QUERENDO EMANCIPAR MAIS MINICIPIOS EM MG,PELO AMOR DE DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Se a coisa está tão feia assim, pq os prefeitos não abrem as contas e mostram onde entra e onde saiu tato dinheiro. É so abrir a caixa preta ! ! ! !

    ResponderExcluir
  17. Tem prefeito que até hoje, com 10 meses de mandato, está colocando a culpa em quem já se foi a muito tempo. Indaiabira por exemplo, o prefeito não pagou o pis que é um direito do funcionário, e alegou o outro ser o culpado. Nós não queremos saber de outro queremos saber o que está fazendo com o nosso dinheiro, que não tem convênio, pessoas precisando de cirurgia urgente, e esperando pro dia que dar certo.
    Saúde é direito de todos e dever (obrigação) dos executivos. Independente de qualquer coisa.
    O bom é que cada cidadâo acompanhe seu prefeito ( os recursos da prefeitura) através do portal da transparência. clicando no link a seguir você ver os recursos repassados p a prefeitura de Indaiabira: http://mg.transparencia.gov.br/Indaiabira/ é obrigatório que estejam neste portal todos os recursos da prefeitura. O que será que o senhor (nosso prefeito) anda fazendo com este dinheiro? às vezes pode ser pouco mas será que não dá nem pra continuar como tava? Será que nos enganamos tanto assim? E as promessas de melhorias?

    ResponderExcluir
  18. http://mg.transparencia.gov.br/Indaiabira/ ACESSE ESSE LINK

    ResponderExcluir

Postar um comentário