Não tem jeito: mineroduto será construído na região

Em audiência pública, deputados e empresários discutiram os impactos da exploração do minério

BELO HORIZONTE – A construção de um mineroduto ligando a região Alto Rio Pardo até o Sul da Bahia é apontado como solução logística para viabilizar a exploração de minério de ferro encontrado na região. O projeto foi defendido por participantes da audiência pública realizada, no dia 05 de dezembro, pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A audiência foi requerida pelo deputado Carlos Pimenta (PDT).
O parlamentar abriu a reunião com considerações a respeito de empreendimento da Sul Americana de Metais S/A, que pretende instalar na cidade de Rio Pardo de Minas e adjacências unidade de exploração de minério de ferro. O deputado afirmou que o projeto da empresa prevê a construção de um mineroduto, que demandará o consumo de grande volume de água em uma região que é castigada pela seca. “Estamos aqui justamente buscando esclarecimentos, precisamos saber quais são os impactos ambientais e por que a SAM optou pelo mineroduto e não pelo ferroduto, que, em tese, causaria menos danos”, enfatizou o deputado.
O secretário de Estado de Desenvolvimento da Região, Gil Pereira, afirmou que o projeto da mineradora havia sido questionado inclusive pelo governador Antonio Anastasia devido aos problemas de estiagem. O gestor explicou que o minério a ser extraído é de baixo teor e que, por isso, o seu processo de beneficiamento para retirar impurezas é oneroso: “O empreendimento só seria viável se a empresa optasse por uma logística compensatória, neste caso, o mineroduto”.
Segundo Gil Pereira, para compatibilizar o interesse público com as pretensões da SAM, o Governo do Estado e a empresa assinaram um protocolo de intenções, em que são oferecidas contrapartidas à região. Ele enfatizou que, para compensar a construção do mineroduto, serão construídas duas barragens, disponibilizando quantidade de água suficiente também para a população. Além dos barramentos, será instalado projeto de irrigação para beneficiar os pequenos agricultores.
As medidas compensatórias foram ainda detalhadas pelo Diretor de Relações Institucionais da SAM, Geraldo Magela Gomes. Ele disse que serão investidos R$ 52 milhões nas construções de barragens no Córrego do Vale e no Rio Vacaria, para abastecer a unidade mineradora, sendo que 40% do volume será destinado à população das cidades no entorno. A produção da Barragem Córrego do Vale será totalmente voltada às comunidades.
Outros quatro deputados da região participaram da reunião: Tadeu Martins (PMDB), Arlen Santiago (PTB), Paulo Guedes (PT) e Luiz Henrique (PSDB). O prefeito Antônio Pinheiro, de Rio Pardo de Minas, também participou da reunião. Todos se comprometeram a acompanhar sistematicamente o andamento do empreendimento para tentar assegurar que o desenvolvimento da região, de fato, se dê de forma sustentável.

SAM detalhou o projeto

O Diretor de Meio Ambiente e Geologia da SAM, Marco Túlio Naves de Carvalho, apresentou dados sobre o funcionamento da unidade e de estudos socioambientais. Ele afirmou que o empreendimento terá vida útil de 25 anos e que a estimativa é extrair 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Para atender a essa produção, o diretor explicou que serão consumidos anualmente 50 milhões de metros cúbicos de água, sendo que 12 milhões serão utilizados no mineroduto. “Estamos trabalhando segundo o tripé: sustentabilidade ambiental, econômica e social”. 
A subsecretária de Desenvolvimento Regional, Beatriz Morais Correia, anunciou que já foi licitado um plano de desenvolvimento regional que fará um diagnóstico técnico do cenário social e ambiental da região com a instalação da mineradora. Segundo ela, o estudo irá verificar em que medida o aporte de recursos minerários serão revertidos em benefício social.

Comentários

  1. As mineradoras farão um investimento altíssimo na extração do minério de ferro na região. Tal investimento se justifica pelos lucros certos que serão garantidos pela exploração da região.
    O que a nossa região ganhará com essa exploração???
    A construção de barragens significa somente a oferta da água que as empresas necessitam?
    Quais os benefícios de um mineroduto para a população???
    Tais questões tem que ser discutidas???


    ResponderExcluir
  2. o Folha regional esta de parabens, mas gostaria de ver mais noticias de nossa Regiao, principalmente nos que moramos fora do pais, eh otimo ver noticias recentes de nossa Taiobeiras, que nao seja impressa mas pelo menos no site do jornal, e o Diretor sempre imparcial em mostrar os problemas e cobrar solucoes para soluciona-los junto as nossas autoridades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário