Facebook

sábado, 30 de junho de 2012

PT articula candidatura de Armindo em Rio Pardo

O PT de Rio Pardo de Minas vai fazer a convenção agora à tarde e, pelo que tudo indica, vai lançar a candidatura de Armindo Augusto. O partido quer o professor Toninho Viana com vice, mas ele acabou de declarar para nossa reportagem que não tem disponibilidade para se dedicar à campanha por questões pessoais. O presidente do PT, Ancelmo, filho de Armindo, declarou que é muito difícil algum tipo de composição e provavelmente será lançada chapa ‘puro sangue’. O deputado Rogério Correia está na cidade para participar da convenção do PT.

Menor que violentou dona de casa em Taiobeiras pode ser solto


A Juíza de Taiobeiras, Marcela Decat, decretou o internamento do menor de 15 anos que violentou a dona de casa no dia 27 de junho em Taiobeiras. Ele teria espancado a mulher durante roubo de R$ 150,00 e um vídeo game.
Na quinta-feira, dia 28, o menor foi ouvido das 14 horas até 21 horas no Fórum de Taiobeiras (foto), quando a juíza decidiu pelo internamento no Centro de Recuperação de Menor em Montes Claros.
No entanto, não existe vaga em Montes Claros e o menor pode ser solto na próxima segunda-feira, dia 02 de julho. Conforme informações, o menor só pode ficar na Cadeia de Taiobeiras por um período de 5 dias e caso não surja a vaga no Centro de Recuperação, ele retornará às ruas.

É o fim do mundo mesmo!!!

‘Prefeito Amigo da Criança’


Dia 27 de junho, compareceram na Câmara dos Deputados em Brasília-DF, o Prefeito Zé Prates; a Secretária Municipal da Juventude, Mistânia Meirelles e Secretária Municipal de Administração, Renata Batista para receberem, pela segunda vez, o Prêmio de Reconhecimento Pleno do Programa Prefeito Amigo da Criança promovida pela Fundação Abrinq - Save the Children.
O Prêmio Prefeito Amigo da Criança é um reconhecimento aos que se destacaram, na Gestão 2009-2012, por implementarem em seus municípios ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes e que superaram os compromissos assumidos com o Programa, que, nesta edição, contou com a adesão de 1.566 municípios brasileiros, onde vivem mais de 30 milhões de crianças de 0 a 18 anos.
Ao final do processo de avaliação, feito pela Fundação Abrinq no decorrer da gestão, foram reconhecidos 183 prefeitos que concluíram todas as etapas e qualificaram suas políticas, melhorando a vida de crianças e adolescentes. 
Na categoria Reconhecimento Pleno, foram premiados 16 prefeitos de Minas Gerais.

Deda ou Zé Gomes será candidato da situação em São João


Vice-prefeito Deda e Zé Gomes são os cotados para ser candidato da situação
Acabei de conversar com o prefeito Manoel Capuchinho, de São João do Paraíso, e ele confirmou que realmente está fora do processo eleitoral deste ano. “Está decidido. Eu não sou candidato à reeleição”, disse Capuchinho.
Os candidatos da situação estão sendo escolhidos neste momento em convenção no setor de Educação da cidade. As opções são: o vice-prefeito Deda e o diretor do hospital José Gomes, o popular Zé de Sidney (foto). A decisão deve sair a qualquer momento.
Para vice-prefeito está sendo cotado o nome de Zé Pedro (PDT), mas existem pendências com a Justiça Eleitoral, já que Zé Pedro figura na lista divulgada na semana passada pelo TCU com contas irregulares.
Outra questão que gera dúvida com o nome de Zé Pedro é o seu partido PDT, que é dominado pelo deputado estadual Carlos Pimenta, companheiro de primeira hora da candidata Mônica Mendes. Ou seja: será que Carlos Pimenta permitiria o seu partido alinhar com o adversário de Mônica?

César é o vice de Mônica

Em convenção realizada ontem, 29/06, ficou decidido que o vereador César Lagarto (DEM) será candidato a vice-prefeito na chapa de Mônica Mendes (PMN).

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Vítor é o vice de Danilo

O prefeito Denerval, de Taiobeiras, acaba de confirmar que o vereador Vitor Hugo é o candidato a vice-prefeito na chapa Danilo Rodrigues. Inicialmente o vice seria Célio da Saúde, mas como houve muita repercussão negativa com Vítor fora da chapa, o grupo acabou recuando. Agora resta apenas saber quem será o vice de Carlito e montar os palanques.

Mônica realiza convenção

A pré-candidata Mônica Mendes (PMN) está realizando a convenção de seu grupo neste momento em São João do Paraíso, oportunidade em que será escolhida a chapa de vice-prefeito, sendo que, até então, o mais cotado é o vereador César Lagarto (DEM).

Totoni retoma o PR


O vereador Totoni, de Berizal, conseguiu reaver o PR novamente e retornou para a disputa da sucessão do prefeito Zé Mota. O candidato a vice em sua chapa é o atual vice-prefeito Lió (PSDB). Conforme Totoni, a convenção será amanhã, dia 30, a partir das 9 horas na casa de Geraldo Delareti.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Manoel de Louro é o vice de Marcus


Acaba de ser decidido que o vereador Manoel Rocha Vieira, o popular Manoel de Louro (PTB), será o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Marcus Costa (DEM). Manoel tem o distrito da Barra de Alegria como reduto eleitoral.

Grupo de Denerval debate a vaga de vice


Secretário Célio não está garantido de vice e o vereador Nem Pilão entra na disputa
Acabei de conversar com o prefeito Denerval Germano, de Taiobeiras, e fui informado que o candidato a vice-prefeito na chapa de Danilo Rodrigues (PSDB) ainda não está definido. No dia que Danilo foi lançado, Denerval me informou que o vice seria Célio da Saúde caso não houvesse composição com Carlito Arruda (PDT), mas, depois das movimentações no tabuleiro da política taiobeirense, novos diálogos foram abertos e o nome do vereador Nem Pilão entrou na lista. “Não tem nada confirmado ainda e vou reunir com os secretários, vereadores e presidentes de partidos para tomarmos a decisão”, disse Denerval.
O prefeito explicou que, quando Danilo foi lançado o nome de Célio realmente estava bem colocado nas pesquisas para compor a vaga de vice, mas depois das reações contra a saída do vereador Vitor Hugo, um novo debate foi aberto. “O Vítor era o mais próximo do grupo e o mais conservador. Com a saída dele teve uma repercussão, com isso, estamos adotando o mesmo critério da escolha de Danilo. O que o grupo decidir vamos acatar”, afirmou o prefeito, informando que realmente o vereador Nem Pilão pleiteou a disputa da vaga de vice.
Quanto à candidatura para prefeito, Denerval afirmou que o vereador Danilo realmente é o candidato.
A convenção do PSDB de Taiobeiras será sábado, dia 30, na Escola Beliza Corrêa das 09 às 17 horas.

Vice de Marcus sai hoje


O prefeito Marcus, de Indaiabira, vai realizar convenção hoje para decidir quem será seu vice na disputa da reeleição. Os diálogos estão sendo mantidos com os vereadores Jacy (PP) e Manoel de Loro (PTB), ambos da Barra de Alegria, onde a convenção será realizada. Outros diálogos também foram mantidos com o ex-prefeito Zé de Maurina (PDT) e com o ex-vereador Daniel Mendes, que diz não aceitar a proposta. Daqui a pouco tem o resultado!

Menor é apreendido com droga

Ontem à noite, 27/06, durante operação de combate as drogas, Militares obtiveram êxito na apreensão de um menor portando maconha. Ele se encontrava num bar, onde, conforme a PM, está sendo utilizado para encontro de traficantes. O Sargento Breno, autor da apreensão, pede a colaboração da população com denúncias anônimas sobre traficantes e armas através dos fones 190 ou 181.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Gilvânio pode ser vice de Carlito


Acaba de chegar à nossa redação uma informação de que o nome do comerciante Gilvânio de Oliveira (PDT), da loja Vogue Calçados, está sendo analisado para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Carlito. Gilvânio é um empresário de sucesso no ramo de calçados e vem de uma família unida e numerosa. Ele e seus irmãos possuem uma grande sociedade comercial em Taiobeiras e região.
Segundo a fonte, o grupo de Carlito está reunido neste momento e a decisão do vice pode sair nas próximas horas.

Vice-prefeito de Rio Pardo lança candidatura


Exclusivo: o atual vice-prefeito de Rio Pardo, o popular ‘João Quilo e Meio’, está furioso com o prefeito Tonão por ter ficado de fora da chapa de Jovelino, que terá como vice o assessor político Cantídio Freitas. Com isso, João acaba de informar para o Jornal Folha Regional que é candidato a prefeito pelo PMN, inclusive com o apoio do deputado estadual Duílio de Castro.

O próximo passo agora, segundo João Quilo e Meio, é fazer a composição de vice em sua chapa, sendo que as conversas estão sendo mantidas com o pré-candidato Bruno Paulino (PMDB).

Está sendo articulada também uma junção de partidos para formar uma chapa única de oposição. Para isso, os diálogos estão sendo mantidos entre Armindo (PT), Raimunda (PTB), João Quilo e Meio (PMN), Bruno Paulino (PR) e Valdeir Andrade (PSB). Se houver acordo, a decisão será anunciada amanhã.

Dr. Antônio não aceita ser vice


Em conversa com o médico Antônio Colares (PDT), ele descartou qualquer possibilidade de entrar na política de Taiobeiras. “Não é a minha praia. Não quero”, disse. Nos últimos dias surgiram vários rumores de que o Doutor seria convidado a ser candidato a vice-prefeito na chapa de Carlito Arruda (PDT), mas a possibilidade está descartada. “Não recebi nenhuma proposta e se receber a resposta é não”, afirmou Dr. Antônio.
O médico é avesso à política. "Mesmo se entregarem as chaves da Prefeitura de Taiobeiras eu não quero", finalizou.
 

Gilmar não quer entrar na política


O comerciante Gilmar Alves ficou agradecido por ter seu nome lembrado como um possível candidato a vice-prefeito de Carlito Arruda, mas, em contato, esclareceu que não pretende se envolver com a política. “Prefiro ajudar a cidade através do meu trabalho e da igreja”, disse o comerciante.

Totoni fora do páreo em Berizal


O vereador Totoni (PR) perde o domínio do partido e não poderá mais ser candidato a prefeito de Berizal. O domínio do PR sempre foi de João Carlos no município, inclusive, na campanha passada, João foi candidato pelo PR. Com o novo cenário, o PR fará coligação do o PTB. Resta saber agora qual será o destino dos políticos que estavam lançando Totoni?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Chapa da situação em Rio Pardo


O candidato a prefeito da situação em Rio Pardo de Minas é o médico Jovelino Pinheiro (PP) e o candidato a vice-prefeito é o assessor político Cantídio Freitas.

Polícia Federal faz busca e apreensão na casa de ex-presidente do Cruzeiro


Alvimar Perrella é suspeito de fraudar licitações para fornecer alimentação em escolas e presídios

Alvimar Perrella, ex-presidente do Cruzeiro

 

A Polícia Federal fez busca e apreensão nesta manhã, dia 26, na casa do empresário Alvimar Perrella, ex-presidente do Cruzeiro, no bairro Belvedere, na Zona Sul de Belo Horizonte. O empresário é dono da empresa Stillus Almentação e é suspeito de manipular licitações para fornecimento de comida para presídios e escolas. A presença dos policiais na casa de Alvimar faz parte da operação Laranja com Pequi, iniciada simultaneamente, nesta terça-feira, em seis cidades mineiras - Belo Horizonte, Juiz de Fora, Itaúna, Patos de Minas, Três Corações e Montes Claros.
Em Montes Claros, a Polícia Federal cumpre seis mandados de prisão e dois de busca e apreensão na Prefeitura e na Câmara Municipal. Já estão presos na sede da Polícia Federal o vereador Athos Mameluque (PMDB) e Vítor Oliveira, diretor do time de vôlei de Montes Claros. Eles vasculham documentos e apreendem computadores, com supostas provas contra os suspeitos. Os policiais e agentes da receita estadual também estão na Câmara. Mais quatro mandados de prisão devem ser executados ainda hoje contra funcionários e ex-servidores públicos da prefeitura de Montes Claros.

Formação de quadrilha

De acordo com a Polícia Federal, a operação em Montes Claros busca desarticular quadrilha suspeita de fraudar licitação em órgãos estaduais e em diversos municípios mineiros para compra de merenda escolar e fornecimento de comida para presídios.
As investigações da Polícia Federal começaram em 2010, quando foi instaurada, em Montes Claros, inquérito policial para apurar manipulação de licitação e consequente desvio de recursos públicos destinados à aquisição de merenda escolar. O inquérito foi remetido para o Ministério Público Estadual, que também investigava o mesmo assunto, além do fornecimento de alimentação a sistemas prisionais e escolas públicas em municípios mineiros.

