Facebook

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Justiça de Taiobeiras embarga Parque de Eventos


Conforme advogado da Italmagnésio, obra deverá ser paralizada imediatamente

A liminar que concedia posse ao Município de Taiobeiras teve os efeitos suspensos pela juíza de Taiobeiras, Marcela Decat, no bojo de uma Ação Anulatória de Ato Administrativo, impetrado pelo Grupo Italmagnésio, dono do terreno desapropriado para a construção do Parque. A verba indenizatória concernente à expedição do mandado de citação do prefeito Denerval Germano deverá ser paga hoje.
Na decisão o juiz disse: “Diante do teor do laudo pericial, anexado nos autos em apenso, o imóvel que se pretende desapropriar faz parte da Zona de Proteção Ambiental – ZPAM”, ou seja: o prefeito Denerval está construindo o Parque de Eventos numa área proibida por Lei.
Além disso, conforme a Decisão, o Perito concluiu que a edificação do Parque de Exposição, destinado a eventos diversos, não é compatível pelo Plano Diretor do Município, já que a área não foi destinada para tal finalidade.
Dessa forma, presentes os requisitos do “fumus boni júris” e do “periculun in mora”, necessários para a concessão de qualquer medida liminar, defiro o pedido da empresa Coagro e determino a imediata suspensão dos efeitos da decisão que deferiu a imissão provisória do Município de Taiobeiras no imóvel objeto da ação de desapropriação nos autos em apenso, até o julgamento final das ações”, disse a juíza.
O advogado da empresa, Alexandre Rocha, explicou que o prefeito desapropriou a área por R$ 20 mil, mas o perito judicial avaliou que vale mais de R$ 200 mil. Por isso, a empresa entrou com a ação de nulidade e da suspensão dos efeitos da liminar que determinou a posse provisória do município. “A Prefeitura não poderia construir o Parque naquele local. Ali só é permitida alguma obra com destinação ambiental”, explicou o advogado, dizendo que a área foi desmatada sem a autorização dos órgãos ambientais e iniciada a edificação. “Por isso, a juíza suspendeu a liminar e ordenou paralisar imediatamente a obra”, completou Dr. Alexandre.
Para construir o Parque de Eventos, o prefeito Denerval declarou uma guerra ao empresário Giuseppe Trincanato, inclusive impetrou processo de desapropriação de 11 hectares do seu imóvel por preço insignificante, conforme alega o empresário. Por conta dessa briga, o empresário perdeu o interesse por Taiobeiras e passou a cortar investimentos no município, levando parte de seus projetos para Salinas, como a construção de um frigorífico.
Parque está sendo construído nessa área verde, que foi totalmente desmatada
As explicações de Denerval

Em contato com o prefeito Denerval Germano, a reportagem foi informada que a questão é ambiental e fácil de ser resolvida. “O Plano Diretor colocou a lagoa como área ambiental, mas não regulamentou quantos metros da lagoa que deve ser preservado. Agora, podemos simplesmente regulamentar até com Decreto baseado na Lei Federal, que é de 20 metros da lagoa”, explicou o prefeito.
 Denerval entende que a obra não foi embargada e diz que a juíza só cassou a liminar de imissão de posse que a Prefeitura tinha. Quanto à indenização paga pela área, o prefeito diz que vai entrar com recurso e se a decisão for mantida, o pagamento deverá ser feito por precatório. “Tentamos um acordo sobre o pagamento, mas não conseguimos êxito junto à empresa, por questões diversas, inclusive política”, disse. 
Em relação a retirada de investimentos por parte do Grupo Italmagnésio, Denerval não demonstrou preocupação, alegando que o empresário Trincanato faz as mesmas ameaças em Várzea da Palma, onde possui siderúrgica. “Em Várzea da Palma, ele fala que vai retirar todos os investimentos e trazer para Taiobeiras. Já aqui ele fala que vai levar para Salinas”, analisou o prefeito.

Paulo Guedes assume liderança em Montes Claros

Paulo Guedes surge do nada e ultrapassa medalhões de Montes Claros

Reviravolta na disputa pela Prefeitura de Montes Claros. Com 26% da preferência do eleitorado, o deputado estadual Paulo Guedes (PT) é o novo líder, na segunda rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Jornal Estado de Minas nos dias 22 e 24. O candidato apresentou um crescimento de 4,4 pontos percentuais em relação ao levantamento realizado nos dias 15 e 16, e se beneficiou ainda de uma queda de 6,3 pontos percentuais do deputado federal Jairo Ataíde (DEM), até então o preferido dos eleitores de Montes Claros. O democrata, que foi apontado por 29,9% dos entrevistados na primeira pesquisa, aparece agora com 23,6%.

