Água da HP percorreu apenas 6,4 km

Bombeamento das águas das lagoas para o rio foi um desperdício
Monitoramento feito pelo Google Earth mostra a distância que as águas bombeadas percorreram


Como já era previsto e óbvio, as águas bombeadas das lagoas da Fazenda HP para o rio Pardo simplesmente desapareceram. Conforme monitoramento feito pelo produtor rural Carlos Humberto, através do Google Earth, os 53 mil metros cúbicos de água bombeada percorreram apenas 6,4 quilômetros pelo leito do rio, bem longe dos 47 quilômetros necessários para chegar à captação da Copasa em Taiobeiras.

As águas foram bombeadas das lagoas para a soleira de nível no rio Pardo, sendo esgotadas no dia 22 de setembro. Após seis dias, na manhã de quinta, dia 26, ás águas simplesmente pararam com o percurso, já que não foram suficientes para encher a grande quantidade de poços, além de serem sugadas pela areia.

Em contato com a reportagem, o produtor Carlos Humberto explicou que, com as altas temperaturas dos últimos dias, as águas diminuem muito por evaporação e evapotranspiração.

Além de o bombeamento nada resolver a situação de Taiobeiras, ainda acabou gerando um grave problema para as 200 famílias que vivem nas imediações da Fazenda HP, pois, conforme Carlos Humberto, a Copasa cometeu erro técnico na instalação dos equipamentos, já que a alta turbidez e a sucção no fundo da lagoa acabou sugando a lama, sujando as águas da soleira de nível. “As famílias da comunidade Peri Peri e os mil alunos da Escola Estadual Norberto de Almeida Rocha, além dos trabalhadores de minha fazenda, estão usando água barrenta, pois a Copasa fez uma sucção na vertical, quando deveria ser na horizontal”, explicou o produtor.

Sem as águas da Fazenda HP, o próximo plano da Copasa agora é bombear as águas dos poços existentes no rio para a soleira da captação, mas os ribeirinhos já se mobilizaram e afirmam que não vão permitir a intervenção, assim como fizeram no ano passado.

Comentários

  1. Tava na cara que essa ideia idiota daria errado. Só a Copasa mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo só Carlos Humberto mesmo para dar uma idéia idiota destas e vocês Taiobeirenses acreditarem e pressionar a COPASA nesta idéia. Com o rio no estado seco que está, estava escrito que a água disponibilizada iria ser absorvida pelo solo.

      Excluir

Postar um comentário