Copasa firma TAC e ribeirinhos deixam bombear água dos poços


Ajeito salva o abastecimento de Taiobeiras por alguns dias, caso contrário, amanhã a cidade estaria sem água
Promotora Ana Gabriela e o gerente da Copasa Deusdete Rocha durante reunião com líderes ribeirinhos

Em reunião na sede da Polícia Ambiental de Taiobeiras, o gerente da Copasa, Deusdete Rocha, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a promotora Ana Gabriela visando minimizar os efeitos da falta de abastecimento de água na cidade. O prefeito Denerval Germano e vários ribeirinhos estavam presentes.

Na ocasião foi firmado um acordo com os ribeirinhos, que permitirão bombear as águas dos poços do rio até a estação de tratamento da Copasa, fato que garantirá o abastecimento de água em Taiobeiras pelos próximos dias. Em contrapartida, a Copasa prometeu fornecer caminhão pipa para atender as famílias prejudicadas.

O bombeamento era para ser iniciado ontem à noite, mas os ribeirinhos se organizaram e impediram a ação dos funcionários da Copasa, que chegaram a discutir com os ribeirinhos. Com isso, a promotora foi acionada para mediar o imbróglio.

No TAC, o Ministério Público deu prazo de 15 dias para a Copasa retirar a argila colocada no leito do rio para represar água, pois, se chover poderá causar terrível dano ambiental. Também foi acordado que, a partir de então, qualquer intervenção no rio deverá ser comunicado previamente com o Ministério Público e com representantes dos ribeirinhos.

Se a Copasa não cumprir o TAC, vou acionar a Justiça e requerer a multa, que será diária. O TAC não é a solução ideal, mas é o que se poder fazer de imediato”, disse a promotora Ana Gabriela.

Comentários