Edima será vice de Lucim


Edima Gomes (PSDB)



Está praticamente certo que a educadora Edima Gomes (PSDB) irá compor a chapa de vice com o candidato a prefeito de Indaiabira, Vanderlúcio Oliveira, o popular Lucim (PHS). “Eu fui convidada e aceitei, pois acredito que Lucim representa esperança, renovação e a mudança que a política de Indaiabira precisa”, disse Edima, que foi candidata a prefeita nas eleições de 2008, quando perdeu para o atual prefeito Marcus Costa.
Segundo Edima, a política do município está decadente há um bom tempo. “A prova disso é que o povo deixou de votar em gente do município para eleger um prefeito que veio de Rio Pardo”, lamentou a educadora.
Edima informou para a nossa reportagem que também foi procurada pelo prefeito Marcus para compor com seu grupo, mas não aceitou. “O prefeito, em visita à minha casa, queria que eu fizesse parte de seu grupo político, mas acredito que Lucim tem melhores condições de representar o município, especialmente a Barra de Alegria”, declarou Edima, informando também que correligionários do prefeito Marcus chegaram a propor-lhe a chapa de vice.
A coligação do PSDB com o PHS de indaiabira deverá ser oficializada em convenção no dia 29 de junho.

sábado, 23 de junho de 2012

Carlito confirma candidatura


O empresário Carlito Arruda confirma que vai ser candidato a prefeito de Taiobeiras pelo PDT. Ele disse que reuniu ontem à noite (22/06) com seu grupo político e a candidatura ficou certa, sendo que a convenção para oficializar será no dia 30.
Quanto à proposta feita pelo prefeito Denerval Germano para ser candidato a vice-prefeito de Danilo Rodrigues, Carlito considerou inviável, pois, segundo ele, não tinha como abrir mão de seu projeto político para Taiobeiras. “A minha intenção e de todo o meu grupo é debater as questões de Taiobeiras, e a proposta da composição inviabilizaria o debate democrático”, explicou Carlito. “Nosso município tem temas muito importante a serem debatidos, como a criação de novos loteamentos na cidade, o abastecimento de água, a expansão industrial e o ensino superior”, completou o pré-candidato.
Questionado sobre a escolha do vice-prefeito, Carlito informou que existem várias conversas e a definição ocorrerá na convenção partidária do dia 30. “Temos ótimas opções”, disse Carlito.
O pré-candidato disse também que fará uma campanha objetiva, responsável, respeitável e idealista. “Quero apresentar ao povo de Taiobeiras propostas para o futuro e um projeto de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Tudo com muita serenidade, tranquilidade e responsabilidade. Temos problemas preocupantes e que exigem ações eficazes, sem maquiagem”, enfatizou.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PT vai lançar Kinca e Tião em Salinas


Hoje, dia 22, às 18 horas, o PT de Salinas vai realizar a sua convenção municipal no Salão Lilia Buffet, com as presenças do deputado Paulo Guedes e do ex-ministro Patrus Ananias (foto). Na oportunidade, será oficializada a chapa do empresário Kinca para prefeito e do vereador Tião de Olegário para vice-prefeito. O partido realizará também um Fórum de Desenvolvimento Social e Econômico.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Denerval fala sobre a operação da Polícia Federal


Em contato com nossa reportagem, o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, garantiu que sua Administração não tem envolvimento com as três empresas investigadas pela Polícia Federal na operação “Máscara da Sanidade”, cujo objetivo é desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de 36 cidades mineiras a partir de fraudes em processos licitatórios realizados entre os anos de 2009 a 2011. “As três empresas que a Polícia Federal está investigando não fizeram obras no nosso município”, explicou o prefeito.
Denerval disse também que está muito tranquilo. “Eu reuni com toda a turma que faz licitações e até me disponibilizei a estar presente no momento das apurações, mas os policiais disseram que não tinha necessidade”, disse Denerval, lamentando que pessoas públicas tenham que ficar a mercê desse tipo de ação. “Disponibilizei tudo que os policiais pediram. Estou tranquilo quanto às investigações, pois sempre procurei fazer a coisa de maneira correta”, finalizou Denerval.

Confira a nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Taiobeiras:
  
ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO

A Prefeitura de Taiobeiras, através da sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), esclarece a todos que recebeu, na manhã desta quinta-feira (21/06), a visita de três agentes da Polícia Federal, que vieram para o cumprimento de mandado de busca e apreensão de documentos, referentes à operação “Mascara da Sanidade”, que apura a ação de três empresas – a CONSTRUTORA NORTE VALE LTDA, COSTRUTORA EPG LTDA E A RADIER CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA INDUSTRIAL LTDA – em contratos de execução de obras públicas. Segundo a Polícia Federal, tais empresas teriam fraudado processos de licitação de Obras e 36 municípios do Norte de Minas foram identificados como possíveis alvos destas empresas. No Alto Rio Pardo foram vistoriados os municípios de Salinas, Taiobeiras, Indaiabira, Padre Carvalho, Santa Cruz de Salinas e Santo Antônio do Retiro, para constatar a possível existência de contratação destas empresas para a execução de obras.
A Prefeitura esclarece que nenhuma das empresas citadas executou qualquer tipo de obra pública com a atual administração municipal. Esse fato foi verificado e comprovado pelos agentes da Polícia Federal depois da inspeção de todos os documentos e equipamentos no prédio da sede do município.
Esclarece ainda que a transparência, o zelo com o erário público e a retidão de conduta são e continuarão sendo metas principais desta administração e que, assim como o fez com os agentes da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, todos os documentos referentes ao desenvolvimento de ações da atual administração, bem como das administrações municipais anteriores, sempre estarão à disposição dos representantes da justiça.
Ao público, de um modo geral, fica a nossa explicação de um fato que – em hipótese alguma – demonstra fragilidade, mas, ao contrário, mostra a boa conduta desta administração, preservando o bom nome de Taiobeiras e de sua gente.

