Escassez de água: autoridades detonam a Copasa

Corajoso e sem meias palavras, prefeito Jovelino critica a Copasa e cobra investimentos

A Copasa caiu no descrédito total na microrregião Alto Rio Pardo. A empresa enfrenta sérios problemas em Ninheira, onde não consegue manter o abastecimento regular da cidade há vários anos. Em São João do Paraíso, a população reclama da falta de rede de esgoto e água em vários pontos da cidade. Em Salinas a exorbitante taxa de esgoto já foi parar na justiça. Em Rio Pardo de Minas, a empresa é acusada de despejar esgoto in natura no rio. E em Taiobeiras, despensa comentários.

Para o promotor da Comarca de Taiobeiras, José Cícero Barbosa, o problema é de gestão. "Se voltar a faltar água na cidade, a culpa não será do clima e sim da Copasa, que não faz os devidos investimentos", disse o promotor, que emenda destacando a ação do empresário Carlos Humberto, autor de investimentos eficazes no armazenamento de água, mesmo em período longo de estiagem. "É um ato exemplar, de civismo e muita boa vontade do empresário Carlos Humberto, que investe na preservação da água e está fornecendo gratuitamente para a Copasa abastecer Taiobeiras", destacou o promotor.

O prefeito Danilo Mendes também reclama, principalmente da demora para iniciar as construções das soleiras de nível. "Estamos cansados de cobrar".

Carlos Humberto relata que desde 1995, quando Maria Matos de Sena era prefeita de Taiobeiras, que a Copasa vem protelando a solução do problema de abastecimento de água em Taiobeiras. "Alguns Termos de Ajustamento de Conduta foram assinados, mas de nada adiantou", lamenta o empresário, que sempre socorre a empresa nos momentos de crise. "Nunca cobrei um centavo pela água e sempre sirvo com boa vontade. Eu tenho água para abastecer Taiobeiras, mas a Copasa não teve a competência de fazer os barramentos e o problema está de volta”, emendou.

O vereador Aires Ferreira, o Nem Pilão, não mede as palavras para criticar a Copasa. “A incompetência é muito grande e vem de muito tempo. Já fizemos várias reuniões, mas os diretores nunca cumprem o prometido e, se não chover, vamos ter o mesmo sofrimento do ano passado”, disse o vereador, demonstrando muita revolta contra a empresa.

O prefeito de Rio Pardo de Minas, Jovelino Pinheiro, que esteve na reunião para debater a intervenção no rio, é outro que detona a empresa. “Nosso amigo Carlos Humberto está salvando a Copasa mais uma vez, pois não são feitos os devidos investimentos para atender as demandas. Isso é uma demonstração clara de que nossa região sempre foi vítima de políticas que vem de cima. A Copasa cansou, e vem fazendo intervenções desastrosas nos rios”, reclama o prefeito, citando a construção de uma soleira de nível na sua cidade, que foi destruída na primeira chuva. “A Copasa deixar a desejar na região e não responde, sequer, os ofícios encaminhados. A empresa perdeu o respeito, pois só atua com viabilidade econômica”, completou.

Argumento da Copasa

Mais uma vez pressionado, o superintendente da Copasa, Daniel Antunes, disse que não construiu as soleiras de nível para atender o abastecimento em Taiobeiras por que a Agência Nacional das Águas (ANA) demorou a fornecer a autorga, com isso, não conseguiu a Ordem de Início para as obras. Ele culpa os irrigantes pela falta d’água, alegando que está sendo retirada muita água do rio. Como solução, Daniel manifesta o desejo de requerer junto à ANA a suspensão das outorgas dos irrigantes.

Quanto aos investimentos por parte da empresa, Daniel afirma que sempre houve investimentos em soleiras de nível, mas foram rompidas por que o rio não possui locais adequados para este tipo de obra. O superintendente também culpa as intervenções criminosas feitas nos afluentes do rio Pardo, especialmente no Ribeirão. “As intervenções no meio ambiente prejudicou o rio e agora a única solução definitiva é a construção da Barragem de Berizal”, disse. 

Contradição – O Coordenador de Fiscalização da ANA, Marcos Souza, disse para a nossa reportagem que nunca houve qualquer tipo de dificuldade para fornecer autorga, basta apresentar o devido projeto. “Pelo contrário, a própria ANA sempre orientou a Copasa, por diversas vezes, a construir soleiras de nível. Temos um monte de notificações protocoladas na Copasa neste sentido. O que faltou mesmo foi interesse”, garantiu o Coordenador da ANA.

Comentários

  1. muito engraçado essa copasa ,agora a culpa é dos irrigantes vamos faser uma grande manifestação em frente a copasa ... aguarde nos,

    ResponderExcluir
  2. TODO ANO A COPASA COM A MESMA HISTORIA PARA BOI DORMIR..... OU DESCULPA HISTORIA PARA BOI DORMIR NAO PORQUE ELES NAO ESTAO DORMINDO E SIM MORRENDO DE SEDE. VOCES PODIAM DIVULGAR PARA TODOS QUANTO VOCES FATURAM NA CIDADE DE TAIOBEIRAS , EM AGUA E REDE DE ESGOTO , E VOCES NAO INVESTEM 0,01 CENTAVO NA REGIAO SO FATURAM, EM CIMA DA GENTE, VCS PEGAM UMA AGUA NO RIO QUE E NOSSA E COMPRA UM ABSURDO DESSE SO PARA TRATAR A AGUA, E ENVIAR PARA NOSSAS RESISENCIAS TOMA VERGONHA NESSA CARA COPASA !!!

    ResponderExcluir
  3. Tá claro que a Copasa só pensa em dinheiro

    ResponderExcluir
  4. Engraçado a copasa por a culpa nos irrigantes e dizer que a demora foi a autorga, pela reportagem a região vem sofrendo o problema desde 1995, demorou tanto assim? Quanto aos usuários de serviços da copasa, digo por mim, será que também somos culpados, a começar em mim, uso bem pouca agua, na minha rua falta agua quase sempre, e um detalhe minha conta com taxa de esgoto... Meu Deus... sempre pago de 90 a 150 reais...e boa parte da semana tenho que ir tomar banho em minha mãe e sabem porque? Alguem poderia adivinhar? Isso mesmo por falta de agua... Difícil hem!!!

    ResponderExcluir
  5. Na hora que é preciso economizar, ninguém economiza, depois reclamam. Na minha casa não falta água, nem por isso nós desperdiçamos, o nosso banho é rápido, reaproveitamos água para lavar a casa e molhar plantas. Eu tenho que pensar no outro, mas principalmente em mim mesmo, quando o assunto é água. A tendência é ficar pior.

    ResponderExcluir
  6. O problema é mais complexo do que parece, falta "vontade" política, o problema é desde 1995, quantas administrações já se passaram? Falta de "vontade" por parte da copasa, o que fica no ar é que a liberação de verbas é de responsabilidade do senhor Daniel Antunes, parece que é o chefão responsável ( pelo que sei o referido senhor é o diretor regional da área, apenas), esses recursos não teriam de vir "um cadinho mais de longe"? A classe política, e o diretor desse jornal estão cobrando das pessoas certas? E os acionistas da empresa, poderia o diretor desse jornal e os políticos que tanto cobram citar o nome de um dos maiores AECIONISTAS da copasa, a população tem não, precisa saber, 2014 tem eleições presidenciais

    ResponderExcluir
  7. A COPASA É A EMPRESA QUE MAIS LESA A POPULAÇÃO, TEM CONTA TODO MÊS PARA PAGAR SEM TER ÀGUA NA TORNEIRA, RECEBEMOS ÁGUA DE POSTO ARTESIANO SEM SER TRATADA ATRAVÉS DE CAMINHÃO PIPA E ISSO DEPOIS DE BRIGAR MUITO. AUMENTA A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA POIS TEM QUE FAZER O USO DE BOMBA PARA BOBEAR ÁGUA PARA CAIXAS SOMOS OBRIGADO MESMO SEM TER CONDIÇÕES CONSTRUIR OU COMPRAR RESERVATÓRIOS DE ÁGUA QUE SUPORTA ÁGUA PARA NO MÍNIMO 20 DIAS DE CONSUMO, POIS É O TEMPO QUE LEVA PARA MANDAR AGUA EM MINHA RESIDÊNCIA OU SEJA SOMOS ROUBADOS E NADA É FEITO.SE NÃO DAR CONTA DE ATENDER A POPULAÇÃO COMO DEVE ENTÃO PORQUE FAZ O COMPROMISSO?

    ResponderExcluir
  8. Esse Prefeito de Rio Pardo de Minas é mesmo muiiito lindo. hau deliciaa

    ResponderExcluir

Postar um comentário