Cisrun elege novo presidente hoje

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) realiza nesta quinta-feira, 28/02, assembleia geral para eleição e posse do novo conselho diretor e fiscal. A eleição será realizada às 9h30, no auditório da Sociedade Rural (Parque de Exposições João Alencar Athayde),bairro Alto São João, em Montes Claros.

 

O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região.

 

Esta é a terceira eleição realizada pelo consórcio, que teve a primeira gestão de um ano (2010), presidida pelo prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Junior, e a segunda, no biênio 2011-2012, presidida pelo então prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga.

 

Durante a assembleia desta sexta-feira, será definida a nova mesa diretora, que é composta por prefeitos que serão eleitos para o conselho diretor e conselho fiscal.O processo será conduzido pelo atual presidente, Warmillon Braga, que dará posse à nova diretoria tão logo seja encerrada a votação, para a gestão do biênio 2013-2014.

 

O Cisrun foi o primeiro consórcio público desta natureza constituído no país, por iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, e além de possibilitar mais agilidade nos procedimentos burocráticos e democratizar o gerenciamento do SAMU, viabiliza o repasse de recursos, já que tanto a União quanto o Estado restringiram seus investimentos para os consórcios públicos. 

 

O funcionamento do SAMU Macro Norte depende diretamente do Cisrun, que é responsável pelo gerenciamento dos recursos de custeio do serviço, cuja contribuição é de 30% da União, 60% do Estado, e 10% dos municípios, que contribuem com 0,13% per capita.

 

Também é competência do Cisrun dar suporte infraestrutural às 36 bases descentralizadas do SAMU e ao Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, onde funciona a central de regulação de urgência do SAMU.

Comentários