Taiobeiras, 21 de junho de 2012

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / PREFEITURA MUNICIPAL DE TAIOBEIRAS/MG

Zé Prates comenta operação da Polícia Federal


O prefeito Zé Prates, de Salinas, em contato com a nossa redação, explicou que as três empresas investigadas pela Polícia Federal nunca venceu nenhuma licitação na Prefeitura de Salinas. “Acompanhei todo o trabalho dos policiais na Prefeitura de Salinas e disponibilizamos todos os documentos sem nenhum empecilho e com a maior traquilidade possível”, disse o prefeito, que lamentou o fato dos poderes públicos ficarem expostos às ações dos picaretas. “As atitudes de uns deixam todos os prefeitos expostos”, disse.
Na oportunidade, Zé Prates enviou documento da Polícia Federal à redação explicando que não foram encontrados os nomes das empresas investigadas nos processos licitatórios e contratos feitos pela Prefeitura de Salinas, especialmente no período de 2009 a 2011. (Documento anexo). “Eu fiz questão de receber a equipe da Polícia Federal e determinei aos servidores da Comissão de Licitação a absoluta e imediata cooperação para todas as averiguações”, afirmou Zé Prates, garantindo que nenhuma irregularidade foi constatada, já que as empresas não venceram nenhuma licitação em Salinas.

Confira a nota do Prefeito Zé Prates na integra:

AO POVO DE SALINAS
TRANSPARÊNCIA É A MELHOR ARMA

Informamos à população de Salinas que, dando cumprimento a mandado judicial expedido a 35 Prefeituras do Norte de Minas, compareceu na manhã de hoje, quinta-feira, 21/06/2012, uma equipe da Polícia Federal para exame de documentos relacionados a processos licitatórios envolvendo as empresas CONSTRUTORA NORTE VALE LTDA., CONSTRUTORA EPG LTDA E RADIER CONSTRUÇÕES CONSULTORIA INDUSTRIAL LTDA, caso existissem.
O próprio Prefeito recebeu a equipe da Polícia Federal e determinou aos servidores da COMISSÃO DE LICITAÇÃO a absoluta e imediata cooperação para todas as averiguações imprescindíveis ao pleno cumprimento de sua missão institucional.
NADA FOI CONSTATADO QUE PUDESSE MACULAR O NOME DA NOSSA ADMINISTRAÇÃO. PORTANTO NENHUM DOCUMENTO FOI APREENDIDO JÁ QUE NENHUMA LICITAÇÃO FOI VENCIDA POR QUALQUER DAS EMPRESAS CITADAS.
A PREFEITURA RECEBEU DOCUMENTO ASSINADO PELA POLÍCIA FEDERAL, DANDO CIÊNCIA DA NÃO EXISTÊNCIA DOS NOMES DAS EMPRESAS INVESTIGADAS EM NOSSOS ARQUIVOS.
Fazemos questão de ressaltar o correto procedimento da equipe da Polícia Federal que, no cumprimento de sua missão institucional, agiu dentro da legalidade, com urbanidade e transparência.
Mais uma vez, deixamos claro que a Prefeitura de Salinas encontra-se moralmente e tecnicamente preparada para atender toda e qualquer determinação legal e agir com a transparência que o povo de Salinas conhece e que se consagrou como marca maior do nosso Governo.
Assim, em mais esta ocasião, torna-se evidente e transparente a imagem de toda a equipe da Prefeitura e do Prefeito, podendo o povo de Salinas estar seguro de que em todo momento como este, existirá sempre mais uma excelente oportunidade para ficarmos mais fortalecidos, prevalecendo sempre a verdade, acima de tudo.