Ainda que estejam à frente na pesquisa, ainda não estão garantidas as vagas de Paulo Guedes e Jairo Ataíde para o segunto turno das eleições. Embolado com os candidatos está o ex-deputado estadual Ruy Muniz (PRB), que se manteve estável com uma oscilação positiva de 19% para 19,6% das intenções de voto. Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, nos últimos nove dias de campanha os três deverão travar uma batalha pelas duas vagas na próxima etapa das eleições.

Na quarta colocação e com chances menores de chegar ao segundo turno aparece o ex-deputado Humberto Souto (PPS), que teve uma oscilação positiva de 10% para 12,4%. O número de eleitores que afirmaram votar em branco ou nulo passou de 4,2% para 5,4%. Por outro lado, diminuiu em 2,6 pontos percentuais o índice de quem estava indeciso.

Paulo Guedes é quem tem o maior índice de aceitação: 19,8% dos entrevistados têm o petista como o único candidato, pouco acima dos 16,8% que votam exclusivamente em Ataíde.

A maior rejeição foi apontada para Ruy Muniz: 44,2% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. O candidato tem o apoio do prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), que tem a administração mal avaliada pelos eleitores que participaram da pesquisa. Entre os 500 entrevistados, 73,5% consideram a gestão do peemedebista péssima ou ruim. Apenas 7% classificaram o governo como ótimo ou bom.

Na análise do perfil do eleitorado, Paulo Guedes lidera a pesquisa no eleitorado masculino e Jairo Ataíde entre as mulheres. O petista e o democrata têm ligeira queda na intenção de voto com o aumento da renda familiar, enquanto Humberto Souto tem maior intenção de voto à medida que o poder aquisitivo aumenta, chegando a liderar no grupo dos eleitores que recebem mais de seis salários mínimos.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa realizada pelo Instituto MDA em parceria com o Estado de Minas ouviu 500 eleitores de Montes Claros em 22 a 24 de setembro. O levantamento tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG 00644-2012. O Estado de Minas não publica pesquisas encomendadas por candidatos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Empresário Coquim, de Salinas, morre em acidente

Coquim morreu no local do acidente

O empresário João Xavier Dias, popular Coquim, 56 anos, irmão do candidato a prefeito de Salinas, Kinca da Ciclo Dias, foi vítima de um fatal acidente na BR-251, próximo à cidade de Francisco Sá. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu às 19h20min, no quilômetro 459,3 município de Grão Mogol.

A ocorrência relata que uma carreta Mercedes Benz, placa de Marechal Cândido Rondon/PR, invadiu a contra-mão e bateu de frente na caminhonete Toyota Hilux conduzida por Coquim. Ainda conforme a Polícia Rodoviária, a caminhonete saiu da pista e o motorista ficou preso nas ferragens.

O irmão de Coquinho, Silvio Xavier Dias, popular Silvinho, 49 anos, sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo SAMU até o hospital de Francisco Sá. Uma mulher de 49 anos, que também estava na caminhonete, ficou gravemente ferida. O motorista da carreta saiu ileso.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Reginaldo Lopes reforça palanque de Kinca

As voltas da política! No comício realizado ontem, no bairro São Geraldo, o candidato a prefeito de Salinas, Kinca da Ciclo Dias (PT), recebeu o apoio do deputado federal Reginaldo Lopes, também petista, que vai foi parceiro do prefeito Zé Prates, que hoje tem o tucano Marcus Pestana como parceiro. Realmente o "negócio" é igual nuvem...

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Promotora detalha investigações sobre vídeo de compra de votos


Adalberto com a cesta básica que teria ganhado da Prefeitura
Após sabatina de 01h50min, a promotora Ana Gabriela, da Comarca de Taiobeiras, detalhou todo o processo de investigação do polêmico vídeo que acusa o candidato Danilo Rodrigues (PSDB) de compra de voto, inclusive permitindo acesso aos depoimentos das pessoas envolvidas.

A promotora ainda não tem parecer conclusivo, mas admite que realmente houve um crime de uma das partes envolvidas e garante que vai manifestar sobre o caso antes das eleições. “O próximo passo é esperar a apuração do Conselho de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pois um dos autores do vídeo disse que um advogado tentou lhe subornar para mudar o depoimento”, destacou Dra. Gabriela.

A promotora demonstra muita preocupação com os interesses políticos sobre o caso e lamenta o fato do vídeo ter vazado na Internet. “Depois que caiu nas redes sociais, a repercussão foi enorme e isso dificulta a apuração, pois as oitivas ficam comprometidas”, disse. “Tenho grande interesse em apurar a veracidade”, completou a promotora, sinalizando que tem consciência das possíveis compra de votos em Taiobeiras.

Gabriela afirma que tem dois focos: penal e civil, que tem mais urgência, pois os prazos do eleitoral é muito curto. “Se comprovar que o candidato está comprando voto ou abusando do poder econômico ou político, vamos afastar ele do pleito”, garante a promotora, alertando que é preciso muito cuidado, pois no interior as paixões políticas são quentes e existem interesses de todos os lados.

Todos os detalhes na próxima edição do Folha Regional.

Danilo fala sobre polêmicas em entrevista exclusiva

Em entrevista exclusiva, o candidato a prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes Rodrigues (PSDB) falou ao Jornal Folha Regional sobre as maiores polêmicas da campanha. Na gravação, feita sem aviso prévio e sem a presença de assessores, ele fala sobre declaração de bens, vídeo da suposta compra de voto e das acusações da oposição de que é viciado em vídeo game e baralho. A íntegra da entrevista estará na próxima edição do Folha Regional. Imperdível!

Promotora de Taiobeiras vai manifestar sobre vídeo


A promotora Ana Gabriela, da Comarca de Taiobeiras, acabou de acertar uma entrevista com a nossa reportagem para falar sobre o polêmico vídeo que acusa o candidato Danilo Rodrigues (PSDB) de comprar o voto de Adalberto (foto). Pelo que tudo indica, a promotora irá dar um parecer sobre as investigações que foram feitas. Ela já adiantou que Sanzio Lima, acusado de participar das gravações, não tem nada a ver com o caso. A expectativa é enorme na cidade!

Denúncia na eleição do Conselho Tutelar de Taiobeiras

Chegou gravíssima denúncia contra o processo eleitoral do Conselho Tutelar, marcado para o dia 10 de novembro. Conforme a fonte, para conseguir o mínimo de 10 inscrições, pessoas sem a mínima experiência com crianças e adolescentes foram inscritas irregularmente, inclusive sem a documentação necessária. O caso foi encaminhado para a promotora Ana Gabriela, que prometeu apurar tudo o mais rápido possível.

domingo, 23 de setembro de 2012

Carlito pede investigação na Polícia Federal


A coligação “Taiobeiras Merece Mais”, que sustenta a candidatura de Carlito Arruda (PDT) protocolou denúncia na Polícia Federal de Montes Claros e pediu investigação sobre o vídeo que acusa o candidato Danilo Rodrigues (PSDB) de comprar voto com distribuição de cimento, cesta básica e gasolina.

O prefeito Denerval Germano, que também é citado na denúncia, disse à reportagem que o vídeo é montagem. O candidato Danilo ainda não se manifestou sobre o vídeo.

sábado, 22 de setembro de 2012

Depois de batida, carro cai em bueiro

Na tarde de sábado, dia 22, aconteceu outro acidente na Avenida do Contorno, em Taiobeiras. Um Fiat Brava estava circulando a rotatória e um Fiat Uno, que descia em alta velocidade, bateu de frente, rodou e caiu dentro do bueiro. O motorista do Fiat Uno foi identificado por José Luiz e estava com sintomas de embriagues.

Kinca da Ciclo Dias realiza mega comício em Salinas


Tião de Olegário e Kinca demonstram entrosamento
Petista critica visita de Aécio e promete transformar a cidade num pólo de Educação

Os eleitores de Salinas respiraram política na sexta-feira, dia 21. De manhã a movimentação foi da situação, quando a candidata Seleide (PSB) recebeu o apoio do senador Aécio Neves. E ao anoitecer foi a vez da oposição fazer a festa, quando o candidato Kinca (PT) recebeu os apoios dos deputados Newton Cardoso (PMDB) e Padre João (PT).

Eles promoveram uma carreata pelas principais ruas da cidade, culminando na Passarela da Alegria, onde foi realizado um movimentado comício. Sob aplausos e foguetes, todos os candidatos a vereador da Coligação estiveram presentes no palanque.

No entanto, a chapa Kinca e Tião de Olegário foi surpreendida com uma notificação judicial impedindo a presença do deputado Newton Cardoso no palanque, por força da Lei de Fidelidade Partidária, pois o PMDB está coligado com a situação, inclusive indicando o candidato a vice-prefeito Heli Durães. O fato gerou revolta nos coordenadores da campanha de Kinca e foi motivo de muitas críticas nos discursos.

Visivelmente satisfeito com a presença dos eleitores, o candidato Kinca iniciou dizendo que Salinas precisa voltar a ser referência do Alto Rio Pardo e do Norte de Minas. “Nossa cidade sempre teve uma política forte, que gerou grandes obras no passado”, disse Kinca, argumentando que a cidade perdeu a referência e parou de conquistar obras importantes.

O petista criticou a visita do senador Aécio Neves, ocorrida na parte da manhã. “Ele não teve condições de mostrar uma grande obra realizada na cidade, mesmo sendo governador por 8 anos”, alfinetou Kinca, ressaltando o “desrespeito de Aécio com os funcionários públicos, especialmente os professores”. “Eu vou buscar o desenvolvimento na área da Educação e vou lutar para tornar Salinas no pólo de Educação, atraindo estudantes de outras cidades com cursos profissionalizantes. E não podemos permitir que nossos jovens continuem saindo daqui para buscar faculdades em outras cidades”, completou.

