Falta de água tira o sono do prefeito Denerval

Diante da humilhação dos caminhões pipa, prefeito critica a falta de investimentos da Copasa e o descaso com a Barragem de Berizal



Prefeito Denerval não alivia a Copasa
O prefeito Denerval Germano, em entrevista à nossa reportagem, garantiu que está cobrando providências da Copasa e que, inclusive, o presidente da empresa, Ricardo Simões, esteve em Taiobeiras e visitou a captação no rio Pardo. “Os órgãos do Estado são muito lentos. Temos ofícios desde 2007 pedindo investimentos e em março deste ano fizemos sinal de alerta, pois sabíamos que este ano seria igual 1998”, disse o prefeito.
Na entrevista, Denerval deu uma informação bombástica. “Se eu não tivesse brigado muito com eles pra tomar umas medidas emergências, aumentando as barragens existentes, teria faltado água desde o mês de maio”, disse o prefeito, citando as “obras” paliativas feitas nas barragens de Osmilton e na comunidade Areia. “Eu fiz o que eu pude e estou até agora brigando com eles”, completou.
O prefeito disse que as explicações têm que ser dadas pela Copasa, que tem a concessão, mas está ajudando no possível. “Estou sem dormir, estou brigando e fazendo o que posso. A Copasa é assim em qualquer lugar de Minas. Eles não investem o necessário”, criticou Denerval.
A logística para buscar água com caminhões pipa na barragem do produtor Carlos Humberto, em Rio Pardo de Minas, está pronta e, inclusive, será acompanhada pelo próprio Superintendente da Copasa, Daniel Antunes, a partir desta quinta, dia 25.
Segundo Denerval, a luta agora é para a Copasa fazer investimentos, para isso, é preciso colocar recursos no Orçamento de 2013. “Vou ficar aqui ajudando a resolver os problemas até chover, depois, vou à Belo Horizonte tentar buscar investimentos para o Orçamento do ano que vem”, informou.
Denerval também acredita que a solução definitiva para o problema é a Barragem de Berizal. “O problema é que a coisa é muito lenta e a Barragem de Berizal virou a prima pobre, feia e desdentada”, disse. “O governador sobrevoou a Barragem e toda reunião eu falo da obra, que está desgastada e sem crédito devido a gestão ruim do DNOCS de Montes Claros, que é uma casa de aranha, que só sabe colocar a culpa no Governo do Estado e nos órgãos ambientais”, alfinetou o prefeito, alegando que é preciso unir Imprensa e movimentos populares para alavancar a barragem. 
Quanto às críticas que vem sofrendo, especialmente nas redes sociais, Denerval disse que o prefeito sempre é o primeiro a ser culpado. “Deus perdoa sempre, a natureza não perdoa nunca. Isso é o reflexo do que nós fizemos com a natureza ao longo dos anos. Com essa situação agora, tem que ter um culpado, mas eu não estou nem um pouco preocupado com isso, pois sei da minha função e vou brigar até a última hora. Não vou fugir”, disse o prefeito, citando as consequências da falta de água. “Uma empresa nunca vai querer investir numa cidade que não tem água e temos que resolver esse problema”, completou.

Comentários