Atenciosamente,
José Antônio Prates
Prefeito Municipal

Operação da Polícia Federal desarticula fraude em 36 prefeituras do Norte


Policiais Federais saem da Prefeitura de Taiobeiras
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou hoje (21/06) a Operação Máscara da Sanidade, com objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de 36 cidades mineiras a partir de fraudes em processos licitatórios realizados entre os anos de 2009 a 2011.
A operação consiste no cumprimento de 120 mandados judiciais: 55 Mandados de Busca e Apreensão (16 pessoas físicas e 39 pessoas jurídicas, incluindo as prefeituras municipais), 49 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis, e 16 Mandados de Prisão Temporária. Todos os presos estão sendo encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Montes Claros.
A quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas e servidores públicos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações de obras públicas às empresas integrantes da organização criminosa. Essas empresas venciam os certames públicos com desvio na execução do objeto, ou ainda, com emissão de notas fiscais sem a correspondente prestação dos serviços, uma vez que as obras eram executadas com recursos próprios do município. Desta forma, a quadrilha desviava e se apropriava dos recursos públicos.
Além da prisão de pessoas físicas, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas pertencentes ao esquema criminoso. Das 36 prefeituras investigadas, cinco são do Alto Rio Pardo: Indaiabira, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Santo Antônio do Retiro e Taiobeiras/MG.
Os presos responderão, na medida de suas participações, por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.
Um dos presos é o empresário Evandro Leite Garcia, 64 anos, dono da Construtora Norte Vale e de outras duas empreiteiras, com sedes em Montes Claros, preso junto com a mulher, Maria das Graças Garcia. Ele é acusado pela Polícia Federal de comandar o esquema criminoso em mais de 100 contratos feitos com as prefeituras da região. Os nomes dos outros presos ainda não foram divulgados pela polícia.
De acordo com as investigações, que envolveram escutas telefônicas, vídeos e fotos, o empresário manipulava processos licitatórios, com a conivência de servidores públicos, por meio de concorrências fraudulentas, envolvendo superfaturamento de preços, utilização de material de baixa qualidade, construção de áreas aquém do combinado em contrato, além de terceirizar o serviço contratado a uma das três empreiteiras de sua propriedade – Radier Construções, Construtora EPG, além da Norte Vale Construtora.
Entre as fraudes cometidas por Evandro e seus supostos comparsas, segundo investigações da Polícia Federal, está a construção de dois postos de Saúde na zona rural de Santa Cruz de Salinas, cujo valor contratado previsto em licitação é de R$ 98 mil. Evandro teria terceirizado a obra por R$ 22 mil, embora tenha emitido nota fiscal de acordo com o previsto no contrato. Há informações ainda não confirmadas pela Polícia Federal, que, entre os acusados, estão dois secretários municipais, um vereador de Santa Cruz de Salinas e servidores públicos, ocupantes de cargos diversos.
As investigações da PF revelam também que o empresário atua na região há 10 anos. Durante esse período, ele nunca executou nenhuma obra para a iniciativa privada. O Ministério Público Estadual informou ainda que os prefeitos dos 36 municípios de área de atuação de Evandro estão sendo investigados em função de inícios de participação nas fraudes licitatórias.

Agente da Polícia Federal controlou a entrada e a saída das pessoas na recepção da Prefeitura de Taiobeiras
O que significa o nome da operação

A expressão “Máscara da Sanidade” é referência ao primeiro estudo sobre sociopatas publicado em 1941, com o livro The Mask of Sanity, de autoria do psiquiatra americano Hervey Cleckley, onde relata casos de pacientes que apresentavam um charme acima da média, uma capacidade de convencimento muito alta e ausência de remorso ou arrependimento em relação às suas atitudes. O Brasil, conforme dados do IBGE, possui 17 milhões de miseráveis na linha da extrema pobreza, dos quais quase 1 milhão vivem com renda mensal zero. Mesmo diante de um quadro como esse, ainda persistem em nossa sociedade, nas palavras da psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA, “profissionais, camuflados de executivos bem-sucedidos... trabalhadores, pais e mães de família, políticos” que, acobertados pela máscara da sanidade, desviam e/ou apropriam-se de recursos públicos, em muitos casos, destinados às necessidades mais elementares da população carente.

Polícia Federal faz busca em três prefeituras da região

Está sendo realizada em diversas cidades do Norte de Minas, inclusive Taiobeiras, Salinas e Indaiabira, uma operação da Polícia Federal contra a corrupção. Chamada de "Máscara da Sanidade", a operação pretende desarticular uma quadrilha que fraudava licitações e desviava verbas públicas.

Os mandatos de prisão e busca e apreensão estão acontecendo agora de manhã nas seguintes cidades: Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Capelinha, Capitão Enéas, Claro dos Poções, Cônego Marinho, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Sá, Glaucilândia, Guaraciama, Indaiabira, Itamarandiba, Januária, Joaquim Felício, Josenópolis, Manga, Mato Verde, Olhos D'água, Padre Carvalho, Pai Pedro, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pirapora, Porteirinha, Salinas, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, Taiobeiras, Ubaí e Varzelândia.

As empresas investigadas pela Operação “Máscara da Sanidade” são: Construtora Norte Vale Ltda, Construtora EPG Ltda e Radier Construções e Consultoria Industrial Ltda. Já o empresário acusado de fraudar as licitações é Evandro Leite Garcia e outros.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Definições em Berizal


Conforme já havia adiantado, Berizal terá mesmo três candidatos a prefeito: João Carlos (PTB), Totoni (PR) e Josy (PC do B).
João Carlos ainda não definiu o vice, mas está entre o vereador Júnior e Jarbas, ambos da Serra. O vice de Totoni é Lió. E Josy também não tem vice ainda e garante que vai para a campanha sem nenhum candidato a vereador.

Vereador entre 'a cruz e a espada'


O vereador Wilson da Silva, de Taiobeiras, está entre ‘a cruz e a espada’. Ele foi eleito pelo PR em 2008 e passou todo o mandato defendendo o Governo de Denerval. Agora, quer a reeleição, mas o PR é da oposição. E aí?
Em entrevista à Folha Regional, Wilson garantiu que vai acompanhar a decisão do PR. “Vou seguir a linha do meu partido. Onde o PR for eu estarei junto”, declarou o vereador.
Quanto à participação na bancada do prefeito Denerval durante todo o mandato, Wilson explicou que isso não faz parte do processo político e sim da Administração da cidade. “Meu papel foi colaborar com os trabalhos feitos em prol da cidade, já o processo político é outro pensamento. Eu sou do PR e vou seguir o meu partido”, disse Wilson.
Ao ser questionado sobre o relacionamento com o prefeito Denerval durante a campanha, o vereador se esquivou. “Não vou comentar sobre esse assunto. Administração da cidade é uma coisa, período eleitoral é outra coisa”, finalizou.

Alunos e professores do IFNMG vão protestar amanhã em Salinas


Amanhã, dia 21, alunos e professores do IFNMG/ Campus Salinas, vão promover uma passeata em protesto contra a violência e as condições de acesso à Escola Técnica. A iniciativa surgiu depois da tentativa de estupro contra uma aluna, que ficou gravemente ferida no dia 18.

Além de ônibus para fazer o trajeto cidade-escola-cidade, a comunidade escolar cobra policiamento, iluminação e ciclovia no trecho. A passeata iniciará às 07 horas, saindo do Instituto Federal, passando pela Avenida Florípes Crispim, Praça do Mercado Municipal e se concentrando em frente à Prefeitura Municipal. 

O protesto é válido e deve contar com o apoio de todos, independentemente de coloração partidária, pois, realmente, alunos e professores do IFNMG ficam expostos no trecho, que não tem as mínimas condições de tráfego seguro, haja vista que o trânsito é pesado e a pista não possui, sequer, acostamento.

Denerval retoma o PMDB


O prefeito Denerval acaba de dar o troco em Carlito e retoma o PMDB!!!
Foi publicada uma nova Comissão Provisória, tendo como presidente Jânio Ferreira de Miranda. No último dia 15, Carlito tinha conseguido trocar a Comissão, quando colocou seu pai Alberto Pereira como presidente. E agora, Denerval mexe os pauzinhos e toma o partido novamente. Antes a presidência era de Jânio Freitas, que perde a presidência, mas continua na Comissão.

terça-feira, 19 de junho de 2012

'João Pela' é candidato


O popular empresário João Pela, do Partido Progressista (PP), vai mesmo ser candidato a vereador em Salinas. João sempre foi alinhado politicamente com a oposição, mas depois que o PP passou a ficar sob o domínio do prefeito Zé Prates, existiam dúvidas quanto à sua candidatura. Com os “ponteiros” acertados, João Pela garantiu seu nome nas urnas. O PP estará coligado com o PTB.

Incêndio durante inauguração


Ontem, dia 18, durante mais uma inauguração do prédio da Câmara Municipal de São João do Paraíso, os convidados levaram um susto durante a queima de fogos, pois as faíscas acabaram gerando um grande incêndio na Garagem da Prefeitura, que fica no fundo da Câmara. Árvores e sucatas de veículos ficaram em chamas. As chamas foram contidas com a chegada de um caminhão pipa.

Estudante é violentada em Salinas


Depois de carona para a escola, jovem sofre tentativa de estupro e é esfaqueada
Acusado é o borracheiro Giovani

Ontem, dia 18, por volta das 20 horas, uma estudante de Engenharia Florestal do IFNMG, de 19 anos, foi violentada após pegar carona na Rua Oscar Gandra, saída de Salinas para a Escola Técnica. Conforme a Polícia Militar, o borracheiro Giovani Batista Teixeira, 24 anos, não parou na entrada da Escola e levou a estudante para a BR-251, sentido Curral de Dentro, distante 35 quilômetros de Salinas.
Quando chegaram a um local isolado, numa floresta de eucalipto, Giovani saiu da estrada e tentou estuprar a estudante, que reagiu freneticamente. Com isso, o borracheiro desferiu-lhe vários golpes de faca, ferindo suas mãos, costas e pescoço, onde foi preciso 120 pontos. Após os ferimentos, a estudante fingiu estar morta e Giovani desistiu do estupro, abandonando-a no local.
Momento depois, completamente ensanguentada, ela foi até a Rodovia e conseguiu pegar carona até o Posto Jenipapo, sendo posteriormente encaminhada para o Hospital de Salinas, onde está internada com graves ferimentos.
No hospital, a Polícia Militar foi acionada. Depois de levantar as informações e características, o borracheiro foi identificado e preso, inclusive com o reconhecimento da vítima.
Conforme o delegado Carlos Benedetti, o borracheiro, em depoimento, nega o crime, mas o reconhecimento fotográfico foi confirmado. Também foi recolhidas amostras de sangue no veículo de Giovani, uma Saveiro branca. No local do crime foi encontrada a calcinha da estudante.
Segundo Dr. Carlos, o borracheiro será indiciado por tentativa de estupro seguido de lesão grave, além de roubo, pois levou o celular da vítima.

Adolescente é executado em Taiobeiras

Ontem, dia 18, às 22 horas, aconteceu mais uma execução em Taiobeiras. O menor I.B.S, de 15 anos, foi alvejado com um tiro na cabeça. Ele estava na Rua Barcelona, esquina com a Unaí. O adolescente chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Conforme testemunhas, dois homens chegaram numa moto e o garupa efetuou o disparo. Segundo a PM, um dos autores já foi identificado e a vítima era autor de furtos e usuário de drogas.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Zé Prates faz convenção amanhã

Amanhã o grupo político do prefeito Zé Prates vai realizar convenção conjunta para oficializar as candidaturas da educadora Maria Seleide e do empresário Eli Souza. Está sendo anunciada uma composição com 8 partidos: PSB, PMDB, PSDB, DEM, PPS, PP, PV e PTB, chamada pelos correligionários de mega aliança zépratista. Tem ainda duas pendências: o PR, do vice-prefeito Xuca, que está fora do processo eleitoral deste ano, mas abriga o vereador Cabo Silvano, da oposição. Outra indefinição é o DEM, do ex-prefeito Toni do Acar, que chegou a ser pré-candidato.

Berizal poderá ter 3 candidatos


A disputa eleitoral em Berizal caminha para a definição. João Carlos (PTB) é o candidato oficial da situação, com apoio do prefeito Zé Mota. Pelo lado da oposição, é certa a candidatura de Josimar Miranda, o popular Josy (Pc do B), que não abre mão do seu projeto por nada. E amanhã, haverá uma reunião com o vice-prefeito Lió, onde poderá surgir um 3º candidato, provavelmente o vereador Totoni.
Caso a disputa seja com 3 candidatos, a Situação soltará foguete, pois eles consideram que o cenário ficará muito mais favorável.

Miss Taiobeiras fica em 2º

A bela Gisihelle Rogana, da cidade de Campo Belo, foi eleita, no dia 17, a “Miss Minas Gerais Global Teen 2012”. O concurso foi disputado em Ipatinga e envolveu candidatas de 14 a 17 anos de 36 cidades mineiras. A taiobeirense Nathália Martins ficou em 2º lugar. Agora, Gisihelle vai representar Minas no “Miss Brasil Global Teen”, em Salvador (BA), no final do ano.

FPM será desbloqueado

Com o desbloqueio do FPM, prefeito Capuchinho pretende colocar um fim no caos instalado na cidade
Hoje, o prefeito de São João do Paraíso, Manoel Capuchinho, vive a expectativa de desbloquear o FPM da Prefeitura, que está retido e acumulado há 95 dias. Já foi feito o acordo com a Justiça Federal e a Receita deve ser notificada a qualquer momento.