O candidato também se comprometeu revitalizar o Rio Salinas e fazer uma administração participativa. “O nosso ex-presidente Lula mudou o Brasil e nós queremos transformar Salinas”, disse Kinca ao se referir que tem o apoio do Governo Federal.

Veja na próxima edição do Jornal Folha Regional as propostas de Kinca para a Saúde, o setor mais criticado pela oposição.
Deputado Padre João declara apoio ao petista salinense

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Aécio Neves pede votos para Seleide em Salinas


Sob um sol escaldante, o senador Aécio Neves (PSDB) pousou hoje de manhã em Salinas e gerou frisson entre os correligionários e simpatizantes da candidata a prefeita Seleide Guimarães (PSB). A chegada ao aeroporto foi sob aplausos e muitos abraços. Uma turma puxou o coro: “Aécio Presidente” e conseguiu arrancar sorrisos do senador.

A visita foi acompanhada pelo deputado Arlen Santiago (PTB) e Domingos Sávio (PSDB). Em carro aberto, Aécio, Seleide, o vice Heli e o prefeito Zé Prates percorreram a principais ruas de Salinas. Ao término, todos pararam na Passarela da Alegria, onde subiram num trio para os discursos. “Estou emocionada, pois é um orgulho muito grande viver esse momento histórico. Estamos vivendo um momento de grande responsabilidade e tenho certeza que Salinas não vai renunciar as suas conquistas. O povo sabe o que quer e sabe aonde quer chegar, e quem nos mostrou o caminho foi o prefeito Zé Prates”, disse a candidata Seleide, ressaltando que a parceria com o senador Aécio Neves e o governador Anastasia é de fundamental importância para o futuro de Salinas.

Depois de cumprimentar as autoridades no palanque, o senador Aécio se lembrou do modelo de gestão implementado em Minas Gerais, que, segundo ele, se tornou referência para o Brasil inteiro e permitiu o maior conjunto de obras de infraestrutura entre todos os estados brasileiros. “Hoje temos também a melhor educação no ensino fundamental e a melhor saúde”, disse.

O senador falou da correria das campanhas eleitorais em todo o País, já que está percorrendo 16 estados brasileiros. “É impossível ir a todos os municípios de Minas, mas não podia deixar de vir à Salinas pela importância estratégica da cidade e pela repercussão em toda a região de tudo que ocorre aqui, pois Salinas é uma das principais vitrines de Minas Gerais”, disse Aécio, que rasgou elogios para o prefeito Zé Prates e pediu votos para Seleide. “Não podemos permitir que Salinas se divorcie do processo de crescimento e venho aqui para dizer a vocês que o caminho do progresso é Seleide nº 40, disse o senador.

Confira na próxima edição do Jornal Folha Regional entrevista exclusiva com o senador.

Logo após, o senador seguiu de helicóptero para Taiobeiras, onde cumpriu agenda com o candidato Danilo Rodrigues (PSDB). No final do dia, Aécio estará na campanha de Jairo Ataíde (DEM, de Montes Claros.

Em Taiobeiras, jovem é executado com tiro na testa


Na noite do dia 20, traficantes de Taiobeiras executaram mais um jovem. A vítima é Juscélio da Silva, o popular "Chuta Gato", de 21 anos, que foi executado dentro da própria casa com um tiro na testa. A PM fez rastreamento pela cidade em busca do autor, mas sem sucesso.

Não existem pistas do autor do homicídio, ocorrido na Rua Paraíba, 531, bairro Planalto.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Paulo Guedes cresce em Moc

O deputado Paulo Guedes (PT) surpreende em Montes Claros e já aparece em 2º lugar na pesquisa divulgada pelo Jornal Estado de Minas. Conforme o Instituto MDA, a disputa pela Prefeitura de Montes Claros está embolada: Jairo Ataíde (DEM) tem 29,9%; Paulo Guedes tem 21,6%; Ruy Muniz (PRB) tem 19% e Humberto Souto (PPS) aparece com 10% das intenções de votos.

Prefeito de Ninheira permanece afastado

O desembargador Belizário de Lacerda, do Tribunal de Justiça de Minas, indeferiu o recurso do prefeito de Ninheira, Gilmar Ferraz, que está afastado por acusação do Ministério Público de desvio de R$ 10 milhões dos cofres públicos. Com isso, a vice-prefeita Marinalva Bandeira permance no cargo e alega que a Prefeitura de Ninheira se encontra atolada em dívidas com o INSS.

Candidato a vereador é cassado

A juíza de Taiobeiras publicou sentença cassando o registro do candidato a vereador Januário de Castro (PDT), da coligação “Taiobeiras Somos Todos Nós”. O candidato vai recorrer junto ao Tribunal de Belo Horizonte. Ele foi condenado por distribuir combustível para eleitores, sendo 27 “notinhas” para abastecimentos, cujos valores variam entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

Senador e deputados pedirão votos em Salinas

A campanha em Salinas vai pegar fogo nessa sexta-feira, dia 21. Na parte da manhã a candidata Seleide (PSB) receberá o apoio do Senador Aécio Neves (PSDB); já à noite, será a vez do candidato Kinca receber o apoio dos deputados Newton Cardoso (PMDB) e Padre João (PT).

Promotora manifestará sobre vídeo

A promotora da Comarca de Taiobeiras, Ana Gabriela, informou ao Jornal Folha Regional que está apenas aguardando depoimentos de testemunhas ouvidas em Montes Claros para manifestar sobre o polêmico vídeo que acusa o candidato a prefeito de Taiobeiras, Danilo Rodrigues (PSDB), de compra de votos com cimento, gasolina e cesta básica. Segundo ela, seu parecer será dado nos próximos dias.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Criança nasce dentro de viatura


TAIOBEIRAS – Na madrugada do dia 17, os policiais militares dessa cidade, Sargento Windson e Soldado Welbert, tiveram que demonstrar muita perícia e tranquilidade. Eles foram acionados pelo 190 até à Rua Bolívia, bairro Santo Cruzeiro, onde depararam com a dona de casa Solange Araújo, 19 anos, em trabalho de parto. “Ela estava nervosa e a bolsa já havia rompido”, informou Sargento Windson.
O marido de Solange explicou que primeiro chamou o SAMU, mas não foi atendido sob a alegação de que não havia viatura disponível no momento. Como a família não possui veículo e já era meia noite, a única alternativa foi acionar a Polícia Militar, sendo prontamente atendida. “Quando deslocávamos para o hospital, a jovem reclamou que as contrações haviam aumentado e a criança começou a nascer quando passávamos em frente ao Banco do Brasil”, lembra o Sargento Windson. “O problema é que a viatura não tem espaço adequado, mas, mesmo assim, conseguimos colocá-la numa posição razoável e fomos passando as orientações necessárias”, completou o Sargento, lembrando que o kit de primeiros socorros existente na viatura foi muito importante no momento.
Quando a criança nasceu, eles pararam a viatura na Praça da Matriz para melhorar o apoio da mãe. Enquanto isso, o pai, que também estava na viatura, se encontrava ‘travado’, nada falava, ficou apenas estatelado diante da cena.
Ao chegar ao Pronto Socorro, os militares foram recebidos por uma equipe médica, que de imediato cortou o cordão umbilical e tomou as medidas necessárias. “O maior drama foi não poder correr em direção ao hospital, pois ficamos com medo de machucar a mãe e a criança”, disse o Soldado Welbert, que estava na direção da viatura. “Sinto lisonjeado por ter prestado assistência a uma gestante que se encontrava em situação de urgência, pois a guarnição foi o único recurso encontrado pela família naquele momento”, comemorou o Soldado.
Na manhã do dia seguinte, já no conforto do lar, Solange e a filha, que ainda não tinha o nome escolhido, receberam a visita dos militares, que estavam visivelmente satisfeitos com o sucesso da ocorrência. 
Para o Sargento Windson, as noções básicas de primeiros socorros foram fundamentais para o êxito do inusitado parto. “Conseguimos manter a tranquilidade e garantimos a integridade física da criança e da mãe. Acredito que esse é o verdadeiro sentido da Polícia Militar: defender a vida”, disse o Sargento.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Coligação de Seleide contesta pesquisa de Kinca

SALINAS – O advogado Farley Gutemberg, da Coligação que sustenta a candidatura de Seleide Guimarães (PSB), acaba de informar que protocolou uma petição, com pedido de liminar, contestando o pedido de registro de uma pesquisa que teria sido feita pelo PT do candidato da oposição Kinca da Ciclo Dias.
Segundo Dr. Farley, a pesquisa tem indícios de ser fraudulenta, pois vários cidadãos já sabem do resultado e até postaram nas redes sociais. O advogado argumenta ainda que, conforme o pedido de registro da pesquisa, 65% das pessoas entrevistadas são analfabetas. “O grau de ensino em Salinas está muito elevado e mesmo assim a grande maioria dos entrevistados são analfabetos. Isso é no mínimo questionável”, destaca Dr. Farley.
A Coligação, que pede a suspensão da divulgação, sob pena de multa; questiona ainda o valor da pesquisa. “Eles pagaram R$ 4.500,00, que é um valor muito baixo. Cada questionário custou R$ 7,30, sendo que o preço de mercado é no mínimo R$ 20,00”, argumenta Dr. Farley, enumerando uma série de suspeitas sobre a pesquisa.
O advogado espera que a juíza da Comarca dê um parecer no processo amanhã, quando está previsto a publicação do registro da pesquisa.

Caçamba perde o freio e motorista morre


VARGEM GRANDE – Na manhã do dia 17, o motorista André Luiz Martins, funcionário do Grupo Patativa, de Taiobeiras, perdeu o controle do caminhão caçamba, carregado de areia, e capotou numa estrada vicinal há cerca de quatro quilômetros do povoado de Itaipava, município de Vargem Grande do Rio Pardo.

Conforme relatos, o motorista estava descendo uma ladeira e o veículo teria perdido o sistema de frenagem, fazendo com que perdesse o controle da direção e acabou capotando para fora da estrada. A cabine do caminhão ficou completamente destruída.

Conforme a Polícia Militar de Vargem Grande, o motorista, que estava sozinho no veículo, chegou a ser socorrido com vida até o Posto de Saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A perícia da Polícia Civil de Taiobeiras esteve no local do acidente para fazer os levantamentos de praxe.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Nomeação gera polêmica em Indaiabira


Prefeito Marcus diz que nomeação foi feita errada

INDAIABIRA – Hoje, às 14 horas, o prefeito desta cidade, Marcus Costa (PTB), irá prestar esclarecimentos ao Ministério Público da comarca de Taiobeiras sobre uma suposta nomeação do servidor Dílson Marques como Assessor de Gabinete, publicada em outubro de 2009. No entanto, Dílson alega que não sabia da nomeação e nunca recebeu nada por isso. Ele informou ainda que só ficou sabendo da nomeação após a morte de sua esposa, quando tentou requerer a pensão dos filhos.

Em contato com o prefeito Marcus, a reportagem foi informada que, na época, a nomeação foi feita errada. “Não tem nada disso. Na hora de fazer o contrato que era do pai, o Departamento Pessoal acabou fazendo em nome do filho”, explicou o prefeito, afirmando que Dílson é filho de criação de Voninho, o moço que deveria ser nomeado. “Vou explicar isso para a promotora”, completou o prefeito. 

Marcus confirmou que Voninho realmente trabalha na prefeitura. Quanto ao erro na nomeação, o prefeito explicou que, “assim que foi descoberto, a exoneração foi feita”. “A nomeação foi feita errada porque ele levou a documentação trocada, mas o erro foi corrigido assim que foi descoberto”, afirmou o prefeito.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brenda continua fazendo sucesso na Europa

A modelo rio-pardense Brenda Alves, de Rio Pardo de Minas, continua fazendo sucesso em Milão, capital mundial da moda. Ela renovou o contrato com a agência “Urban Model Management”, uma das maiores do mundo, e vai ficar mais uma temporada na Europa. Depois disso, a top model tem propostas de trabalho para outros lugares, mas seus ‘Bookers’ ainda não decidiram o próximo destino.

Arma apreendida em Taiobeiras

A Polícia Militar de Taiobeiras apreendeu mais uma arma de fogo. Dessa vez foi na zona rural. Durante patrulhamento, os militares avistaram dois indivíduos em uma motocicleta, o garupa se encontrava sem capacete. Ao avistarem a viatura, eles evadiram e jogaram ao solo um saco de linhagem, que continha uma espingarda.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Polícia Ambiental apreende carvão ilegal em Berizal


Carga de 190 metros cúbicos estava sem documentação

BERIZAL – Durante patrulhamento rodoviário na LMG-625, próximo dessa cidade, equipe de policiais militares da 11ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, composta pelo Tenente Moreira, Sargento Vieira e os Soldados Mateuslênio, Abreu e Danilo, abordaram o veículo placa GQS-8970, de Várzea da Palma, articulado em 03 semi-reboques, carregado com 190 metros cúbicos de carvão vegetal de floresta plantada sem documento de controle do órgão ambiental.
O condutor do veículo, Anderson Aparecido dos Santos, 33 anos, foi preso e a carga foi apreendida, juntamente com o veículo. Foi lavrado um auto pela infração ambiental, com multa de R$ 19.917,00.
Conforme Tenente Moreira, o condutor infringiu o Artigo 46, parágrafo único, da Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Danilo diz que vai seguir o caminho de Denerval


No 1º comício, candidato do PSDB fala de qualificação de mão de obra e Campus da Unimontes


No sábado, dia 02, o candidato a prefeito de Taiobeiras, Danilo Rodrigues (PSDB), realizou o seu 1º comício. O cenário foi montado com a cor predominante da campanha: o amarelo, que também foi a cor da roupa da maioria dos correligionários presentes.
Ao ser anunciado, o candidato foi intensamente aplaudido. Ele iniciou falando da sua alegria naquele momento e agradeceu o carinho das pessoas. “Dar orgulho de ser taiobeirense nesse momento, pois vejo todos alegres e felizes, esperando um grande trabalho meu e de Vítor”, disse.
Depois de agradecer as presenças das lideranças, Danilo agradeceu a confiança do prefeito Denerval, a quem ele elogiou dizendo ser um dos melhores prefeitos de Minas Gerais e que só entrou na política há quatro anos como vereador porque se espelhou no exemplo de Denerval. “Acreditei no projeto de Denerval... E depois que fui eleito, criamos um projeto de saúde do idoso, e conseguimos o respeito dessa parte da população, que me tem como filho”, relembrou o candidato.
Danilo destacou que foi o vereador mais votado da história de Taiobeiras e depois de 2 anos se tornou presidente da Câmara. Ele explicou que, depois disso, surgiram pedidos para colocar o seu nome como candidato a prefeito e ao consultar sua mãe, que, segundo ele, deu total apoio, aceitou o desafio.
Ao abordar sobre as críticas, Danilo disse que está sendo alvo de calúnias e mentiras, momento em que relatou um conselho de sua mãe. “Ela pediu para que eu não caluniasse e não respondesse e pode ter certeza que essa educação eu tenho e não vou estar aqui para responder por que não preciso”, disse. “A política nesses três meses vai mostrar quem é Danilo e quem é o adversário. Quem tá preparado politicamente e moralmente para assumir essa cidade, então vocês façam a comparação”, completou.
Na sequência, Danilo voltou a agradecer o prefeito Denerval pela confiança, pelo respeito e pelas lições recebidas. “Eu sei que esse projeto não é só do prefeito, do grupo e secretários, é um projeto de uma população de mais de 30 mil habitantes, que são politizados e querem ser felizes”, disse o candidato, citando logo depois que Taiobeiras tem a melhor saúde do Alto Rio Pardo.
O candidato anunciou que vai pleitear junto à Unimontes a construção de um Campus na cidade para cursos de graduação presenciais, já que atualmente possuem apenas cursos à distância. “Precisamos capacitar os nossos jovens”, disse Danilo, afirmando que a partir do ano que vem o CVT de Taiobeiras terá cursos de graduação e pós-graduação.
Ele também anunciou que pretende criar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para poder dar suporte às empresas e irá firmar parcerias com Sabrae e Senac para capacitar a população. “Vamos divulgar a imagem de Taiobeiras lá fora para que venha pra cá grandes empresas e que tragam empregos para a nossa cidade. É um compromisso nosso investir em educação e na infraestrutura para gerar empregos”, afirmou.
Ao final, Danilo disse que vai seguir o mesmo caminho de Denerval e que vai pegar “uma casa arrumada”. “Não vamos entregar esse trabalho de oito anos, que foi suado, nas mãos de pessoas que não ajudaram a fazer nada”, disse Danilo, finalizando dizendo que hoje Denerval pede votos para ele e que daqui a dois anos ele irá pedir votos para Denerval como candidato a deputado.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vice-prefeita de Ninheira assume prefeitura amanhã


A Justiça notificou a Câmara Municipal de Ninheira e a vice-prefeita Marinalva Bandeira (PDT) será empossada no cargo de prefeita amanhã às 19 horas. Ela, que é candidata a prefeita pela oposição, assumirá o lugar do prefeito Gilmar Ferraz, afastado pela Justiça por acusação de desviar recursos públicos.
O suplente de vereador Carlúcio Pereira, marido de Marinalva, também foi intimado para tomar posse no lugar de Willian Ferraz, que também foi afastado do cargo. Ele é candidato a vice-prefeito na chapa da situação, encabeçada pelo comerciante Dadá (PT).

Prefeito Denerval ataca Carlito e “rouba a cena” em comício


Denerval e seus candidatos no polêmico comício
TAIOBEIRAS – Na noite de sábado, dia 01, o prefeito desta cidade, Denerval Germano (PSDB) atraiu todos os holofotes no comício do candidato a prefeito Danilo Rodrigues (PSDB). Ele fez um discurso inflamado, agressivo e se exaltou várias vezes. Foram 24 minutos de muitas críticas contra o candidato da oposição Carlito Arruda (PDT). O prefeito empolgou tanto que até vangloriou o apoio dos ex-prefeitos Nem Sena e Dona Lia, pessoas que foram execradas em campanhas passadas pelo próprio Denerval.
Ao elogiar a sua dupla de candidatos, Danilo e Vitor Hugo, o prefeito Denerval disse que ambos “não possuem riquezas e nem dinheiro no bolso, mas são pessoas simples”. Disse também que realmente Danilo não tem uma casa para morar e vive no aluguel, mas “a riqueza não significa dignidade”.
Nessa toada, Denerval partiu para o ataque contra Carlito e não poupou as palavras para detonar o agora adversário. O discurso inflamado pegou muita gente de surpresa, pois há cerca de 80 dias o prefeito estava “suando a camisa” para tentar emplacar Carlito como vice na chapa de Danilo. E mais surpresa ainda foram as palavras usadas por Denerval, que nas entrelinhas, considerou Carlito rico e seus candidatos humildes. “A riqueza não significa competência, porque às vezes sobe em cima do outro para crescer. Às vezes desrespeita seus funcionários. Às vezes sonega impostos. Então muitas vezes isso (a riqueza) não é símbolo de dignidade, não é símbolo de quem precisa ter coração e alma, porque na prefeitura tem que cuidar de gente e não é para fazer tempero com saco de pimenta para jogar no olho de vocês”, esbravejou o prefeito Denerval, que por quatro vezes precisou parar para tomar água.
O prefeito de Taiobeiras não parou por aí. Ele continuou elogiando sua dupla e detonando Carlito. “Infelizmente do lado de lá só mudou a cabeça, o corpo continua podre como sempre. A cabeça mudou, mas mudou para pior porque não sabe respeitar as pessoas”, rasgou Denerval, visivelmente irritado e bravo. Em certo momento do discurso faltou-lhe a voz.
Na sequência, Denerval passou a fazer sérias acusações contra Carlito, afirmando que ele está comprando votos. “Continua fazendo o mesmo do passado. Entra nas casas das pessoas e dar dinheiro para tirar bandeiras. Dão saco de cimento e cestas básicas, que está comprovado na Justiça porque nós pegamos. A própria polícia pegou uma fila no Posto de Combustível abastecendo de graça. Não mudou nada. Essa história nós já vimos. Acha que o dinheiro compra tudo, mas isso é coisa do passado”, detonou o prefeito.
Ao final, Denerval percebeu que tinha exagerado e pediu desculpas por duas vezes. “Desculpe se me exaltei, mas a emoção me faz fazer isso quando vejo essa praça cheia”, esfriou o prefeito, que teceu mais elogios aos seus candidatos e finalizou. “Me perdoem por ter exaltado muito”.

Carlito: “Não vou baixar o nível”

Por telefone, a reportagem questionou o candidato Carlito sobre as críticas e denúncias feitas pelo prefeito Denerval. “Eu sinceramente não compreendi a agressividade do prefeito, pois há poucos dias atrás ele me procurou para ser vice”, disse Carlito. “Se no período das convenções eu servia pra ser candidato dele, então porque agora, no período eleitoral, ele me ataca tanto?”, questionou Carlito. 
Perguntado se queria responder as críticas, Carlito disse: “Não vou perder tempo com isso, pois não quero baixar o nível. Ele sempre fez política atacando às pessoas e agora vem falar de respeito. Isso é incoerência. Ele deveria pelo menos ter um pouco de consideração com a empresa, que tanto colabora com o crescimento do município. Mas tudo bem. Vou concentrar minhas forças em apresentar o meu Plano de Governo aos taiobeirenses e a decisão está nas mãos do povo e de Deus”, finalizou Carlito, que mesmo instigado, não quis rebater o discurso do prefeito.

Carlito realiza passeio ciclístico e empolga simpatizantes



Editorial

Na manhã deste domingo, dia 02, o candidato a prefeito de Taiobeiras, Carlito Arruda (PDT), realizou um despretensioso “passeio ciclístico” pelas ruas da cidade e o resultado foi surpreendente até mesmo para os coordenadores da campanha. A quantidade de pessoas proporcionou um grande impacto visual e deixou a coordenação da campanha animada com a espontaneidade da manifestação.
Foi um ato político “ecologicamente correto”, assim diria qualquer ambientalista. O ato também foi inovador, já que tal movimento é novidade nas campanhas políticas de Taiobeiras. Por outro lado, a campanha de Carlito correu um risco quase que desnecessário, já que na noite anterior havia realizado um comício que usou toda a estrutura da campanha e mesmo assim arriscou realizar o “passeio” na manhã seguinte, em pleno domingão de descanso.
Querendo ou não, o “passeio” impactou e motivou até mesmo os mais pessimistas, já que a participação de bicicleta não gera vantagem para os correligionários, como acontece em carreata, onde a maioria é beneficiada com abastecimentos de combustíveis.
Durante o passeio, as pessoas que saiam nas portas das residências ficavam boquiabertas com tal movimento, não apenas por ser novidade, mas por se tratar de um ato político da oposição, que em Taiobeiras sempre teve dificuldade de mobilização. Para os simpatizantes foi uma injeção de ânimo. Já para os adversários foi um sinal de alerta.
Comício – Na noite de sábado, o comício de Carlito também agradou a coordenação da campanha. Na oportunidade foram recebidas as manifestações de apoio do deputado estadual Paulo Guedes (PT) e da diretora da Escola Estadual Dona Preta, Lucimar Pereira.
Nos discursos nem parecia que era palanque de oposição, pois não houve críticas aos adversários. Na oportunidade, Carlito “estava light” se ateve a propagar suas intenções e emitir mensagens motivacionais ao público. Os mais atentos notaram que o candidato teve a intenção de apenas colocar os ouvintes para pensar, comparar.