Qual a chance do mandato de Danilo ser cassado?

Prefeito Danilo e o dilema da cassação
A juíza Aline Birchal, relatora do processo eleitoral que pede a cassação do mandato do prefeito Danilo Mendes, de Taiobeiras, encaminhou a ação para a sessão de julgamento do Tribunal Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG. A audiência está marcada para o dia 24 de setembro, às 17 horas.

Quais as chances de cassação?

Folha Regional ouviu alguns advogados e existem controvérsias. Mas, um fato chama a atenção: os juízes do TRE-MG vão ou não julgar o mérito da Ação?

Para muitos advogados, se julgar o mérito a chance de cassação é alta, pois existem muitas provas contra Danilo, assim como afirmou o procurador Eduardo Morato Fonseca.

Por outro lado, os advogados de Danilo alimentam a esperança de que o Processo será engavetado logo nas preliminares, pois eles argumentam que a Coligação Taiobeiras Merece Mais, que sustentou a candidatura do adversário Carlito Arruda (PDT), não tinha o direito de recorrer da sentença emitida pela juíza da Comarca de Taiobeiras, Marcela Decat. Para os defensores de Danilo, apenas o Ministério Público, autor do Processo de Cassação, poderia recorrer da sentença.

Mesmo diante do parecer do procurador Eduardo Morato Fonseca, que afirmou a gravidade dos crimes eleitorais, o prefeito Danilo não acredita na cassação e afirmou, em praça pública, durante Festival da Cultura, que “conversa de cassação é balela”. “Isso é conversa da oposição. Mas se acontecer, não é eu que vou perder e sim a população de Taiobeiras”, disse o prefeito.

Resumindo: se o TRE analisar o andamento processual da ação e interpretar que o recurso para Belo Horizonte só deveria ser interposto pelo Ministério Público, o prefeito Danilo escapa da cassação. “A coligação recorrente é assistente simples, não litisconsorcial, por isso não teria interesse de recorrer se o autor não recorre”, disseram os advogados de Danilo na defesa.

Por outro lado, caso o TRE resolva julgar do mérito da Ação, a cassação é quase certa, pois a ação reúne provas claras e concretas contra Danilo, assim como afirmou o procurador Eduardo Morato Fonseca: “ficou provado o abuso do poder político”, inclusive com “potencialidade suficiente para comprometer a normalidade do pleito”.

Certo é que: Taiobeiras vai parar na tarde do dia 24 de setembro, isso se não houver mudanças na pauta da sessão de julgamento.

Comentários

  1. se cassar será a salvação de taio

    ResponderExcluir
  2. Caça nada isso já tá tudo ajeitado com os advogados de aécio

    ResponderExcluir
  3. só existe cassação nos sonhos da oposição!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. se cassar vai ter um grande problema, votar em quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao se trata em que votar, se trata de fazer cumprir a LEI. Talvez possamos votar em voce, se nao for larapia, imoral, ditadora e cascatera.

      Excluir
  5. os caras já gastou 200 mil com advogados, sem chance de cassar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E 200 mil nossos, diga-se de passagem, né meu caro!!!!!

      Excluir
  6. Em se tratando de BRASIL e dessa "justicinha" que tem aqui, certamente ele escapa da cassação, apesar de tantas provas concretas do CRIME que 'eles' cometeram durante a campanha e por toda a gestão passada, afinal de contas por duas vezes a Polícia Federal esteve em Taiobeiras, ou seja, crimes vêm sendo alimentados desde então. "E agora, José!" Apesar que o que o Augusto e o Anônimo (anterior) disseram pode ser a realidade, pois corruptos acobertam corruptos...

    ResponderExcluir
  7. Aqui ta cheio de puxa -sacos, corruptos e imorais.

    ResponderExcluir
  8. "O Brasil nao e um Pais serio". Isso foi dito por uma Personalidade mundial ha uns 50 anos atras. Existem Brasileiros que se vangloriam da impunidade. Muito triste. Se esse Prefeito de proveta Danilo, fabricado por um antecessor que faz parte de uma quadrilha para usurpar o cofre publico ficar isento de cassacao sera apenas mais uma barbaridade, mais uma vergonha e mais um cuspe na cara dos Brasileiros.

    ResponderExcluir
  9. Se cassar muita gente que esta trabalhando no prefeitura vai voltar na pitimba novamente.

    ResponderExcluir
  10. Bem, Taiobeiras vem passando por revelações extremas, onde quem se dizia todo certinho acabou sendo desmascarado pela policia federal, votei 03 vezes neste grupo, agora que descobri que eram lobos e pele de cordeiro, acabaram de perder o meu voto, quanto a cassação eu acreditava que era balela da oposição, mas agora creio que ganharam as eleições porque usaram o dinheiro da prefeitura pra comprar votos."que justiça seja feita"

    ResponderExcluir
  11. Opinar é bom, mostra a cara é melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem que mostrar a cara sao os Politicos que sao eleitos e pagos para prestar um servico. O cidadao tem todo direito de se manifestar e se manter no anonimato. Afinal, este assunto de corrupcao por si so e uma verdadeira lama fetida e quem tem decencia nao vai se lambuzar . Mostre a sua cara e deixe os outros fazerem o que lhes convem. Isso e normal em qualquer Democracia .

