Caos no Alto Rio Pardo

Efeitos da seca deixa a região em calamidade. Milhares estão saindo em ônibus clandestinos para outras regiões

Em várias comunidades rurais a água já acabou

Ano após ano, a população da microrregião Alto Rio Pardo vem sofrendo com os efeitos dos longos períodos de estiagem. Providências? Nenhuma. Ninguém faz nada. Os políticos ficam apenas conversando fiado e gastando altas diárias para Belo Horizonte e Brasília. Viajam de avião, hospedam em bons hotéis e se alimentam em excelentes restaurantes. Quando voltam, não apresentam nada de concreto. Na semana seguinte viajam novamente. Até Quando!?

Enquanto isso, dos 17 municípios do Alto Rio Pardo, 15 estão em situação de emergência. Conforme a Defesa Civil, apenas Salinas e Santa Cruz de Salinas não estão em situação de emergência. A situação é preocupante, pois além de faltar água, a produção da agricultura familiar despencou, consequentemente, a renda caiu e a economia da região está ameaçada. Diariamente, vários ônibus clandestinos saem lotados para outros regiões, sempre levando pais de famílias à procura de empregos e deixando as “viúvas de maridos vivos”.

Se vergonha matasse políticos, a espécie estaria em extinção.

Municípios da região em situação de emergência:

Águas Vermelhas
Indaiabira
Berizal
Rio Pardo de Minas
Rubelita
Santo Antônio do Retiro
São João do Paraíso
Taiobeiras
Vargem Grande do Rio Pardo
Montezuma
Curral de Dentro
Divisa Alegre
Ninheira
Novorizonte
Fruta De Leite
 

Comentários

  1. Por que nenhum governo, mesmo o municipal, não toma os procedimentos cabíveis para recuperar nascentes, fazer pequenas barragens, entre tantas outras atitudes para melhorar a vida do povo e minimizar o sofrimento causado pela estiagem? Fazem uma gastança enorme para seu próprio ego e o povo fica a mercê da desolação.

    ResponderExcluir
  2. Os responsáveis por isso tudo somos nós que colocamos as bandeiras nas costas e fomos prestigiar a gastança nas campanhas políticas e contribuimos para essa baixaria que se tornou nossa cidade e região.

    ResponderExcluir

Postar um comentário