      Excluir
  12. Está claro que o crime aconteceu. Só falta que em Taiobeiras aconteça o mesmo que nas cidades vizinhas, há a cassação e o cassado continua no cargo!!!!!! Que seja feita JUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  13. Impressionante como o povo de Taiobeiras toma tanto prejuizo: primeiro gasta uma fortuna dos cofres da prefeitura pra eleger um candidato, depois gasta outra fortuna pra pagar advogados caríssimos para defender o candidato eleito de uma cassação por compra de votos. Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente pessoal, não vai adiantar ficar aqui escrevendo sobre as decisões judiciais, não adianta ficar prevendo o que está estampado, já que Anastasia e Aécio estão auxiliando $$$$$$$$$$$$$$$$ os TRES para saírem ilesos desse julgamento....mãos e abraços serão dados confirmando mais um golpe e depois, aquela comemoração longe dos nossos olhos regada de bebidas importadas....tudo gasto com $$$$$$$ NOSSO...fazer o que?! QUE ELES NÃO SE ESQUEÇAM!!!! QUE TUDO...TUDO ESTARÁ GRAVADO NA CONSCIÊNCIA DE CADA UM...QUE PARA DEUS NADA FICA OCULTO, PODEMOS ENGANAR O POVO E A NÓS MESMO, MAS A DEUS NUNCA!!!....

      Excluir
    2. Voce esta 100% certo em tudo que disse. Nao existe remedio para tanta corrupcao , imoralidade e injustica neste Pais. A Classe Politica e toda podre. Uma verdadeira selvageria. A Justica esta submetida aos caprichos e $$$$ dos canalhas...

      Excluir
    3. E tem mais, se esse prefeito aí for cassado, certamente o novo prefeito eleito será do mesmo grupo! Ou querem Joelão de volta? A maracutaia será acobertada, a impunidade será escancarada e tudo de mais podre e absurdo acontecerá. Aliás já está acontecendo, pois o julgamento foi adiado e será que acontecerá dia 03/10/13? ou os adiamentos serão contínuos até o final de 2016?

      Excluir
  14. Porque ? so tem esse grupo e Joelao nesta Cidade? porque voce nao candidata? A questao aqui nao e Joelao, a questao aqui foi crime eleitoral cometido e previsto em Lei. Foi adiado o julgamento porque o Brasil esta PODRE. Acorrupcao esta infiltrada, uma verdadeira epidemia. E voce recebe quanto para falar mal de Joelao?

    ResponderExcluir
  15. e voce ganha quanto pra criticar o prefeito?

    ResponderExcluir
  16. Respostas
    1. Inveja de Corrupcao? abuso de poder? de incompetencia? de receber propina?

      Excluir
  17. A corrupção deste bando de pessoas descompromissadas com o povo taiobeirense é grande, é só fazer uma pequena analise: verifica o patrimonio dos secretários da prefeitura como elevou de 9 anos pra cá. Tinha gente que trocava cheque com agiota pra segurar a onda de pequenos comércios, hj depois que entraram na prefeitura uns tem fazendas, grandes loja, triplex, filhos em faculdades particulares, carros de luxo, casas de luxo, etc. tudo isso com salário de 3 mil por mês. A justiça eleitoral tem que tirar essa máfia da prefeitura.

    ResponderExcluir
  18. Quanta gente lesada junta!

    ResponderExcluir
  19. Bruna Oliveira, brasileira, taioberense e indignada!27 de setembro de 2013 às 11:48

    Concordo plenamente com o comentário de alguém lá em cima que diz que Taiobeiras só tem dois lados: "Este e Joelão".
    Taiobeiras precisa de uma coligação nova, de jovens que possuam sede de justiça e não sede de poder. De jovens que possuem ideias, jovens que possuam garra para lutar, para fazer história.
    Taiobeiras necessita que a política saia da mão dos poderosos.
    Lula, era pobre, e lutou pela presidência! Necessitamos de pessoas que provem que não precisam de dinheiro, pessoas que provem que a sede está no sonho de uma cidade melhor.
    Que 2016 traga caras novas para o cenário eleitoral!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, você está certa no seu pensamento, porém te digo uma coisa, sem maldade, sem crítica, tá! Você pensa assim, te garanto que eu também, porém a maioria da sociedade não pensa dessa forma. Veja primeiramente a qualidade dos candidatos. Candidatos a Vereadores que não tem o menor preparo para exercer a função que lhes cabe, e o povo os elege. Te falo uma coisa, se a Câmara fosse formada por pessoas altamente técnicas, que soubessem analisar o que bom ou ruim (para o município), sem essa de puxar saco do prefeito, logicamente aqueles da situação e por outro lado, os de oposição, são contra tudo! Fica difícil, não?
      O povo é iludido, vende seu voto. Por que você acha que no Brasil não se investe em educação? Pra manter o povo nesse curral eleitoral, manter suas mentes atrofiadas, para continuar mantendo no poder quem não faz nada para melhorar a vida do povo.
      Me desculpe, mas você falou em Lula. Concordo por se alguém da classe simples, mas o resultado você está vendo, ele foi citado como um dos homens mais ricos do mundo pela Forbes. Esse exemplo, dele, é mesmo que um comentário logo acima, quando cita secretários municipais tendo vida de classe alta.

      Excluir
    2. Entendo Marcelo, e com certeza tudo dito é de muito aproveitamento e claro muito bem aceito por mim. Apenas uma pequena correção, acho que não fui muito clara ao expressar, mas quando disse que Lula era pobre e se elegeu, quis exemplificar para a população que não é necessário ser rico, ser burguês, para se candidatar e lutar por justiça. Não precisa ter dinheiro, basta ter vontade de fazer justiça! Ele conseguiu se eleger, era pobre, agora se não fez por onde, aê já outros 5oo né?

      Excluir
  20. E vcs acham que lula foi eleito com que dinheiro? Quero ver alguém ser eleito sem gastar dinheiro, sem fazer panela, bruna e marcelo, sejam bem vindos ao BRASIL!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário